Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

5 participantes

    BATERIA

    Eduardo
    Eduardo


    Mensagens : 36
    Data de inscrição : 11/08/2008
    Idade : 56
    Localização : Passo Fundo - RS

    BATERIA Empty BATERIA

    Mensagem  Eduardo Ter Mar 24, 2009 2:43 am

    Olá pessoal!

    A bateria da minha tdm 850 está chegando ao fim. Alguém já trocou da sua tdm 850? Verifiquei nos sites e parece que o modelo é a YTX12-BS 10 Ah, serve sem ter que fazer adaptações? A tdm tem uma caixa de plástico onde vai a bateria, pelo que ví tem que ser um modelo igual a original. A bateria fica entre o motor e o amortecedor traseiro, será que é preciso tirar o amortecedor e a roda para trocá-la. E quais as marcas mais recomendadas?
    Desde já agradeço a colaboração.

    Abraço!
    Fernando
    Fernando


    Mensagens : 174
    Data de inscrição : 22/02/2008
    Idade : 66
    Localização : Joinville SC

    BATERIA Empty Re: BATERIA

    Mensagem  Fernando Qua Mar 25, 2009 12:54 am

    Eduardo, no forum da xt600, existe um tópico que trata das TDM'S. Lá você encontrará muitas informações sobre a troca da bateria da 850. É só ter paciencia para navegar pelas 38 paginas do tópico.

    http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=19419
    josross
    josross


    Mensagens : 27
    Data de inscrição : 29/01/2009
    Idade : 62
    Localização : Piracicaba SP

    BATERIA Empty Re: BATERIA

    Mensagem  josross Qua Mar 25, 2009 8:47 pm

    Eduardo escreveu:Olá pessoal!

    A bateria da minha tdm 850 está chegando ao fim. Alguém já trocou da sua tdm 850? Verifiquei nos sites e parece que o modelo é a YTX12-BS 10 Ah, serve sem ter que fazer adaptações? A tdm tem uma caixa de plástico onde vai a bateria, pelo que ví tem que ser um modelo igual a original. A bateria fica entre o motor e o amortecedor traseiro, será que é preciso tirar o amortecedor e a roda para trocá-la. E quais as marcas mais recomendadas?
    Desde já agradeço a colaboração.

    Abraço!


    blz,

    não precisa tirar o amortecedor e nem a roda,

    fiz a revisão na bateria, não foi dificil mas precisa ter um bom jogo de soquete para facilitar.

    a) foram retirados 9 parafusos e uma "cupilha".

    b) embaixo do banco 3 parafusos, positivo e negativo da bateria, e do reservatorio de oleo do freio.

    c) 2 parf da caixa da bateria, 2 do burrinho do freio, 01 cupilha da aste de acionamento do burrinho, 2 paraf do guia do flexivel do freio que vai na pinça.

    é imprescindivel tirar os parafusos do freio para desloca-lo e dar passagem para a caixa da bateria, assim ela sai com facilidade.

    coloquei fotos e aproveitei para tirar a medida da caixa da bateria, para possivel troca com outra equivalente.

    as medidas da bateria original são 15 x 7, altura 13cm

    as medidas internas da caixa são 15,5 x 7,5 por 13cm util de altura



    BATERIA SL381072

    BATERIA SL381074-1

    BATERIA SL381077


    não sei porque as imagem não apareceram??? segue o link original

    http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=19419&postdays=0&c=0&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=420


    abç
    Eduardo
    Eduardo


    Mensagens : 36
    Data de inscrição : 11/08/2008
    Idade : 56
    Localização : Passo Fundo - RS

    BATERIA Empty Re: BATERIA

    Mensagem  Eduardo Qui Mar 26, 2009 12:25 am

    Muito obrigado Rossi
    Eram essas as informações que eu precisava.
    Parabens pela tua tdm, está muito bonita.
    Eduardo.
    Eduardo
    Eduardo


    Mensagens : 36
    Data de inscrição : 11/08/2008
    Idade : 56
    Localização : Passo Fundo - RS

    BATERIA Empty Re: BATERIA

    Mensagem  Eduardo Qui Abr 09, 2009 1:49 am

    Eduardo escreveu:Muito obrigado Rossi
    Eram essas as informações que eu precisava.
    Parabens pela tua tdm, está muito bonita.
    Eduardo.


    Olá pessoal!

    Depois de muita pesquisa e através das medidas e fotos que o Rossi me passou no link ( obrigado novamente Rossi), descobri que o modelo correto para as TDMs 850 do ano de 96 para cima é a YT12B-BS ( medidas 15X6,9X13 cm altura) e não a YTX12B-BS ( medidas 15x8,7x13 cm de altura, essa só serve nas TDMs até o ano de 95). Só que não estou encontrando nas lojas daqui, nem por encomenda ( que absurdo!!!!) , essa bateria é a mesma da R1 de 99 a 2003.

