Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

5 participantes

    Medição do nível e consumo de óleo.

    avatar
    Marcio3d


    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 01/02/2012

    Medição do nível e consumo de óleo. Empty Medição do nível e consumo de óleo.

    Mensagem  Marcio3d Ter Mar 13, 2012 12:15 am

    Boa noite pessoal.
    Estou à menos de dois meses com a minha TDM 850, gostaria de saber qual a forma que costumam medir o nível de óleo do motor?
    Na troca de óleo adicionei os 3,6 litros recomendados no manual considerando a troca do filtro.
    Nesta situação, medi o óleo como recomendado no manual, enquanto o motor estivesse bem quente... Foi o que fiz e cheguei a medida próxima ao mínimo no visor... Deixei desta forma e confiei na medição que fiz nos frascos de óleo.
    Neste ultimo final de semana, rodei 500 km, medi o óleo hoje de manhã e vi que não aparecia ninguém no visor!! Adicionei 500 ml e cheguei novamente na medição próxima ai mínimo do visor..


    Gostaria de saber se este consumo de 500 ml por 1.000 km pode ser considerado normal para esta moto que está com 40.000 km rodados.
    E se a forma de se medir o óleo seria realmente a que tenho feito.

    Obrigado e até mais.
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Medição do nível e consumo de óleo. Empty Re: Medição do nível e consumo de óleo.

    Mensagem  Sidarta Ter Mar 13, 2012 2:49 am

    Marcio3d boa noite!

    Considero suas informações corretas pois de acordo com o manual: 3,6 litros na troca com substituição do filtro. Para medição; moto na posição vertical com motor aquecido durante 15 minutos e nível entre as marcas mínimo e máximo. Possuo a TDM850 2001 a quase um ano e esse é o procedimento que adoto nas medições e troca de óleo.
    A minha está também com kilometragem semelhante a sua e considero normal os 500ml por 1000 km, principalmente nas viagens onde costumamos pesar a mão um pouco mais. Digo isso baseado na experiência com outras motos que tive e também em leitura de alguns posts(outros sites) de usuários proprietários de motos acima de 500cc, sendo marcas variadas( 500ml por 1000km). Vi apenas uma exceção; foi uma CB400 que possui durante 10 anos e que dos 5.000km até os 50.000km ela não baixava uma gota de óleo. Como possuo a TDM850 a um ano somente, vamos ver se alguns amigos que possuem a moto a mais tempo se pronunciam e nos auxiliam no questionamento.

    Um grande abraço!
    avatar
    Elvis


    Mensagens : 18
    Data de inscrição : 12/02/2013

    Medição do nível e consumo de óleo. Empty Re: Medição do nível e consumo de óleo.

    Mensagem  Elvis Dom Fev 24, 2013 4:14 pm

    Sidarta escreveu:Marcio3d boa noite!

    Considero suas informações corretas pois de acordo com o manual: 3,6 litros na troca com substituição do filtro. Para medição; moto na posição vertical com motor aquecido durante 15 minutos e nível entre as marcas mínimo e máximo. Possuo a TDM850 2001 a quase um ano e esse é o procedimento que adoto nas medições e troca de óleo.
    A minha está também com kilometragem semelhante a sua e considero normal os 500ml por 1000 km, principalmente nas viagens onde costumamos pesar a mão um pouco mais. Digo isso baseado na experiência com outras motos que tive e também em leitura de alguns posts(outros sites) de usuários proprietários de motos acima de 500cc, sendo marcas variadas( 500ml por 1000km). Vi apenas uma exceção; foi uma CB400 que possui durante 10 anos e que dos 5.000km até os 50.000km ela não baixava uma gota de óleo. Como possuo a TDM850 a um ano somente, vamos ver se alguns amigos que possuem a moto a mais tempo se pronunciam e nos auxiliam no questionamento.

    Um grande abraço!

    Sidarta acabei de comprar uma TDM850 Ouro 1998
    Não entendi a forma correta de drenar o oleo
    Pode me ajudar
    Grato
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Medição do nível e consumo de óleo. Empty MEDIÇÃO DO NÍVEL E CONSUMO DE ÓLEO

    Mensagem  Sidarta Ter Fev 26, 2013 12:19 am

    Elvis boa noite!

    Parabéns pela compra. A TDM 850 é uma baita motocicleta. Espero que ela lhe traga muita felicidade.
    Seja bem vindo a casa!

