Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2 participantes

    oleo do motor TDM 850 ano 2000

    glock1968
    glock1968


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 26/11/2013
    Idade : 55
    Localização : curitiba

    oleo do motor TDM 850 ano 2000 Empty oleo do motor TDM 850 ano 2000

    Mensagem  glock1968 Ter Nov 26, 2013 6:33 pm

    Boa tarde....
    Esta semana adquiri uma TDM 850 ano 2000/2000...moto bem conservada. Porém a primeira coisa a fazer na bichinha foi substituir óleo e filtro.
    No visor marcava acima do nível, ficava todo escuro, porém não mostrava o nivel. conforme manual o mesmo deve ficar entre as duas marcas.
    Drenei todo óleo e o medi, estava com mais de 5 lts. Troquei o mesmo 3,6 lts com a substiruição do filtro. está marcando como abaixo no nível o novo óleo.

    Alguém me ajude por favor!!!!

    Ps....drenei o óleo pelos bujões esquerdo e direito.
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    oleo do motor TDM 850 ano 2000 Empty OLEO DO MOTOR TDM 850 ANO 2000

    Mensagem  Sidarta Qua Nov 27, 2013 2:20 am

    Boa noite, glock1968.

    Primeiramente seja muito bem vindo!

    O nível de óleo na TDM850, é um pé no saco de todo proprietário no mundo inteiro.
    Com o passar do tempo, voce vai pegando a manha.
    O fato de voce ter retirado + de 5 lts de óleo tem duas hipóteses:
    1ª) o ex dono (ou mecânico) não sabia como olhar o nível e foi completando até dar no que deu; excesso.
    2ª) vazamento de combustível via carburadores (normalmente o esquerdo). Inunda a câmara de admissão e entra para dentro do motor misturando com o óleo, provocando o excesso. Quando voce retirou o óleo velho, voce não percebeu contaminação por gasosa? Ele não estava mais fluido e com cheiro de gasosa?
    Considerando a primeira hipótese, voce fez certo ou seja; são 3,6l de óleo em caso de troca do filtro.
    Porém vá pelo método direto (se voce já não fez). Deixe a moto ligada por 15 minutos, de preferência na posição totalmente vertical como se tivesse o descanso central. Desligue o motor, espere pelo menos de 1 a 3 minutos e veja se o nível se encontra entre as 2 linhas horizontais. Na minha moto se eu esperar mais tempo ela já terá mostrado o nível e o óleo começa a sumir outra vez. Abaixo da primeira linha significa completar e acima da segunda significa já excesso. Com o visor todo cheio ou escuro como voce relatou, significa muito óleo o que pode causar vazamento pelas juntas, retentores(pinhão, pedal de marcha) ou mesmo pelos retentores de válvulas. Com os 3,6l que voce já colocou, com certeza voce não terá um motor fundido, falta acertar o nível. Muitos acham os 15 minutos muito e preferem deixar menos tempo, contudo essa é uma discussão em vários sites. A conclusão que cheguei é que partindo do motor frio, e desligando antes dos 15 minutos, nos induz a leitura sem precisão devido a temperatura do óleo e fluidez não terem sido atingidas. Particularmente eu prefiro olhar o nível, quando retorno de algum rolé para a minha casa, ou mesmo durante as viagens em alguma parada para abastecimento. Ai sim voce tem a leitura mais precisa, pois certamente o óleo circulou em todas as partes e está na temperatura e fluidez ideal. Faça um teste com a sua moto e voce vai aprender o tempo ideal. Inicie do motor frio e o deixe ligado por 15 minutos.
    Desligue e a deixe totalmente na posição vertical. Marque no relógio quanto tempo o óleo levará para começar a se mostrar no visor até atingir a altura máxima, ou nível máximo(quanto tempo?). Voce vai observar que após atingir esse ponto máximo ele começa a descer(quanto tempo?) Não tem erro e voce passará a ser doutor em olhar o nível da sua TDM. Cada usuário tem o seu próprio método, porém eu nunca vi ninguém com o motor fundido.
    Sabe porque? Porque cada um já pegou a manha da sua moto e porque é um baita motor. Depois desse testamento cabe a voce por a mão na massa.
    Esperando os 15 minutos, ou voltando de um rolé na cidade e etc, meça o nível e se for o caso complete até o nível máximo 2ª linha(eu prefiro pois as TDM consomem um pouco de óleo).
    Na segunda hipótese e como no meu caso tendo a certeza que houve a contaminação do óleo por gasosa eu resolvi da seguinte maneira.
    Verificação da boma de combustível(elétrica), estava ok.
    Verifique o nível de combustível(altura de bóia levei para 9mm), troquei agulhas da bóia e sede(marca Keyster, comprada no Rei dos carburadores Paraná).
    Problema solucionado e é só alegria.

    Grande abraço!

      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 2:40 am