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Filtro de óleo
Braghini- Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/05/2008
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Localização : Caxias do Sul - RS
- Mensagem nº1
Filtro de óleo
Aqui em Caxias do Sul, o filtro de óleo original para a TDM 900 custa em torno de R$90,00. O da 850 está por R$35,00. É possível a substituição? As informações são um tanto contraditórias: na própria embalagem original do filtro da Virago 250, por exemplo, aparece a TDM900 na lista de modelos compatíveis. Aí, você fala com o pessoal da Yamaha e eles informam que a vazão é diferente e, por isso, não recomendam a troca!!!??? Algúem tem algum dado concreto a este respeito.
Admin- Admin
- Mensagens : 87
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 55
Localização : São Miguel do Oeste , SC, Brasil
- Mensagem nº2
Re: Filtro de óleo
Boa pergunta? Vou procurar me informar e, se eu souber de alguma coisa, eu posto aí. Abraço.
Fernando- Mensagens : 174
Data de inscrição : 22/02/2008
Idade : 66
Localização : Joinville SC
- Mensagem nº3
Re: Filtro de óleo
Até onde eu sei o filtro da TDM é o mesmo da XT 600/660. Custa 35,00.
Um abraço
Um abraço
GustavoCLAM (Em memória)- Mensagens : 77
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 50
Localização : Campo Largo/PR
- Mensagem nº4
Re: Filtro de óleo
As TDMs usam o mesmo filtro da Teneré, Drag Star, Viragos, etc, etc... a poucos dias troquei o óleo da motoca e coloquei um filtro Valflex, R$ 10,00, funciona do mesmo jeito que o original.
Da Fazer/Lander custa R$ 45,00 na concessionária, pois é um filtro que só serve nelas... é a escala de produção!!
Da Fazer/Lander custa R$ 45,00 na concessionária, pois é um filtro que só serve nelas... é a escala de produção!!
Nilo- Mensagens : 11
Data de inscrição : 03/07/2008
- Mensagem nº5
Re: Filtro de óleo
É o mesmo filtro de XT 600, 660, TDM 850 e TDM900... custa de R$ 10,00(paralelos) até R$ 35,00(original) que é o eu compro aqui em Uberaba...
ppviana- Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/07/2008
Idade : 54
Localização : Pato Branco-PR
- Mensagem nº6
Re: Filtro de óleo
Nilo escreveu:É o mesmo filtro de XT 600, 660, TDM 850 e TDM900... custa de R$ 10,00(paralelos) até R$ 35,00(original) que é o eu compro aqui em Uberaba...
Opa, achei esse fórum legal conheci-o apenas hoje.
E como já tive 2 TDM-850 e 1 TDM-900, vou dar um pitaco aqui nessa questao (velha, mas ainda em atividade )
Eu sempre usei, tem todas as TDM que tive, o filtro de óleo da XT-600 paralelo
O que eu fazia era trocar o filtro em TODA a troca de óleo, mesmo porque era barato.
Abracão
[]'s
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Eldinei Viana
ppviana@gmail.com
www.viajantesolitario.com.br
www.deKIAateofimdomundo.com
GustavoCLAM (Em memória)- Mensagens : 77
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 50
Localização : Campo Largo/PR
- Mensagem nº7
Re: Filtro de óleo
Eldinei!! Bem-vindo, eu já o conhecia pelo seu site, tenho muitas fotos da sua ex-TDM 900!!
Como está a FJR??
Como está a FJR??
ppviana- Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/07/2008
Idade : 54
Localização : Pato Branco-PR
- Mensagem nº8
Re: Filtro de óleo
GustavoCLAM escreveu:Eldinei!! Bem-vindo, eu já o conhecia pelo seu site, tenho muitas fotos da sua ex-TDM 900!!
Como está a FJR??
Gustavo,
Obrigado pelas boas vindas
A FJR está boa, muito boa... já rodei uns 15.000 Km com ela. Maravilhosa !!!
