Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+12
Samurai
Jayme
Borgo
Eduardo
Bustamante
João
ppviana
Nilo
GustavoCLAM (Em memória)
Fernando
Admin
Braghini
16 participantes

    Filtro de óleo

    avatar
    Braghini


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 24/05/2008
    Idade : 60
    Localização : Caxias do Sul - RS

    Filtro de óleo Empty Filtro de óleo

    Mensagem  Braghini Dom maio 25, 2008 3:39 pm

    Aqui em Caxias do Sul, o filtro de óleo original para a TDM 900 custa em torno de R$90,00. O da 850 está por R$35,00. É possível a substituição? As informações são um tanto contraditórias: na própria embalagem original do filtro da Virago 250, por exemplo, aparece a TDM900 na lista de modelos compatíveis. Aí, você fala com o pessoal da Yamaha e eles informam que a vazão é diferente e, por isso, não recomendam a troca!!!??? Algúem tem algum dado concreto a este respeito.
    Admin
    Admin
    Admin


    Mensagens : 87
    Data de inscrição : 21/02/2008
    Idade : 55
    Localização : São Miguel do Oeste , SC, Brasil

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  Admin Seg maio 26, 2008 7:20 am

    Boa pergunta? Vou procurar me informar e, se eu souber de alguma coisa, eu posto aí. Abraço.
    Fernando
    Fernando


    Mensagens : 174
    Data de inscrição : 22/02/2008
    Idade : 66
    Localização : Joinville SC

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  Fernando Sex Jun 13, 2008 11:43 pm

    Até onde eu sei o filtro da TDM é o mesmo da XT 600/660. Custa 35,00.

    Um abraço
    GustavoCLAM (Em memória)
    GustavoCLAM (Em memória)


    Mensagens : 77
    Data de inscrição : 21/02/2008
    Idade : 50
    Localização : Campo Largo/PR

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  GustavoCLAM (Em memória) Ter Jun 24, 2008 9:00 pm

    As TDMs usam o mesmo filtro da Teneré, Drag Star, Viragos, etc, etc... a poucos dias troquei o óleo da motoca e coloquei um filtro Valflex, R$ 10,00, funciona do mesmo jeito que o original.

    Da Fazer/Lander custa R$ 45,00 na concessionária, pois é um filtro que só serve nelas... é a escala de produção!!
    Nilo
    Nilo


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 03/07/2008

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  Nilo Qui Jul 03, 2008 9:07 pm

    É o mesmo filtro de XT 600, 660, TDM 850 e TDM900... custa de R$ 10,00(paralelos) até R$ 35,00(original) que é o eu compro aqui em Uberaba...
    avatar
    ppviana


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 07/07/2008
    Idade : 54
    Localização : Pato Branco-PR

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  ppviana Seg Jul 07, 2008 4:47 pm

    Nilo escreveu:É o mesmo filtro de XT 600, 660, TDM 850 e TDM900... custa de R$ 10,00(paralelos) até R$ 35,00(original) que é o eu compro aqui em Uberaba...

    Opa, achei esse fórum legal Very Happy conheci-o apenas hoje.

    E como já tive 2 TDM-850 e 1 TDM-900, vou dar um pitaco aqui nessa questao (velha, mas ainda em atividade Smile )

    Eu sempre usei, tem todas as TDM que tive, o filtro de óleo da XT-600 paralelo

    O que eu fazia era trocar o filtro em TODA a troca de óleo, mesmo porque era barato.

    Abracão

    []'s
    ================================================
    Eldinei Viana
    ppviana@gmail.com
    www.viajantesolitario.com.br
    www.deKIAateofimdomundo.com
    GustavoCLAM (Em memória)
    GustavoCLAM (Em memória)


    Mensagens : 77
    Data de inscrição : 21/02/2008
    Idade : 50
    Localização : Campo Largo/PR

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  GustavoCLAM (Em memória) Ter Jul 08, 2008 1:15 am

    Eldinei!! Bem-vindo, eu já o conhecia pelo seu site, tenho muitas fotos da sua ex-TDM 900!!

    Como está a FJR??
    avatar
    ppviana


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 07/07/2008
    Idade : 54
    Localização : Pato Branco-PR

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  ppviana Ter Jul 08, 2008 8:52 am

    GustavoCLAM escreveu:Eldinei!! Bem-vindo, eu já o conhecia pelo seu site, tenho muitas fotos da sua ex-TDM 900!!

