Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+2
Bustamante
Altrão
6 participantes

    Xenon

    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Xenon Empty Xenon

    Mensagem  Altrão Qua Abr 01, 2009 12:35 am

    Fala galera,

    Blz?
    A umas 2 semanas atrás eu comprei um par te lâmpadas Philips DimondVision e instalei na motoca.
    Eu até que gostei do resultado. A lâmpada têm 5000 kelvin e é bem melhor do que as lâmpadas comuns, porém assim que instalei 1 delas (a que instalei no farol alto) não funcionou. Uma semana depois eu voltei lá e troquei a lâmpada e como fui com a motoca eles instalaram na hora pra mim e não me cobraram nada. Uns 2 dias depois a lâmpada do mesmo farol alto não funcionava mais. Eu estranhei pois o farol alto é bem menos utilizado. De qualquer maneira eu voltei na loja, expliquei a situação e como perdi a confiança na lâmpada eu fiz um negócio com o cara. Peguei um Bi-Xenon e ele descontou o valor que paguei nas lâmpadas (R$180).
    Assim que ele instalou percebemos que a lâmpada do farol alto não acendia direito: dava umas piscadinhas mas não ficava acesa. Ele tirou o reator e testou em uma fonte e funcionou, ou seja, o problema está mesmo na bateria da minha moto.
    Depois, andando com a moto, ou seja, acelerando a luz alta acende.
    Minhas dúvidas são:
    1. Como queimou as outras lâmpadas, será que existe o risco de queimar o xenon também?
    2. Provavelmente terei que trocar a bateria. Alguém já trocou a bateria da TDM850? É difícil de encontrar e principalmente muito cara?
    3. Alguém de vocês têm Xenon na moto? Teve algum problema com a polícia?

    Acho que tá bom de perguntas né? hehehe
    avatar
    Bustamante


    Mensagens : 159
    Data de inscrição : 30/07/2008
    Idade : 58
    Localização : São Paulo / SP

    Xenon Empty Farol queimando

    Mensagem  Bustamante Qua Abr 01, 2009 2:26 am

    Boa noite Altrão,

    Uma vez tive uma XLX 350 R 89/90 quase zero e a moto queimava a lâmpada do farol (H4) direto (queimou umas 3 lâmpadas) e o problema era o regulador de voltagem que estava com defeito.
    No seu caso, acredito que a queima da lâmpada deve mais estar relacionada à problema no regulador de voltagem. Quanto ao farol somente acender quando se acelera a moto tenho dúvidas, pois se a sua bateria realmente estivesse ruim você perceberia a partida fraca. Outro detalhe é que o seu farol somente apresenta problema no alto e não no baixo, então também pode ser mau contato no interruptor do punho de luz ou curto na fiação. Se as lâmpadas queimaram, creio que também existe o risco de queimar o reator do xenon. A bateria das TDMs é cara e observe que existem alguns fabricantes chingling que apesar de informarem que a bateria serve na TDM, ao instalar ela não encaixa, além de ser uma tarefa super trabalhosa retirar a bateria da TDM.
    Nos conte como ficou o resultado do farol com xenon. Você colocou dois reatores (um para o baixo e outro para o alto)? O facho de luz ficou muito deformado (aberto ou fechado)? O relampejador de luz funciona com Xenon?

    Um abraço,

    Bustamante
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Xenon Empty Re: Xenon

    Mensagem  Altrão Qua Abr 01, 2009 11:31 pm

    Bustamante,

    O Xenon que instalei têm dois reatores. Um para cada lâmpada.
    Quando preciono o lampejador sem o farol baixo estar aceso a lâmpada acende normalmente, por isso que acredito que a bateria é que está fraca.
    Eu fiz uns testes com o multimetro e aparentemente o regulador de tensão está ok. Creio que o meu problema é que eu moro muito perto da empresa onde trabalho e a semana passada fui trabalhar com a moto todos os dias. Como é muito próximo e ando pouco não está dando tempo para carregar a bateria adequadamente. Esta minha suspeita é porque estou tendo o mesmo problema com o carro ultimamente.
    Se eu deixo a moto parada sem funcionar por uns 2 ou 3 dias a partida fica bem mais lenta sim. E o pior é que já ouvi mesmo sobre a dificuldade e o preço desta bateria. O cara da loja que me vendeu o xenon disse que têm um amigo que traz dos EUA e revende na região de Sampa. Dependendo do preço vou encomendar dele. Se não me engano é a mesma bateria da R1.
    Deixei a moto hoje no mexânico para ele regular o carburador de novo, pois está muito gastona, e aproveitei para pedir para ele dar uma olhadinha nisso também.
    Morar perto é bom, mas têm este inconveniente. Laughing
    Quanto à iluminação eu gostei bastante. Ficou outra coisa, principalmente se comparado com as lâmpadas normais.
    Só espero não ter problemas com a polícia por causa disso, mas pra falar a verdade não estou muito preocupado não, pois à noite que é quando o xenon chama mais a atenção têm muito pouca polícia na rua e durante o dia nem preciso ligar o farol. Só a lanterna é suficiente.
    De qualquer maneira vou andar com as lâmpadas normais e caso eles me pararem eu já troco na hora. Talvez isso não evite a multa, mas pelo menos evita a apreenção da moto né!
    No Sábado agora vou para Aparecida do Norte com uma galera do Clube XT e vou aproveitar para ver se a bateria vai carregar blz e principalmente segurar a carga né! Se tiver afim de fazer este passeio também vamo embora. Vamos e voltamos no mesmo dia. O link do tópico é: http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=24107&postdays=0&c=1&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=0
    Estão todos convidados.
    Jayme
    Jayme