Mas devo confessar que o 'sonhado' seria ter uma TDM-900 do lado dela, na garagem :-)
A(s) TDM(s) foram motos que me marcaram e me deixaram saudades
Forte abraço !
[]'s
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Eldinei Viana
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Admin- Admin
- Mensagens : 87
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 55
Localização : São Miguel do Oeste , SC, Brasil
- Mensagem nº9
Re: Filtro de óleo
Nossa tah se juntando uma galera muito pro aqui. Valeu a todos por participarem e acreditarem na ideia. Benvindo ai Eldinei!
Abracao a todos
Abracao a todos
João- Mensagens : 15
Data de inscrição : 18/07/2008
Idade : 69
- Mensagem nº10
Filtro de Óleo
Acabei de fazer a revisão de minha TDM 900 dos 1000 Km e na própria concessionária colocaram o filtro de óleo da XT 600 a R$35,00, qto ao óleo recomendaram o motul 5100 para 5.000 Km.
Bustamante- Mensagens : 159
Data de inscrição : 30/07/2008
Idade : 58
Localização : São Paulo / SP
- Mensagem nº11
Filtro de óleo paralelo x Original
Srs,
Não me recordo se o filtro de óleo da XT600 possui uma "válvula interna", entretanto para filtros com válvula interna (Ex.XLX 350R) recomenda-se utilizar o original e para filtros sem válvula interna (Ex. CB450) pode-se utilizar tranquilamente o Valfex que vai bem.
Bustamante
Não me recordo se o filtro de óleo da XT600 possui uma "válvula interna", entretanto para filtros com válvula interna (Ex.XLX 350R) recomenda-se utilizar o original e para filtros sem válvula interna (Ex. CB450) pode-se utilizar tranquilamente o Valfex que vai bem.
Bustamante
Eduardo- Mensagens : 36
Data de inscrição : 11/08/2008
Idade : 56
Localização : Passo Fundo - RS
- Mensagem nº12
Re: Filtro de óleo
Olá pessoal!
No site www.hparts.com.br tem os filtros, da marca athena, para a TDM 850/900 e XT 600/660 com preços bem diferentes, falei com uma atentedente e ela foi muito prestativa e pedi para verificar quais as diferenças, ela constatou que o da TDM é 1,5 cm mais alto que o da XT e a "trama" do elemento do filtro possui furos menores, e agora!!! É certo usar o filtro da XT 600/660 nas TDMs?
No site www.hparts.com.br tem os filtros, da marca athena, para a TDM 850/900 e XT 600/660 com preços bem diferentes, falei com uma atentedente e ela foi muito prestativa e pedi para verificar quais as diferenças, ela constatou que o da TDM é 1,5 cm mais alto que o da XT e a "trama" do elemento do filtro possui furos menores, e agora!!! É certo usar o filtro da XT 600/660 nas TDMs?
Borgo- Mensagens : 40
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 51
Localização : Vila Velha-ES
- Mensagem nº13
Re: Filtro de óleo
Oi Pessoal,
Comparando o filtro da TDM 900 com o da XT 660 são iguais, a única diferença é que o original da TDM 900 é feito de nurill (plastico de engenharia) e o da XT 660 de aço.
Quanto a utilizar o paralelo, eu não recomendo, de jeito nenhum.
É preferível um filtro de óleo original usado ou lavado, do que um novo paralelo.
Filtro é coisa séria. Uma economia irrisória fronte a um motor precocemente desgastado ou destruido, pode trazer muito arrependimento.
O filtro paralelo não tem o mesmo controle de qualidade e garantia de eficiencia do elemento, pois pode deixar passar impurezas, filtrar demais impedindo a circulação, ou até mesmo fazer parte da sujeira, quando o mesmo se desintegra.
O melhor mesmo é usar o filtro original.
Abraço a todos,
Comparando o filtro da TDM 900 com o da XT 660 são iguais, a única diferença é que o original da TDM 900 é feito de nurill (plastico de engenharia) e o da XT 660 de aço.
Quanto a utilizar o paralelo, eu não recomendo, de jeito nenhum.
