Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

4 participantes

    Óleo motor!

    avatar
    wolviers


    Mensagens : 34
    Data de inscrição : 30/01/2012
    Idade : 44
    Localização : Sao Sebastiao do Cai - RS

    Óleo motor! Empty Óleo motor!

    Mensagem  wolviers Sex Fev 03, 2012 11:29 am

    Caros, bom dia!
    Gostaria de uma informação: na minha antiga companheira, Savage, sempre usei óleo Móbil e trocava de 1500 em 1500km, sendo a cada 3 trocas, um filtro de óleo. Dúvida: qual óleo e quantos mil km vocês estão rodando com as moças? Apenas para poder fazer um meio termo. Não acredito que 5 mil km com o mesmo óleo, conforme o manual, seja bom para a motoca.
    Obrigado!
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Óleo motor! Empty Óleo de motor

    Mensagem  Sidarta Sex Fev 03, 2012 6:22 pm

    Wolviers boa tarde!

    Eu troco o óleo da TDM quando atinge os 5.000km e desde que a comprei utilizo o Motul 3000 (20w50) a exemplo do ex proprietário que me recomendou esse óleo.
    Ouço também muito boa referência para o Yamalube e pretendo experimentá-lo uma hora dessas.
    Quanto a kilometragem veja bem: eu tive uma CB 350 ano 1972 e uma 1973 isso nos anos 80(ambas já possuiam motor de arranque e a 1973 possuia também freio a disco dianteiro) e sempre troquei o óleo com 3.000km, pois era a recomendação da Honda. Fiquei vários anos com essas motocicletas e viajava muito com elas e nunca tive problema com lubrificação do motor. Uma CB400 possui por 10 anos e viajava também pelo interior de MG e ES e fui também para a serra gaúcha e triplice fronteira e sempre obedeci a troca com os 3.000km recomendados (essa eu enfiava o cassete). Ainda tenho uma XLX250R ano 1988 e já fazem 8 anos que a possuo e sempre troquei o óleo com 3.000km.. Portanto caro amigo para o nosso perfil de usuários comuns de uma TDM850 (trânsito em cidade ou viagens em final de semana e que raramente vai ver estrada não pavimentada), trocar o óleo do motor com menos de 5000km acho desnecessário.

    Grande abraço!
    avatar
    wolviers


    Mensagens : 34
    Data de inscrição : 30/01/2012
    Idade : 44
    Localização : Sao Sebastiao do Cai - RS

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  wolviers Sex Fev 03, 2012 6:26 pm

    Grande Sidarta. Obrigado pela dica. Vou seguir o exemplo do amigo então. Troca o filtro de 2 em 2?
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Óleo motor! Empty Óleo de motor

    Mensagem  Sidarta Sex Fev 03, 2012 6:40 pm

    Wolviers,

    exatamente troco o filtro com 10.000km. Não posso deixar de relatar que já vi posts de usuários informando trocarem o filtro sempre junto com a troca do óleo.

    Grande abraço
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  Altrão Ter Fev 07, 2012 10:43 am

    Fala meus amigos,

    Eu a exemplo do Sidarta estou colocando o Motul 3000, mas a bem pouco tempo eu colocava o Yamalube. Para falar a verdade não percebi muita diferença a não ser o preço. Laughing
    Estou trocando a cada 3000km por preciosismo mesmo. É que minha moto está ficando bastante parada e creio que se trocar com 5000 vou trocar a cada 1 ano Shocked e isto é muito tempo. Então apesar de trocar a cada 5000 recomendo que troquem a cada 6 meses também caso não atinjam os 5000 neste período, pois o óleo vai perdendo suas características lubrificantes com o tempo.

    Abraço,
    Altrão
    avatar
    wolviers


    Mensagens : 34
    Data de inscrição : 30/01/2012
    Idade : 44
    Localização : Sao Sebastiao do Cai - RS

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  wolviers Ter Fev 07, 2012 10:53 am

    Beleza pura! Vou realizar a troca esse final de semana. Já rodei quase mil km com a motoca desde terça feira passada! Hahahahah!
    Fiz a média dela, subindo a serra de Gramado e descendo, a média de 120 km/h, com a patroa em cima. Deu 21km/l, usando gasolina aditivada. Fiquei muito satisfeito. Sinto um pouco a diferença do torkão da Savage 650, que dava um soco no estomago, mas estou aprendendo sobre a moto.
    Algumas duvidas mais: velocidade de cruzeiro dela, média de RPM que o motor gosta de ter as marchas trocadas, etc.
    Outra dúvida infeliz, pois infelizmente perdi o costume de fazer isso: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR a corrente? Transmissão, no caso.Pergunto pq a Sava era com correia dentada, e isso era uma coisa que eu não precisava me preocupar. O que vcs utilizam? Graxa branca? Oleo?