    Se alguém souber de alguma loja que possa ter, por favor, me passe o site, e-mail ou telefone, nesse fim de semana que passou tive que fazer uma 'ponte' ( vulgo 'chupeta') com a bateria do meu carro para poder sair, e só posso parar em casa novamente, porque não está segurando carga para 1 partida se quer, com isso estou com receio de a bateria pifar definitivamente e eu ficar empenhado.

    Abraços!
    Borgo
    Borgo


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 19/11/2008
    Idade : 51
    Localização : Vila Velha-ES

    BATERIA Empty Re: BATERIA

    Mensagem  Borgo Qui Abr 09, 2009 12:19 pm

    Fala Eduardo, blz?

    Cara, não é possível, tem que existir uma maneira de se adaptar uma bateria equivalente, alternativa.

    Tente fazer o seguinte:
    Procure e teste na sua moto uma bateria comercial MENOR (Tornado, falcon, até mesmo da CG) de capacidade menor, lógico.
    O máximo que poderá ocorrer é a bateria ao invés de durar 3 anos, durar 2 anos, ok?

    Inclusive ja dei partida em motores considerados pesados, como a XT 660, com bateria selada de no-break.

    Abraço
    Eduardo
    Eduardo


    Mensagens : 36
    Data de inscrição : 11/08/2008
    Idade : 56
    Localização : Passo Fundo - RS

    BATERIA Empty Re: BATERIA

    Mensagem  Eduardo Qui Abr 09, 2009 2:22 pm

    Beleza!

    Como a bateria vai num compartimento fechado, inclusive com tampa, a única de menores dimensões que serve é de 7 ah ( twister, falcon....) acho muito fraca, como só ando nos fins de semana e não estou viajando muito, será que se colocar essa bateria irei ter problemas para dar partida? Apesar de não ter alarme, e não ter problema de fuga de energia, o que acha?
    Borgo
    Borgo


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 19/11/2008
    Idade : 51
    Localização : Vila Velha-ES

    BATERIA Empty Re: BATERIA

    Mensagem  Borgo Qui Abr 09, 2009 7:01 pm

    Eduardo escreveu:Beleza!

    Como a bateria vai num compartimento fechado, inclusive com tampa, a única de menores dimensões que serve é de 7 ah ( twister, falcon....) acho muito fraca, como só ando nos fins de semana e não estou viajando muito, será que se colocar essa bateria irei ter problemas para dar partida? Apesar de não ter alarme, e não ter problema de fuga de energia, o que acha?

    Eduardo,

    Vale a pena testar. Consiga uma emprestada com seu mecanico ou revendedor.

    Abraço,
    josross
    josross


    Mensagens : 27
    Data de inscrição : 29/01/2009
    Idade : 62
    Localização : Piracicaba SP

    BATERIA Empty Re: BATERIA

    Mensagem  josross Sex Abr 10, 2009 9:43 am

    Eduardo escreveu:
    Eduardo escreveu:Muito obrigado Rossi
    Eram essas as informações que eu precisava.
    Parabens pela tua tdm, está muito bonita.
    Eduardo.


    Olá pessoal!

    Depois de muita pesquisa e através das medidas e fotos que o Rossi me passou no link ( obrigado novamente Rossi), descobri que o modelo correto para as TDMs 850 do ano de 96 para cima é a YT12B-BS ( medidas 15X6,9X13 cm altura) e não a YTX12B-BS ( medidas 15x8,7x13 cm de altura, essa só serve nas TDMs até o ano de 95). Só que não estou encontrando nas lojas daqui, nem por encomenda ( que absurdo!!!!) , essa bateria é a mesma da R1 de 99 a 2003.

    Se alguém souber de alguma loja que possa ter, por favor, me passe o site, e-mail ou telefone, nesse fim de semana que passou tive que fazer uma 'ponte' ( vulgo 'chupeta') com a bateria do meu carro para poder sair, e só posso parar em casa novamente, porque não está segurando carga para 1 partida se quer, com isso estou com receio de a bateria pifar definitivamente e eu ficar empenhado.

    Abraços!


    blz,

    então vc pode aumentar a caixa da bateria (dá trabalho) dai serviria um monte, ou veja se esta anunciada no ML serve nunca usei esta marca, mas acredito que resolva seu problema:-

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85404410-bateria-yt12b-bs-yzf-r1-1000-em-ate-15-vezes-_JM


    abç
    Eduardo
    Eduardo


    Mensagens : 36
    Data de inscrição : 11/08/2008
    Idade : 56
    Localização : Passo Fundo - RS

    BATERIA Empty Re: BATERIA

    Mensagem  Eduardo Sáb Abr 11, 2009 2:59 pm

    Valeu pelas dicas!