É preferível um filtro de óleo original usado ou lavado, do que um novo paralelo.
Filtro é coisa séria. Uma economia irrisória fronte a um motor precocemente desgastado ou destruido, pode trazer muito arrependimento.
O filtro paralelo não tem o mesmo controle de qualidade e garantia de eficiencia do elemento, pois pode deixar passar impurezas, filtrar demais impedindo a circulação, ou até mesmo fazer parte da sujeira, quando o mesmo se desintegra.
O melhor mesmo é usar o filtro original.
Abraço a todos,
Jayme- Mensagens : 13
Data de inscrição : 01/04/2008
- Mensagem nº14
Filtro de oleo TDM850
Se vcs pegarem a caixa do filtro de óleo ORIGINAL da Yamaha pra TDM850, verão que é também indicado para XT600 e algumas outras motos das quais não me lembro de cabeça. Logo, não procede a informação de que sejam diferentes.... Quanto aos filtros vendidos no paralelo, não saberia informar...
Abraços
Jayme
Abraços
Jayme
Samurai- Mensagens : 43
Data de inscrição : 12/07/2008
- Mensagem nº15
Re: Filtro de óleo
Sempre troco pelo filtro da XT600 original. Também acho que não compensa economizar nisto.
CARLOS-BSB- Mensagens : 94
Data de inscrição : 01/01/2010
Idade : 51
Localização : Brasília-DF
- Mensagem nº16
Re: Filtro de óleo
Borgo escreveu:Oi Pessoal,
Comparando o filtro da TDM 900 com o da XT 660 são iguais, a única diferença é que o original da TDM 900 é feito de nurill (plastico de engenharia) e o da XT 660 de aço.
Quanto a utilizar o paralelo, eu não recomendo, de jeito nenhum.
É preferível um filtro de óleo original usado ou lavado, do que um novo paralelo.
Filtro é coisa séria. Uma economia irrisória fronte a um motor precocemente desgastado ou destruido, pode trazer muito arrependimento.
O filtro paralelo não tem o mesmo controle de qualidade e garantia de eficiencia do elemento, pois pode deixar passar impurezas, filtrar demais impedindo a circulação, ou até mesmo fazer parte da sujeira, quando o mesmo se desintegra.
O melhor mesmo é usar o filtro original.
Abraço a todos,
Minha moto vai completar 5.000km ainda e fiquei na dúvida quanto a revisão. Até abrí este tópico aquí: https://tdm900brasil.forumeiros.com/tdm-900-f4/motor-manutencao-revisoes-t144.htm
Segundo o Manual do Proprietário, o óleo do motor das TDM deve ser trocado a cada 5.000km e o filtro a cada 20.000km.
Hoje fui numa concessionária Y daquí e pedí pra olhar os dois filtros. São iguais. A diferença está no preço. O da XT660 custa R$ 42,00 e o da TDM custa R$ 85,00. DETALHE, no manual da TDM diz que deve ser trocado a cada 20.000km Talvez seja por isso que custe mais do que o dobro do da XT.
PORÉM, diante disso, melhor trocar o filtro das TDM's pelo das XT's a cada troca de óleo.
Paralelo não mesmo.
PAULO MATTIOLI- Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 60
Localização : BELO HORIZONTE/MG
- Mensagem nº17
FILTRO DE ÓLEO
Tenho uma TDM 850 2000 e no início comprava o filtro original da TDM 850 por volta de R$90,00. Hoje em dia troco o óleo a cada 2.500 km (Yamalube) e o filtro de óleo com 5.000 km, ou seja, uma troca com filtro e outra sem filtro.
Tenho usado o filtro da XT 660 original e aqui em BH fica em torno de R$39,00.
Abraços
Tenho usado o filtro da XT 660 original e aqui em BH fica em torno de R$39,00.
Abraços
Japoneis- Mensagens : 272
Data de inscrição : 15/10/2009
Localização : Barra Bonita - SP
- Mensagem nº18
Re: Filtro de óleo
Podem usar o valflex da xt 600 sem medo, eu usava na 850 e troquei hj o da 900. um colega meu usa tbm e nao tem problema.