    Valeu!
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  Sidarta Ter Fev 07, 2012 9:51 pm

    wolviers escreveu:Beleza pura! Vou realizar a troca esse final de semana. Já rodei quase mil km com a motoca desde terça feira passada! Hahahahah!
    Fiz a média dela, subindo a serra de Gramado e descendo, a média de 120 km/h, com a patroa em cima. Deu 21km/l, usando gasolina aditivada. Fiquei muito satisfeito. Sinto um pouco a diferença do torkão da Savage 650, que dava um soco no estomago, mas estou aprendendo sobre a moto.
    Algumas duvidas mais: velocidade de cruzeiro dela, média de RPM que o motor gosta de ter as marchas trocadas, etc.
    Outra dúvida infeliz, pois infelizmente perdi o costume de fazer isso: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR a corrente? Transmissão, no caso.Pergunto pq a Sava era com correia dentada, e isso era uma coisa que eu não precisava me preocupar. O que vcs utilizam? Graxa branca? Oleo?

    Valeu!

    Wolviers boa tarde!

    Voce está falando que a Savage tem mais tork, é isso mesmo? E no geral, a TDM é mais rápida?
    Posso te afirmar que essa média (21km p/ l)que voce conseguiu é excelente. Particularmente até o presente eu ainda não consegui atingir essa média, no máximo foi 18 p/litro. Como a minha moto está embolando/engasgando abaixo de 3.000rpm, pretendo em breve equalizar os carburadores e depois verificar novamente.
    Em viagem tento manter os 4.000rpm +-120km p/hora em cruzeiro, pois fica tudo redondo, tocada, ronco do motor, reflexos (54 anos) e etc. Lógicamente existe tiros com picos de velocidades maiores. Quanto às trocas de marchas vou ser sincero, ainda não prestei a atenção suficiente para poder lhe informar com base´em números (rpm). Mas vou mais pelo ouvidômetro (+ para suave)nas trocas quando mantenho velocidade de cruzeiro e lógicamente nas necessidades; cabo enrolado.
    Quando da primeira motocicletas (30 e tantos anos passados) eu utilizava o mesmo óleo de motor, posteriormente fui observando que após 100 km de viagem acima de 100km p/hora a corrente simplesmente secava totalmente. Passei então a usar o óleo 90 indicado para caixas de marcha e durava muito mais principalmente em viagens. No início de 2011 quando comprei e trouxe a TDM de Campinas/SP, peguei a moto com a corrente lubrificada com graxa branca acho que motul. A viagem toda foi feita sem nova lubrificação pois estava intacta e foram quase 1000km até minha casa. Rodei ainda mais uns 150km e só depois foi efetuada nova lubrificação já com graxa branca (exprei) comprada em casas de auto peças e assim tem sido por quase um ano.
    Dura muito mais que o óleo 90 além de não fazer sujeira na roda. Pretendo ainda ver a motul e experimentá-la dia desses. Antes de lubrificar com a graxa branca eu costumo usar o óleo em exprei tipo WD40 da vida, somente para dar uma rodada afim de limpar e depois meto água e posteriormente graxa branca.
    Estou satisfeito com o resultado pois se trata de verificação in loco, ao longo de quase um ano e tendo como base a experiência supracitada anteriormente. Ganho: mais km rodado, menos sujeira e menos encheção de saco, porque lubrificar moto que tem somente o descanso lateral como a TDM850, ninguém merece.

    Putz agora que vi eu só escrevo testamento!