    Me envie uma MP, para que eu possa lhe retornar. Dessa forma vou lhe enviar o manual de serviço em PDF, onde na
    página 19, voce poderá seguir os passos para esgotar o óleo do motor. Básicamente são 2 pontos de dreno.


    Felicidades!



    avatar
    pedrocampelojr


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 14/09/2014
    Idade : 48
    Localização : MG

    Medição do nível e consumo de óleo. Empty Re: Medição do nível e consumo de óleo.

    Mensagem  pedrocampelojr Dom Set 14, 2014 12:08 am

    Sidarta escreveu:Elvis boa noite!

    Parabéns pela compra. A TDM 850 é uma baita motocicleta. Espero que ela lhe traga muita felicidade.
    Seja bem vindo a casa!

    Me envie uma MP, para que eu possa lhe retornar. Dessa forma vou lhe enviar o manual de serviço em PDF, onde na
    página 19, voce poderá seguir os passos para esgotar o óleo do motor. Básicamente são 2 pontos de dreno.


    Felicidades!



    Poderia enviar também este manual de serviço em PDF? Abraços!
    avatar
    pedrocampelojr


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 14/09/2014
    Idade : 48
    Localização : MG

    Medição do nível e consumo de óleo. Empty Re: Medição do nível e consumo de óleo.

    Mensagem  pedrocampelojr Ter Set 16, 2014 10:45 pm

    pedrocampelojr escreveu:
    Sidarta escreveu:Elvis boa noite!

    Parabéns pela compra. A TDM 850 é uma baita motocicleta. Espero que ela lhe traga muita felicidade.
    Seja bem vindo a casa!

    Me envie uma MP, para que eu possa lhe retornar. Dessa forma vou lhe enviar o manual de serviço em PDF, onde na
    página 19, voce poderá seguir os passos para esgotar o óleo do motor. Básicamente são 2 pontos de dreno.


    Felicidades!



    Poderia enviar também este manual de serviço em PDF? Abraços!

    Sidarta, recebi os manuais. Obrigado!

    Bem, hoje troquei o óleo pela primeira vez da minha 850 1998. Observei o mecanico, mas na hora não estava com os manuais (!) e não me lembrava, mas fiquei observado a troca. Bem, ele tirou o dreno do lado esquerdo e depois retirou a tampa do filtro, trocou o filtro e só agora, após consultar o manual, me atentei para o fato de que ele NÃO TIROU O DRENO DO LADO DIREITO - próximo ao filtro. Aí que tá minha dúvida: tirando o filtro, é necessário tirar também aquele parafuso, ou já esvazia pela retirada do filtro? Por que ele tampou tudo, com o filtro novo, colocou 3,5 l de óleo e na marcação (na janela) tá dando excesso.... e agora, como faço???
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Medição do nível e consumo de óleo. Empty Drenos para nível de óleo

    Mensagem  Sidarta Qua Set 17, 2014 10:23 pm

    Pedro,
    estou entendendo que voce fez a medição após ler todas as mensagens desse tópico, ou seja; o motor estava realmente aquecido.
    Particularmente, eu prefiro fazer a medição após ter rodado na cidade e chegar em casa. Penso ser mais correto e prático, do que ligar a motocicleta e ficar esperando por 15 minutos e após fazer a leitura.
    Na teoria:
    a) se não for trocar o filtro, o correto seria drenar pelos dois pontos conforme manual e repor 3,5l de óleo.
    b) se for trocar o filtro, drenar pelos dois pontos préviamente recomendados e retirar a carcaça protetora do filtro perfazendo o terceiro ponto(3,6l).
    Até o presente eu não vi ninguém falar que fez conforme acima e a medição foi ok logo de cara.
    O filtro é um dos drenos mais importantes, pois é o que retém a limalha/sujeira e isso voce fez, portanto acho que isso tranquiliza um pouco.
    Quanto ao excesso, é óbvio que ficaram alguns mls de óleo velho, pela falta de não ter esgotado pelos tês drenos.
    Retire esse excesso por sucção(use uma mangueira), através do bocal superior de abastecimento de óleo(tente primeiro 200 ou 300 ml) e refaça o teste aquecendo 15 minutos ou após uma volta na cidade.  Aos poucos voce pega a manha. O importante na TDM 850 é ficar de olho nesse nível e não rodar com ele abaixo do mínimo.
    Analisando a sua situação friamente, questiono se o óleo novo tinha as mesmas características técnicas do óleo usado pelo proprietário anterior
    (mineral?, semi-sintético?, sintético? fala-se que essa característica não pode ser misturada). Quanto a ser 20W40, 20W50, 15W40 e etc conforme manual, essa mistura(novo com o velho que ficou) não teria reflexo em poucos mls a mais. A bola está com voce.