Detalhe sempre troco o filtro em toda troca de oleo.
Detalhe sempre troco o filtro em toda troca de oleo.
Bustamante- Mensagens : 159
Data de inscrição : 30/07/2008
Idade : 58
Localização : São Paulo / SP
- Mensagem nº19
Filtros para TDM
Riders,
O filtro de óleo das TDMs possui uma válvula de alívio para abrir em caso de restrição e excesso de pressão. Utilizei uma vez o Valflex e observei que nitidamente a mola da válvula de alívio possui uma carga maior do que a do filtro original Yamaha. Isto quer dizer que a válvula do Valflex precisa de um esforço maior para abrir e em casos extremos poderá haver falta de lubrificação no motor ou vazamentos no sistema por excesso de pressão em algumas partes do sistema. Contatei a Valflex e informei sobre este ocorrido, mas esta não parece ser uma empresa que preza pelo pós venda e não me deu retorno. Eu até poderia, mas pela falta de interesse da Valflex eu não me dei o trabalho de pesquisar com equipamento de laboratório qual é a carga desta mola do filtro Valflex e compará-la com a do filtro original. Também desconfio que a restrição de passagem do papel utilizado no filtro de óleo Valflex seja diferente ao do papel utilizado no filtro original, mas também por falta de comprometimento da Valflex não medi com os dois filtros que eu tinha com o microscópio. Visualmente o filtro de óleo da XT660 parece ser igual ao da TDM900, mas não sei quando a pressão de trabalho da válvula de alívio do filtro. Não arrisco utilizar o da XT660 (que é metade do preço da TDM aqui no Brasil) e para economizar compro o original Yamaha com a Maria da Grécia.
Bustamante.
O filtro de óleo das TDMs possui uma válvula de alívio para abrir em caso de restrição e excesso de pressão. Utilizei uma vez o Valflex e observei que nitidamente a mola da válvula de alívio possui uma carga maior do que a do filtro original Yamaha. Isto quer dizer que a válvula do Valflex precisa de um esforço maior para abrir e em casos extremos poderá haver falta de lubrificação no motor ou vazamentos no sistema por excesso de pressão em algumas partes do sistema. Contatei a Valflex e informei sobre este ocorrido, mas esta não parece ser uma empresa que preza pelo pós venda e não me deu retorno. Eu até poderia, mas pela falta de interesse da Valflex eu não me dei o trabalho de pesquisar com equipamento de laboratório qual é a carga desta mola do filtro Valflex e compará-la com a do filtro original. Também desconfio que a restrição de passagem do papel utilizado no filtro de óleo Valflex seja diferente ao do papel utilizado no filtro original, mas também por falta de comprometimento da Valflex não medi com os dois filtros que eu tinha com o microscópio. Visualmente o filtro de óleo da XT660 parece ser igual ao da TDM900, mas não sei quando a pressão de trabalho da válvula de alívio do filtro. Não arrisco utilizar o da XT660 (que é metade do preço da TDM aqui no Brasil) e para economizar compro o original Yamaha com a Maria da Grécia.
Bustamante.
fhb70- Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/11/2011
Idade : 53
Localização : Campinas - SP
- Mensagem nº20
Re: Filtro de óleo
Olá pessoal, vamos lá:
O filtro original da XT 660 é o mesmo da TDM 900, está escrito na embalagem. O problema da diferença de preço não é devido as diferenças entre filtros e sim a ganância e o desrespeito ao consumidor aqui no Brasil !!!!!!!!
Eu compro direto com a Maria da Grécia, com frete e tudo ainda fica bem mais barato.
DÚVIDA: QUANDO EU TROCO O ÓLEO, SEMPRE PERCEBO QUE NÃO SAI TODO OS 4 LITROS E TAMBÉM NÃO CONSIGO REPOR. Como faço para esgotar tudo ???? Será que terei de desmontar o reservatório que fica abaixo do tanque/banco ???