    Abraço!

    avatar
    wolviers


    Mensagens : 34
    Data de inscrição : 30/01/2012
    Idade : 44
    Localização : Sao Sebastiao do Cai - RS

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  wolviers Ter Fev 07, 2012 10:00 pm

    Grande Sidarta. Achei otima a explicação. Obrigado mesmo. Pensei no seguinte, limpeza com Querosene pincel, etc. Tirada com água (lavagem). Secar a corrente. Uma aplicação de oleo 90 nela e uma camadinha de graxa branca mais superficial. Sera que agraxa ajudaria a manter o oleo no lugar?
    Grato por compartilhar!!!!
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  Sidarta Ter Fev 07, 2012 10:24 pm

    Wolviers,
    No passado eu limpei muito com querosene e acho ainda que é o ideal. Porém a idade vai chegando e a preguiça vai montando e a muié vai reclamando que tá matando a grama....ai já viu né. Já fiz também com óleo noventa e graxa comum e fazia aquela meleca na roda. Quanto ao óleo e posteriormente a graxa branca acho que não custa tentar. Faz o seguinte voce tenta e depois nos conta se fez meleca na roda. Very Happy Smile Dependendo da sua resposta no outro dia eu e mais alguns já estaremos utilizando. Smile Very Happy
    avatar
    wolviers


    Mensagens : 34
    Data de inscrição : 30/01/2012
    Idade : 44
    Localização : Sao Sebastiao do Cai - RS

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  wolviers Ter Fev 07, 2012 10:25 pm

    Amanha mesmo ja vou fabricar o composto! Wink
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  Sidarta Ter Fev 07, 2012 10:34 pm

    Wolviers,

    tô no aguardo Surprised Ou melhor; muitos estão no aguardo!
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  Altrão Qua Fev 08, 2012 12:44 pm

    Aí galera,

    Vou dar meus pitacos aqui. Laughing

    Graxa branca: só usar se não for andar em estrada de terra. Como a graxa é pastosa a terra adere na corrente e vira uma verdadeira lixa Shocked
    Eu basicamente uso graxa em spray. Têm um que compro de um cara aqui que é excelente. Quando você espirra na corrente ele parece fino, mas assim que entra em contato com o metal ele se solidifica. O bom é que por ser líquido na hora da aplicação ele entra também nas partes mais 'justas' e interior dos elos garantindo uma lubrificação melhor. Isso não ocorre com a graxa branca.
    Acredito que a utilização deste spray em conjunto com a graxa branca garante uma lubrificação excelente e com ótima durabilidade.

    Para limpar a corrente também uso o famoso querosene. Óleo Diesel nem pensar. Ele resseca os retentores e detona com a corrente.
    Lembrando que durante uma viagem com muita chuva o ideal é lubrificar a cada 100km. Aprendi isso da pior forma possível. Laughing


    avatar
    wolviers


    Mensagens : 34
    Data de inscrição : 30/01/2012
    Idade : 44
    Localização : Sao Sebastiao do Cai - RS

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  wolviers Qua Fev 08, 2012 4:19 pm

    Sim. Minha idéia para hoje a noite será colocar óleo 90 na corrente, aplicado através de uma embalagem de óleo Singer (aquele de máquina, que tem o bico fino), girando a roda. Após isso, retirado o excesso, aplicar uma fina camada de graxa branca para sustentar o óleo. Como a poderosa não vai para a estrada de terra, acredito que o composto vai ficar bacana.
    Forte abraço!
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  Sidarta Qui Fev 09, 2012 12:07 pm

    Wolviers,

    veja bem a complementação do Altrão que é bem importante quando não usar a graxa(of road) e almentar a frequência de lubrificação na chuva, porque a água associada ao vento lava mesmo. Quanto ao diesel para limpeza eu já o utilizei no passado, até constatar que ele resseca borrachas(retentores, guarda pó, oring, plásticos, etc) e ao longo do tempo deixa as partes de motor que são pintadas meio amareladas. Outra dica também importante é que em algumas pessoas ele provoca tosse devido a reação alérgica, como no meu caso. Tenho também um amigo farmacêutico que relatou que um mecânico de carro conviveu vários anos com tosse (tipo tic nervoso) até descobrir que era devido ao contato / inalação com o disel. Ele ainda me afirmou que não é táo incomum, pois ocorre com mais freqência do que podemos imaginar.
    Veja como é bom trocar conhecimento; como me interssei pela informação do Altrão desse composto (óleo ?) que penetra na corrente nos lugares necessários e posteriormente fica mais grosso já vou questioná-lo:

    Altrão, trata-se de um óleo em spray, qual a marca???