    OBS: Todos sabemos desde infância, que o excesso pode provocar vazamentos em retentores e juntas de motores e etc, pois pode almentar a pressão interna. No site Carpe(Ingles) tem usuários que alegam andar com excesso de óleo no motor,  devido ao consumo habitual da TDM850.
    Não é correto, mas eles afirmam que não se trata da primeira TDM e já rodaram milhares de kms.
    Qualquer coisa estamos ai.
    avatar
    pedrocampelojr


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 14/09/2014
    Idade : 48
    Localização : MG

    Medição do nível e consumo de óleo. Empty resolvi do jeito mais difícil!

    Mensagem  pedrocampelojr Sex Set 19, 2014 3:29 pm

    Sidarta escreveu:Pedro,
    estou entendendo que voce fez a medição após ler todas as mensagens desse tópico, ou seja; o motor estava realmente aquecido.
    Particularmente, eu prefiro fazer a medição após ter rodado na cidade e chegar em casa. Penso ser mais correto e prático, do que ligar a motocicleta e ficar esperando por 15 minutos e após fazer a leitura.
    Na teoria:
    a) se não for trocar o filtro, o correto seria drenar pelos dois pontos conforme manual e repor 3,5l de óleo.
    b) se for trocar o filtro, drenar pelos dois pontos préviamente recomendados e retirar a carcaça protetora do filtro perfazendo o terceiro ponto(3,6l).
    Até o presente eu não vi ninguém falar que fez conforme acima e a medição foi ok logo de cara.
    O filtro é um dos drenos mais importantes, pois é o que retém a limalha/sujeira e isso voce fez, portanto acho que isso tranquiliza um pouco.
    Quanto ao excesso, é óbvio que ficaram alguns mls de óleo velho, pela falta de não ter esgotado pelos tês drenos.
    Retire esse excesso por sucção(use uma mangueira), através do bocal superior de abastecimento de óleo(tente primeiro 200 ou 300 ml) e refaça o teste aquecendo 15 minutos ou após uma volta na cidade.  Aos poucos voce pega a manha. O importante na TDM 850 é ficar de olho nesse nível e não rodar com ele abaixo do mínimo.
    Analisando a sua situação friamente, questiono se o óleo novo tinha as mesmas características técnicas do óleo usado pelo proprietário anterior
    (mineral?, semi-sintético?, sintético? fala-se que essa característica não pode ser misturada). Quanto a ser 20W40, 20W50, 15W40 e etc conforme manual, essa mistura(novo com o velho que ficou) não teria reflexo em poucos mls a mais. A bola está com voce.

    OBS: Todos sabemos desde infância, que o excesso pode provocar vazamentos em retentores e juntas de motores e etc, pois pode almentar a pressão interna. No site Carpe(Ingles) tem usuários que alegam andar com excesso de óleo no motor,  devido ao consumo habitual da TDM850.
    Não é correto, mas eles afirmam que não se trata da primeira TDM e já rodaram milhares de kms.
    Qualquer coisa estamos ai.

    Bem, resolvi do jeito mais difícil, porém creio que seja também o melhor.

    Drenei todo o óleo. Tinham quase 5,5 litros.....

    Montei tudo, pus novamente o óleo e resolvido. Agora tá no nível certinho!

    Abraços e obrigado!
    avatar
    pedrocampelojr


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 14/09/2014
    Idade : 48
    Localização : MG

    Medição do nível e consumo de óleo. Empty Re: Medição do nível e consumo de óleo.