    Como está a FJR??

    Gustavo,

    Obrigado pelas boas vindas Smile

    A FJR está boa, muito boa... já rodei uns 15.000 Km com ela. Maravilhosa !!!

    Mas devo confessar que o 'sonhado' seria ter uma TDM-900 do lado dela, na garagem :-)

    A(s) TDM(s) foram motos que me marcaram e me deixaram saudades Very Happy

    Forte abraço !

    []'s
    ================================================
    Eldinei Viana
    ppviana@gmail.com
    www.viajantesolitario.com.br
    www.deKIAateofimdomundo.com
    Admin
    Admin
    Admin


    Mensagens : 87
    Data de inscrição : 21/02/2008
    Idade : 55
    Localização : São Miguel do Oeste , SC, Brasil

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  Admin Seg Ago 04, 2008 1:06 am

    Nossa tah se juntando uma galera muito pro aqui. Valeu a todos por participarem e acreditarem na ideia. Benvindo ai Eldinei!
    Abracao a todos
    avatar
    João


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 18/07/2008
    Idade : 69

    Filtro de óleo Empty Filtro de Óleo

    Mensagem  João Ter Ago 12, 2008 12:02 pm

    Acabei de fazer a revisão de minha TDM 900 dos 1000 Km e na própria concessionária colocaram o filtro de óleo da XT 600 a R$35,00, qto ao óleo recomendaram o motul 5100 para 5.000 Km.
    avatar
    Bustamante


    Mensagens : 159
    Data de inscrição : 30/07/2008
    Idade : 58
    Localização : São Paulo / SP

    Filtro de óleo Empty Filtro de óleo paralelo x Original

    Mensagem  Bustamante Qua Ago 13, 2008 1:56 am

    Srs,

    Não me recordo se o filtro de óleo da XT600 possui uma "válvula interna", entretanto para filtros com válvula interna (Ex.XLX 350R) recomenda-se utilizar o original e para filtros sem válvula interna (Ex. CB450) pode-se utilizar tranquilamente o Valfex que vai bem.



    Bustamante
    Eduardo
    Eduardo


    Mensagens : 36
    Data de inscrição : 11/08/2008
    Idade : 56
    Localização : Passo Fundo - RS

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  Eduardo Qua Abr 15, 2009 9:03 pm

    Olá pessoal!

    No site www.hparts.com.br tem os filtros, da marca athena, para a TDM 850/900 e XT 600/660 com preços bem diferentes, falei com uma atentedente e ela foi muito prestativa e pedi para verificar quais as diferenças, ela constatou que o da TDM é 1,5 cm mais alto que o da XT e a "trama" do elemento do filtro possui furos menores, e agora!!! É certo usar o filtro da XT 600/660 nas TDMs?
    Borgo
    Borgo


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 19/11/2008
    Idade : 51
    Localização : Vila Velha-ES

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  Borgo Qui Abr 16, 2009 12:31 am

    Oi Pessoal,

    Comparando o filtro da TDM 900 com o da XT 660 são iguais, a única diferença é que o original da TDM 900 é feito de nurill (plastico de engenharia) e o da XT 660 de aço.

    Quanto a utilizar o paralelo, eu não recomendo, de jeito nenhum.
    É preferível um filtro de óleo original usado ou lavado, do que um novo paralelo.

    Filtro é coisa séria. Uma economia irrisória fronte a um motor precocemente desgastado ou destruido, pode trazer muito arrependimento.

    O filtro paralelo não tem o mesmo controle de qualidade e garantia de eficiencia do elemento, pois pode deixar passar impurezas, filtrar demais impedindo a circulação, ou até mesmo fazer parte da sujeira, quando o mesmo se desintegra.

    O melhor mesmo é usar o filtro original.