    Surprised ???[/b]
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  Altrão Qui Fev 09, 2012 1:31 pm

    Sidarta,

    Este spray é fabricado em Diadema/SP por uma empresa que trabalha com Kart e eles desenvolveram este produto para uso próprio. Têm um mecânico de motos aqui (Marcelo Espingarda da Nova Estilo Motos) que é amigo dele e encomenda pra ele. Então eu sempre vou pegar lá com ele.
    Vou tirar uma foto da embalagem e posto aqui ok. Não tenho certeza mas acho que o nome é Molygraph. Pra você ter idéia eu coloquei na corrente da minha moto a umas 3 semanas e ela ficou parada na chuva todo esse tempo e você olha pra corrente e vê que a graxa continua lá. Têm uma fixação muito boa.

    Hoje chegando em casa eu tiro a foto e coloco aqui no site.
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  Sidarta Qui Fev 09, 2012 4:00 pm

    Altrão, boa tarde!

    Valeu o retorno!
    avatar
    wolviers


    Mensagens : 34
    Data de inscrição : 30/01/2012
    Idade : 44
    Localização : Sao Sebastiao do Cai - RS

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  wolviers Qui Fev 09, 2012 5:27 pm

    Bom pessoal, conforme havia dito. Limpei a criança com querosene e uma escova. Sequei ela. Apliquei oleo 90 com um tubo de oleo de máquina Singer (aquele verdinho, por causa do bico) delicadamente na corrente, observando os elos, tanto por dentro como por fora da mesma. Apliquei uma fina camada de graxa branca nela. Pelo que observei, ficou bacana. Segue fotos de como ficou o composto. Vou testar na estrada sábado. To vendo uma maneira de carregar o óleo junto para de 400 em 400km, dar uma passada na transmissao.

    Óleo motor! 20120208214618

    Óleo motor! 20120208214636
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  Sidarta Qui Fev 09, 2012 5:44 pm

    Wolviers,

    meu monitor está mudando de cor que nem camaleão(já encomendei outro) e portanto não da para visualizar legal as fotos que voce enviou estão todas azuladas no momento. Aparentemente ficou legal, resta portanto o teste tira teima que voce fará no sábado.
    Estamos anciosos pelo resultado!.

    Abraço!
    Japoneis
    Japoneis


    Mensagens : 272
    Data de inscrição : 15/10/2009
    Localização : Barra Bonita - SP

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  Japoneis Sex Fev 10, 2012 1:23 am

    Galera, pelo que eu sei, jamais deve se usar graxa branca ou preta na corrente. Oleo de motor 20w50 ou oleo 90, é melhor. Mas o melhor de todos é o spray proprio pra corrente da motul/wurth o mecanico que levo a moto pra lavar usa esse spray, é excelente. Nao suja a roda, nao sai com facilidade. Custa caro, mas compensa.
    Abraço!
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  Altrão Sáb Fev 11, 2012 1:48 pm

    Conforme prometido segue o link para as fotos dos produtos que tenho:

    https://plus.google.com/photos/101494475121908154045/albums/5707873770299499793?authkey=CLaKiY_O1dL7pAE

    O Molisyl eu comprei na Voli e creio que não seja muito difícil de encontrar. O outro é mais complicado e também é o melhor apesar que o Molisyl também é muito bom.
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  Sidarta Sex Fev 17, 2012 3:00 am

    wolviers escreveu:Bom pessoal, conforme havia dito. Limpei a criança com querosene e uma escova. Sequei ela. Apliquei oleo 90 com um tubo de oleo de máquina Singer (aquele verdinho, por causa do bico) delicadamente na corrente, observando os elos, tanto por dentro como por fora da mesma. Apliquei uma fina camada de graxa branca nela. Pelo que observei, ficou bacana. Segue fotos de como ficou o composto. Vou testar na estrada sábado. To vendo uma maneira de carregar o óleo junto para de 400 em 400km, dar uma passada na transmissao.

    Óleo motor! 20120208214618

    Óleo motor! 20120208214636


    Wolviers meu camarada, tudo bem?