    Acabei encontrando na Prover Motos, ( www.provermotos.com.br) melhor preço, marca Brandy ( YT12B-BS ), encomendei hoje, tem bastante peças para as TDMS ( 850 e 900 ), vela a pena consultar quando precisarem de peças.
    Abraço!
    avatar
    Samurai


    Mensagens : 43
    Data de inscrição : 12/07/2008

    BATERIA Empty Re: BATERIA

    Mensagem  Samurai Sáb Abr 11, 2009 10:48 pm

    Blz Eduardo?
    Olha, já ouvi falar que esta bateria é ruim, dura no máximo um ano. Uma boa seria a Route, mas tenho que ver com um colega onde ele comprou.
    Já ouvi comentários de pessoas que colocaram a de 7 Ah e está aguentando numa boa.
    Na minha T tem uma bateria de nobreak, já vai para 2 anos. Não é 100 % confiável, ora em vez abre o bico (fica muito tempo parada), mas uma noite na carga e já era (tenho daqueles carregadores com lâmpada).
    Mas vou ver se compro um da Route para não dar mais dor de cabeça! Wink
    Eduardo
    Eduardo


    Mensagens : 36
    Data de inscrição : 11/08/2008
    Idade : 56
    Localização : Passo Fundo - RS

    BATERIA Empty Re: BATERIA

    Mensagem  Eduardo Dom Abr 12, 2009 12:28 pm

    Beleza Samurai!

    Pois é, a Route já coloquei na CB 500 que eu tinha antes de comprar a TDM e já estava com 1 ano e meio de uso e funcionando normal, também acho bom a Route, só que não fabricam esse modelo da TDM (YT12B-BS ), únicos fabricantes que achei foi a Brandy e a Yuasa ( para vender aqui no Brasil, a Yuasa iria sair uns 150,00 reais a mais ) , pesquisei na internet e a Brandy tem qualidade semelhante a Yuasa, já está a muito tempo no mercado, sobre a durabilidade das baterias, penso que depende muito da utilização, quando usa-se muito pouco a moto ( só nos fim de semana ) seria bom a cada 3 meses dar uma carga completa, usar a bateria com pouca carga é o que encurta a vida útil, pelo que li na internet.

    O ruim da TDM é o acesso a bateria, para tirar tem que desmontar parte do freio traseiro, com isso fica muito difícil dar carga na bateria, a não ser quem mora em casa. É preciso desligar a bateria da moto para carregar, ou pode-se dar carga sem desligar os cabos da moto? Como é esse carregador, funciona bem? Já tinha pensado em comprar um carregador, mas só achei uns bem caros.
    Borgo
    Borgo


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 19/11/2008
    Idade : 51
    Localização : Vila Velha-ES

    BATERIA Empty Re: BATERIA

    Mensagem  Borgo Dom Abr 12, 2009 1:03 pm

    E ai Eduardo, blz.

    Como o samurai tbm disse, acho que a bateria de 7Ah serviria numa boa.
    Mas nada mais garantido do que utilizar a bateria especificada. Pelo visto o pessoal tem ressalva da marca, eu nunca ouvi nada a respeito.

    Vou te dar uma dica, pois vc usa a moto pouco: Faça uma tomada para recarregar mais facilmente, partindo da moto. Poderá ser ligada a partir da caixa de fusíveis ou até mesmo direto dos polos da bateria. os carregadores com lampada não são recomendados, porem servem. Adquira um carregaor eletronico.

    A Bateria pode ser carregada mesmo ligada ao circuito da moto.

    Não exceda o tempo de carga da bateria. Ex: Se a bateria fornece 7A x 1h que dizer que ela tem capacidade de fornecer 7 Amperes durante uma hora. A carga é o processo reverso. com uma corrente de 7A ela estaria completamente carregada em 1 hora, ou com uma corrente de 1 Ampere, ela estaria carregada em 7 horas, na teoria.

    Abraço,
    avatar
    Samurai


    Mensagens : 43
    Data de inscrição : 12/07/2008

    BATERIA Empty Re: BATERIA

    Mensagem  Samurai Dom Out 18, 2009 2:20 pm

    Então, a bateria de nobreak já não estava aguentando, e ainda mais agora que mandei fazer a carburação dela, estava bebendo muito. Sad
    Acabei comprando uma bateria na Prover motos, original, da Yuasa, paguei 425,45 din com frete! Very Happy
    Só não consegui troca-la sem desmontar o amortecedor! Mad
    Fiz o seguinte:
    Calcei o descanso com um toco de madeira, tirei a gaiola que segura as mangueiras e o pedal do freio traseiro, "macaqueei" o eixo da moto, até dar altura suficiente para soltar o amortecedor na parte superior, soltei o reservatório de óleo do freio traseiro, a cebolinha do mesmo freio, retirei o eliminador de paralama, só daí consegui substituir a bateria!
    Bom, agora a moto está 10! Pneus novos, carburador feito, bateria nova, lâmpadas cool blue e tanque cheio! Razz Cool

    Conteúdo patrocinado


    BATERIA Empty Re: BATERIA

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 11:14 am