    Abraço a todos,
    Jayme
    Jayme


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 01/04/2008

    Filtro de óleo Empty Filtro de oleo TDM850

    Mensagem  Jayme Qua maio 06, 2009 8:14 pm

    Se vcs pegarem a caixa do filtro de óleo ORIGINAL da Yamaha pra TDM850, verão que é também indicado para XT600 e algumas outras motos das quais não me lembro de cabeça. Logo, não procede a informação de que sejam diferentes.... Quanto aos filtros vendidos no paralelo, não saberia informar...
    Abraços
    Jayme
    avatar
    Samurai


    Mensagens : 43
    Data de inscrição : 12/07/2008

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  Samurai Sáb maio 09, 2009 5:02 pm

    Sempre troco pelo filtro da XT600 original. Também acho que não compensa economizar nisto.
    CARLOS-BSB
    CARLOS-BSB


    Mensagens : 94
    Data de inscrição : 01/01/2010
    Idade : 51
    Localização : Brasília-DF

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  CARLOS-BSB Qua Fev 03, 2010 12:51 am

    Borgo escreveu:Oi Pessoal,

    Comparando o filtro da TDM 900 com o da XT 660 são iguais, a única diferença é que o original da TDM 900 é feito de nurill (plastico de engenharia) e o da XT 660 de aço.
    Quanto a utilizar o paralelo, eu não recomendo, de jeito nenhum.
    É preferível um filtro de óleo original usado ou lavado, do que um novo paralelo.

    Filtro é coisa séria. Uma economia irrisória fronte a um motor precocemente desgastado ou destruido, pode trazer muito arrependimento.

    O filtro paralelo não tem o mesmo controle de qualidade e garantia de eficiencia do elemento, pois pode deixar passar impurezas, filtrar demais impedindo a circulação, ou até mesmo fazer parte da sujeira, quando o mesmo se desintegra.

    O melhor mesmo é usar o filtro original.

    Abraço a todos,

    Minha moto vai completar 5.000km ainda e fiquei na dúvida quanto a revisão. Até abrí este tópico aquí: https://tdm900brasil.forumeiros.com/tdm-900-f4/motor-manutencao-revisoes-t144.htm

    Segundo o Manual do Proprietário, o óleo do motor das TDM deve ser trocado a cada 5.000km e o filtro a cada 20.000km.
    Hoje fui numa concessionária Y daquí e pedí pra olhar os dois filtros. São iguais. A diferença está no preço. O da XT660 custa R$ 42,00 e o da TDM custa R$ 85,00. DETALHE, no manual da TDM diz que deve ser trocado a cada 20.000km Neutral Talvez seja por isso que custe mais do que o dobro do da XT.
    PORÉM, diante disso, melhor trocar o filtro das TDM's pelo das XT's a cada troca de óleo.
    Paralelo não mesmo.
    PAULO MATTIOLI
    PAULO MATTIOLI


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 30/12/2011
    Idade : 60
    Localização : BELO HORIZONTE/MG

    Filtro de óleo Empty FILTRO DE ÓLEO

    Mensagem  PAULO MATTIOLI Sex Dez 30, 2011 11:59 am

    Tenho uma TDM 850 2000 e no início comprava o filtro original da TDM 850 por volta de R$90,00. Hoje em dia troco o óleo a cada 2.500 km (Yamalube) e o filtro de óleo com 5.000 km, ou seja, uma troca com filtro e outra sem filtro.
    Tenho usado o filtro da XT 660 original e aqui em BH fica em torno de R$39,00.
    Abraços

    Japoneis
    Japoneis


    Mensagens : 272
    Data de inscrição : 15/10/2009
    Localização : Barra Bonita - SP

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  Japoneis Ter Jan 31, 2012 1:20 am

    Podem usar o valflex da xt 600 sem medo, eu usava na 850 e troquei hj o da 900. um colega meu usa tbm e nao tem problema.
    Detalhe sempre troco o filtro em toda troca de oleo.
    avatar
    Bustamante


    Mensagens : 159
    Data de inscrição : 30/07/2008
    Idade : 58
    Localização : São Paulo / SP