    Idea Idea E ai; o resultado do teste " in loco" foi positivo? Conseguiu rodar os 400km sem ter que parar para lubrificar? Fez muita meleca na roda? Por favor não nos deixe sem o retorno> Surprised Surprised
    avatar
    wolviers


    Mensagens : 34
    Data de inscrição : 30/01/2012
    Idade : 44
    Localização : Sao Sebastiao do Cai - RS

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  wolviers Sáb Fev 18, 2012 10:09 pm

    Entao Sidarta. Por favor, descondierem tudo que eu disse anteriormente. Bom, em um primeiro momento, nao fez mta meleca, mas mesmo assim, mesmo deixando de uma noite para andar no outro dia a tarde, deu graxa na balança e na roda. Melecou um pouco.
    De posse disso, fui atrás de outra solução. Li, reli e pesquisei, e acabei chegando no Motul Factory Line Chain Lube
    Segue imagem do caboclo:
    Óleo motor! Chain-lube-factory-line-c4

    Bom... vamos lá.
    Lavei TODA a motoca, tirei a tampa do pinhao, arranque fora aquela graxa que estava ha muito tempo babando, limpei a corrente com uma lufada de querosene e WD 40, com escovinha macia. Corrente/coroa/pinhao novinhos em folha, procedi com a lavagem da poderosa. TDM lavada, motor querosenado e escovado, tudo brilhando. Secagem e secagem com flanela da corrente.
    Aplicado o Motul. Criou uma camadinha branquinha. Bem liquido (na saida) mas em segundos, virou uma camada (tipo aqueles lances de espuma de tapar abertura de casas). Tudo bem. Até então, estou cético para o negócio, pois usei um da CentalQuimica (mandei email e aporcaria do SAC nao me respondeu), pensei em usar a porcaria da Wirth (mandei email e a porcaria do SAC tb nao respondeu) e acabei comprando esse na Motoryama, em Porto Alegre. Apliquei e fui almoçar. 30 minutos voltei, e o bagulho tinha virado uma cola. Ficou grudadinho.
    Pensei: essa porqueira vai soltar assim que a corrente esquentar. Mas, vale o risco.
    Esquentei a poderosa, completei o Oleo que havia trocado ontem e nao tinha pego bem o nivel, e me larguei para a Serra de Gramado.
    Após uma sessão de Wayne Mamola+Valentino Rossi (os dois paraguaios, claro), e uns 150km rodados, com uma temperatura ambiente de 38 graus (ta quente pra cara..ho aqui), parei, olhei a roda que eu havia encerado... limpinha. Olhei a balança... LIMPINHA. Olhei a corrente: branquinha.
    Resumindo: o bagulho funciona. O fabricante GARANTE que a moto ganha 1hp devido a diminuição do contato/arrasto da corrente.
    Fica a dica: paguei 48 reais, para aplicar na corrente foi uma cuspidinha apenas e vem 400ml dentro do frasco.
    Antes de começar a debater sobre, testei oleo 90. Respingou. Testei graxa+oleo. Respingou menos, mas acumulou porcarias... Motul Factory Line: o bagulho é Gringo mesmo. Funcional.
    De acordo com pesquisas e reviews, pode rodas 400km (se nao pegar chuva e ou estradas de chao) sem se preocupar. Após isso, se nao tiver resíduos, apenas dar mais uma borrifada.
    O bagulho é muito bom.
    Vale a pena. Roda limpa, balança limpa, pneu limpo e corrente lubrificadinha. Apenas tem que passar e esperar secar.
    Essa PORCARIA aqui, mesmo deixando secar, se esvaiu da corrente, tem uma merda de SAC e nao vale os reais pagos.
    Óleo motor! Graxa

    Wurth então, nem vale a pena tentar entrar em contato para nao se estressar. Empresa PORCA. Centralsulquimica PORCA da mesma maneira. Muito diferente do suporte da MOTUL, que comprei ontem (sexta-feira, dia 18 de fevereiro as 18 horas), enviei e-mail na mesma noite e hoje pela manha ja tinha um cara me respondendo, agradecendo por usar a marca e me dando dicas (falou que da para rodar 400 milhas), mas acho que convertendo para 400km, fica melhor. Estradas deles nao tem resto de porcaria que nem as nossas aqui.
    Fica a dica!
    Japoneis
    Japoneis


    Mensagens : 272
    Data de inscrição : 15/10/2009
    Localização : Barra Bonita - SP

    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  Japoneis Dom Fev 19, 2012 4:05 am

    É isso aí Wolviers,
    Na ultima lavagem da atual TDM 900, foi usado o Motul.
    Antes o cara tinha usado o Wurth, bom tbm apesar de o sac não ter funcionado.
    Mas fica a dica, o motul é excelente!!!
    Abraço!!!

    Conteúdo patrocinado


    Óleo motor! Empty Re: Óleo motor!

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 10:33 pm