    Mensagem  pedrocampelojr Dom Dez 21, 2014 9:45 pm

    Sidarta escreveu:Pedro,
    estou entendendo que voce fez a medição após ler todas as mensagens desse tópico, ou seja; o motor estava realmente aquecido.
    Particularmente, eu prefiro fazer a medição após ter rodado na cidade e chegar em casa. Penso ser mais correto e prático, do que ligar a motocicleta e ficar esperando por 15 minutos e após fazer a leitura.
    Na teoria:
    a) se não for trocar o filtro, o correto seria drenar pelos dois pontos conforme manual e repor 3,5l de óleo.
    b) se for trocar o filtro, drenar pelos dois pontos préviamente recomendados e retirar a carcaça protetora do filtro perfazendo o terceiro ponto(3,6l).
    Até o presente eu não vi ninguém falar que fez conforme acima e a medição foi ok logo de cara.
    O filtro é um dos drenos mais importantes, pois é o que retém a limalha/sujeira e isso voce fez, portanto acho que isso tranquiliza um pouco.
    Quanto ao excesso, é óbvio que ficaram alguns mls de óleo velho, pela falta de não ter esgotado pelos tês drenos.
    Retire esse excesso por sucção(use uma mangueira), através do bocal superior de abastecimento de óleo(tente primeiro 200 ou 300 ml) e refaça o teste aquecendo 15 minutos ou após uma volta na cidade.  Aos poucos voce pega a manha. O importante na TDM 850 é ficar de olho nesse nível e não rodar com ele abaixo do mínimo.
    Analisando a sua situação friamente, questiono se o óleo novo tinha as mesmas características técnicas do óleo usado pelo proprietário anterior
    (mineral?, semi-sintético?, sintético? fala-se que essa característica não pode ser misturada). Quanto a ser 20W40, 20W50, 15W40 e etc conforme manual, essa mistura(novo com o velho que ficou) não teria reflexo em poucos mls a mais. A bola está com voce.

    OBS: Todos sabemos desde infância, que o excesso pode provocar vazamentos em retentores e juntas de motores e etc, pois pode almentar a pressão interna. No site Carpe(Ingles) tem usuários que alegam andar com excesso de óleo no motor,  devido ao consumo habitual da TDM850.
    Não é correto, mas eles afirmam que não se trata da primeira TDM e já rodaram milhares de kms.
    Qualquer coisa estamos ai.

    Olá, Sidarta.

    Quais poderiam ser as causas de baixar óleo, além de vazamentos e queima?
    Porque aminha 1998, com 70000km, tem baixado oleo, e nao possui vazamento, não fuma, nao há vestígios de oleo nas saidas dos escapamentos... Baixa algo como 400 ml a cada 600 km... Poderia ser pela quilometragem já rodada? Ela funciona perfeitamente, não bate nada... Ah, este consumo é na estrada, andando a 120-140 km/h... Valeu!
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Medição do nível e consumo de óleo. Empty Consumo de óleo

    Mensagem  Sidarta Seg Dez 22, 2014 7:21 pm

    Boa tarde pedrocampelojr!

    Quanto ao vazamento seria visível e voce já o descartou.
    Quanto a queima nem sempre é perceptível, principalmente em baixas rotações. Na velocidade que voce menciona, voce não perceberia nada se olhasse pelo retrovisor.
    Não vejo outra maneira do óleo passar e ser queimado além: entre anéis e a parede do cilindro, ou pelos retentores das válvulas.
    Numa máquina como essa eu penso que 70.000km seria pouco, para que tenha esse consumo de óleo. Haja visto que temos que considerar a mão e o trato dos donos anteriores. Contudo a minha está com 50.000km e também tem consumo semelhante. Quanto mais a mão pesa, maior o consumo de óleo. Experimente acima de 160 acompanhando um Harley Rold King.(sem comentários).
    Nos sites gringos(Europeu), onde a TDM existe desde 1991, sempre se vê as recomendações sobre ficar de olho no nível de óleo.
    A Yamaha não admite esse consumo e aceitamos goela abaixo, que se trata de uma característica dessa motocicleta. Porém quem a pilota mesmo por minutos, ou quem é proprietário a amam. Por isso tem a corrente de quem a ama e quem a odeia, devido essa "característica"(?).
    Outra famosa consumidora de óleo é a Suzuki GS500 e os proprietários também dizem que é uma característica.
    A Honda nunca assumiu que o barulho da corrente da Twister, é defeito e sempre informou ser característica.
    Toda vez que eu respondo nesse site, quase sempre eu menciono sites gringos. Na realidade é porque eles conviveram e convivem com a TDM desde o início, portanto sabem muito mais a respeito do que nós brasileiros. Seus arquivos têm muito material e especulação a respeito desse consumo de óleo. Contudo não existe a explicação, que conclua apontando o motivo. Cogita-se sobre o retentor do pinhão com a montagem incorreta, más nada é provado.
    Uma corrente dos mais dedicados e conhecedores, informam que seria considerado normal o consumo de de 1000ml a cada 1000milhas.
    Considerando a milha terrestre como 1.609,3 metros e aplicando nos dados informados por voce, penso que sua moto está (+ou -) dentro do padrão.
    Pouquísimos membros desses sites gringos, informam que suas motocicletas não consomem óleo. A grande maioria diz sim.
    Eu considero unanimidade: a antecessora XTZ 750 superteneré e a sucessora TDM900 não consomem óleo. Agora a TDM850 de 1991 a 1995(vira de 360º) e a TDM850 de 1996 a 2001(vira de 270º) essas gostam de um óleo.
    Se sua moto está redonda e não bate nada, não fique preocupado. Apenas assimile o conselho dos gringos: fique de olho no nível de óleo.
    Eu já passei aperto em viagem, por não achar o óleo que eu usava. Ai já viu né, na bagagem vai um litro do excomungado.
    Acho que aqui no site, tem relato de outros membros sobre isso.
    Me mata de raiva, más em relação a minha moto eu não preocupo mais com isso. Aquela velha história: não acredito nas bruxas. Más que elas existem, existem sim.
    Bem vindo a corrente TDM850 (?)de quem a ama, ou a odeia(?).