    Filtro de óleo Empty Filtros para TDM

    Mensagem  Bustamante Dom maio 05, 2013 11:03 pm

    Riders,

    O filtro de óleo das TDMs possui uma válvula de alívio para abrir em caso de restrição e excesso de pressão. Utilizei uma vez o Valflex e observei que nitidamente a mola da válvula de alívio possui uma carga maior do que a do filtro original Yamaha. Isto quer dizer que a válvula do Valflex precisa de um esforço maior para abrir e em casos extremos poderá haver falta de lubrificação no motor ou vazamentos no sistema por excesso de pressão em algumas partes do sistema. Contatei a Valflex e informei sobre este ocorrido, mas esta não parece ser uma empresa que preza pelo pós venda e não me deu retorno. Eu até poderia, mas pela falta de interesse da Valflex eu não me dei o trabalho de pesquisar com equipamento de laboratório qual é a carga desta mola do filtro Valflex e compará-la com a do filtro original. Também desconfio que a restrição de passagem do papel utilizado no filtro de óleo Valflex seja diferente ao do papel utilizado no filtro original, mas também por falta de comprometimento da Valflex não medi com os dois filtros que eu tinha com o microscópio. Visualmente o filtro de óleo da XT660 parece ser igual ao da TDM900, mas não sei quando a pressão de trabalho da válvula de alívio do filtro. Não arrisco utilizar o da XT660 (que é metade do preço da TDM aqui no Brasil) e para economizar compro o original Yamaha com a Maria da Grécia.


    Bustamante.
    fhb70
    fhb70


    Mensagens : 44
    Data de inscrição : 21/11/2011
    Idade : 53
    Localização : Campinas - SP

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  fhb70 Sáb Jun 29, 2013 9:47 am

    Olá pessoal, vamos lá:

    O filtro original da XT 660 é o mesmo da TDM 900, está escrito na embalagem. O problema da diferença de preço não é devido as diferenças entre filtros e sim a ganância e o desrespeito ao consumidor aqui no Brasil !!!!!!!!

    Eu compro direto com a Maria da Grécia, com frete e tudo ainda fica bem mais barato.

    DÚVIDA: QUANDO EU TROCO O ÓLEO, SEMPRE PERCEBO QUE NÃO SAI TODO OS 4 LITROS E TAMBÉM NÃO CONSIGO REPOR. Como faço para esgotar tudo ???? Será que terei de desmontar o reservatório que fica abaixo do tanque/banco ???

    Obrigado e abraço à todos.
    Japoneis
    Japoneis


    Mensagens : 272
    Data de inscrição : 15/10/2009
    Localização : Barra Bonita - SP

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  Japoneis Sáb Jun 29, 2013 8:52 pm

    Fabio a TDM tem dois drenos de óleo, um do tanque e outro do motor.
    O do tanque fica junto ao filtro de óleo, o do motor é do outro lado à frente da sonda lambda.
    No manual deve ter o procedimento.
    fhb70
    fhb70


    Mensagens : 44
    Data de inscrição : 21/11/2011
    Idade : 53
    Localização : Campinas - SP

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  fhb70 Seg Jul 01, 2013 9:21 am

    Então Japoneis, sempre que troco o óleo eu troco o filtro e abro o do motor também !!!!!!!

    Já aconteceu isso com alguém, de não conseguir esgotar todo o óleo ????

    Abraço
    Japoneis
    Japoneis


    Mensagens : 272
    Data de inscrição : 15/10/2009
    Localização : Barra Bonita - SP

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  Japoneis Seg Jul 01, 2013 12:05 pm

    Fabio, tudo joia?
    A diferenca é de qtos litros aproximadamente?
    Se for pouco, sem problemas.
    Se vc anda forte é normal abaixar um pouco o nivel de óleo. Não lembro os valores corretos, mas em torno de 0,5 L por 1000 km.
    fhb70
    fhb70


    Mensagens : 44
    Data de inscrição : 21/11/2011
    Idade : 53
    Localização : Campinas - SP

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  fhb70 Seg Jul 01, 2013 5:52 pm

    Ando um pouco forte, uns 70% do uso, mas não abaixa óleo, digo isso, porque não consigo repor os 3,5 a 4,0 litros !!!!!!

    Nunca medi o quanto sai, mas quando reponho, cabe apenas uns 2,5 a 3,0 litros.

    Obrigado e abraço
    Japoneis
    Japoneis


    Mensagens : 272
    Data de inscrição : 15/10/2009
    Localização : Barra Bonita - SP

    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  Japoneis Ter Jul 02, 2013 12:00 am

    Fabio,
    lembrei outro detalhe, a ultima vez que fiz a troca, foram colocados 3,3-3,5 litros, depois funcionei o motor dei um tempinho e o mecanico colocou o resto de óleo que faltava.
    Como ela tem carter seco, o óleo que vc põe fica no reservatorio e um pouco desce pro motor, porém tem partes que o óleo só chega com o funcionamneto do motor. Experimente fazer assim na proxima troca.
    Abraço!

    Conteúdo patrocinado


    Filtro de óleo Empty Re: Filtro de óleo

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 8:06 am