Obrigado e abraço à todos.
O filtro original da XT 660 é o mesmo da TDM 900, está escrito na embalagem. O problema da diferença de preço não é devido as diferenças entre filtros e sim a ganância e o desrespeito ao consumidor aqui no Brasil !!!!!!!!
Eu compro direto com a Maria da Grécia, com frete e tudo ainda fica bem mais barato.
DÚVIDA: QUANDO EU TROCO O ÓLEO, SEMPRE PERCEBO QUE NÃO SAI TODO OS 4 LITROS E TAMBÉM NÃO CONSIGO REPOR. Como faço para esgotar tudo ???? Será que terei de desmontar o reservatório que fica abaixo do tanque/banco ???
Obrigado e abraço à todos.
Japoneis- Mensagens : 272
Data de inscrição : 15/10/2009
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- Mensagem nº21
Re: Filtro de óleo
Fabio a TDM tem dois drenos de óleo, um do tanque e outro do motor.
O do tanque fica junto ao filtro de óleo, o do motor é do outro lado à frente da sonda lambda.
No manual deve ter o procedimento.
O do tanque fica junto ao filtro de óleo, o do motor é do outro lado à frente da sonda lambda.
No manual deve ter o procedimento.
fhb70- Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/11/2011
Idade : 53
Localização : Campinas - SP
- Mensagem nº22
Re: Filtro de óleo
Então Japoneis, sempre que troco o óleo eu troco o filtro e abro o do motor também !!!!!!!
Já aconteceu isso com alguém, de não conseguir esgotar todo o óleo ????
Abraço
Já aconteceu isso com alguém, de não conseguir esgotar todo o óleo ????
Abraço
Japoneis- Mensagens : 272
Data de inscrição : 15/10/2009
Localização : Barra Bonita - SP
- Mensagem nº23
Re: Filtro de óleo
Fabio, tudo joia?
A diferenca é de qtos litros aproximadamente?
Se for pouco, sem problemas.
Se vc anda forte é normal abaixar um pouco o nivel de óleo. Não lembro os valores corretos, mas em torno de 0,5 L por 1000 km.
A diferenca é de qtos litros aproximadamente?
Se for pouco, sem problemas.
Se vc anda forte é normal abaixar um pouco o nivel de óleo. Não lembro os valores corretos, mas em torno de 0,5 L por 1000 km.
fhb70- Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/11/2011
Idade : 53
Localização : Campinas - SP
- Mensagem nº24
Re: Filtro de óleo
Ando um pouco forte, uns 70% do uso, mas não abaixa óleo, digo isso, porque não consigo repor os 3,5 a 4,0 litros !!!!!!
Nunca medi o quanto sai, mas quando reponho, cabe apenas uns 2,5 a 3,0 litros.
Obrigado e abraço
Nunca medi o quanto sai, mas quando reponho, cabe apenas uns 2,5 a 3,0 litros.
Obrigado e abraço
Japoneis- Mensagens : 272
Data de inscrição : 15/10/2009
Localização : Barra Bonita - SP
- Mensagem nº25
Re: Filtro de óleo
Fabio,
lembrei outro detalhe, a ultima vez que fiz a troca, foram colocados 3,3-3,5 litros, depois funcionei o motor dei um tempinho e o mecanico colocou o resto de óleo que faltava.
Como ela tem carter seco, o óleo que vc põe fica no reservatorio e um pouco desce pro motor, porém tem partes que o óleo só chega com o funcionamneto do motor. Experimente fazer assim na proxima troca.
Abraço!
lembrei outro detalhe, a ultima vez que fiz a troca, foram colocados 3,3-3,5 litros, depois funcionei o motor dei um tempinho e o mecanico colocou o resto de óleo que faltava.
Como ela tem carter seco, o óleo que vc põe fica no reservatorio e um pouco desce pro motor, porém tem partes que o óleo só chega com o funcionamneto do motor. Experimente fazer assim na proxima troca.
Abraço!
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