    Grande abraço.


    Romatdm
    Romatdm


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 13/04/2016

    Medição do nível e consumo de óleo. Empty Aconteceu comigo

    Mensagem  Romatdm Qua Abr 13, 2016 3:02 pm

    pedrocampelojr escreveu:
    Sidarta escreveu:Pedro,
    estou entendendo que voce fez a medição após ler todas as mensagens desse tópico, ou seja; o motor estava realmente aquecido.
    Particularmente, eu prefiro fazer a medição após ter rodado na cidade e chegar em casa. Penso ser mais correto e prático, do que ligar a motocicleta e ficar esperando por 15 minutos e após fazer a leitura.
    Na teoria:
    a) se não for trocar o filtro, o correto seria drenar pelos dois pontos conforme manual e repor 3,5l de óleo.
    b) se for trocar o filtro, drenar pelos dois pontos préviamente recomendados e retirar a carcaça protetora do filtro perfazendo o terceiro ponto(3,6l).
    Até o presente eu não vi ninguém falar que fez conforme acima e a medição foi ok logo de cara.
    O filtro é um dos drenos mais importantes, pois é o que retém a limalha/sujeira e isso voce fez, portanto acho que isso tranquiliza um pouco.
    Quanto ao excesso, é óbvio que ficaram alguns mls de óleo velho, pela falta de não ter esgotado pelos tês drenos.
    Retire esse excesso por sucção(use uma mangueira), através do bocal superior de abastecimento de óleo(tente primeiro 200 ou 300 ml) e refaça o teste aquecendo 15 minutos ou após uma volta na cidade.  Aos poucos voce pega a manha. O importante na TDM 850 é ficar de olho nesse nível e não rodar com ele abaixo do mínimo.
    Analisando a sua situação friamente, questiono se o óleo novo tinha as mesmas características técnicas do óleo usado pelo proprietário anterior
    (mineral?, semi-sintético?, sintético? fala-se que essa característica não pode ser misturada). Quanto a ser 20W40, 20W50, 15W40 e etc conforme manual, essa mistura(novo com o velho que ficou) não teria reflexo em poucos mls a mais. A bola está com voce.

    OBS: Todos sabemos desde infância, que o excesso pode provocar vazamentos em retentores e juntas de motores e etc, pois pode almentar a pressão interna. No site Carpe(Ingles) tem usuários que alegam andar com excesso de óleo no motor,  devido ao consumo habitual da TDM850.
    Não é correto, mas eles afirmam que não se trata da primeira TDM e já rodaram milhares de kms.
    Qualquer coisa estamos ai.

    Bem, resolvi do jeito mais difícil, porém creio que seja também o melhor.

    Drenei todo o óleo. Tinham quase 5,5 litros.....

    Montei tudo, pus novamente o óleo e resolvido. Agora tá no nível certinho!

    Abraços e obrigado!

    Conteúdo patrocinado


    Medição do nível e consumo de óleo. Empty Re: Medição do nível e consumo de óleo.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 08, 2024 8:24 pm