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 01/04/2008

    Xenon Empty Xenon na TDM

    Mensagem  Jayme Qui maio 07, 2009 5:08 pm

    Altrão escreveu:Bustamante,

    O Xenon que instalei têm dois reatores. Um para cada lâmpada.
    Quando preciono o lampejador sem o farol baixo estar aceso a lâmpada acende normalmente, por isso que acredito que a bateria é que está fraca.
    Eu fiz uns testes com o multimetro e aparentemente o regulador de tensão está ok. Creio que o meu problema é que eu moro muito perto da empresa onde trabalho e a semana passada fui trabalhar com a moto todos os dias. Como é muito próximo e ando pouco não está dando tempo para carregar a bateria adequadamente. Esta minha suspeita é porque estou tendo o mesmo problema com o carro ultimamente.
    Se eu deixo a moto parada sem funcionar por uns 2 ou 3 dias a partida fica bem mais lenta sim. E o pior é que já ouvi mesmo sobre a dificuldade e o preço desta bateria. O cara da loja que me vendeu o xenon disse que têm um amigo que traz dos EUA e revende na região de Sampa. Dependendo do preço vou encomendar dele. Se não me engano é a mesma bateria da R1.
    Deixei a moto hoje no mexânico para ele regular o carburador de novo, pois está muito gastona, e aproveitei para pedir para ele dar uma olhadinha nisso também.
    Morar perto é bom, mas têm este inconveniente. Laughing
    Quanto à iluminação eu gostei bastante. Ficou outra coisa, principalmente se comparado com as lâmpadas normais.
    Só espero não ter problemas com a polícia por causa disso, mas pra falar a verdade não estou muito preocupado não, pois à noite que é quando o xenon chama mais a atenção têm muito pouca polícia na rua e durante o dia nem preciso ligar o farol. Só a lanterna é suficiente.
    De qualquer maneira vou andar com as lâmpadas normais e caso eles me pararem eu já troco na hora. Talvez isso não evite a multa, mas pelo menos evita a apreenção da moto né!
    No Sábado agora vou para Aparecida do Norte com uma galera do Clube XT e vou aproveitar para ver se a bateria vai carregar blz e principalmente segurar a carga né! Se tiver afim de fazer este passeio também vamo embora. Vamos e voltamos no mesmo dia. O link do tópico é: http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=24107&postdays=0&c=1&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=0
    Estão todos convidados.

    Fala, Urso, blz?

    Instalei o xenon na minha tb há algum tempo (tem fotos no meu album lá no XT600). Inicialmente, tive alguns problemas de lâmpadas apagando ao acender o xenon. Também tive problemas com fusíveis, pois o xenon, apesar de gastar MENOS que uma lâmpada halógena, necessita de mais corrente ao ser acionado e aí que os problemas acontecem (deve ocorrer um transtório, a corrente fica muito alta e com isso os problemas decorrentes). Depois de ligado e estabilizado, ele exige menos corrente que as lâmpadas originais.

    A solução foi não utilizar a fiação original (chicotes da moto), mas montar um circuito paralelo só pro xenon. Além disso, manter a bateria sempre com boa carga. Pra vc ter uma idéia, estou usando na minha uma bateria de 7A (estou com outra original, de maior amperagem, na caixa, mas enquanto a atual estiver funcionando, vou nela mesma). Como não rodo direto na moto, tenho um carregador eletrônico que volta e meia deixo plugado na bateria da moto pra manter sua carga. Assim, uma bateria de7A dá conta do recado, mas tem que estar com boa carga. Depois que o xenon está ligado, ele vai consumir sua bateria menos que as lâmpadas halógenas.

    Procure regular o facho do farol baixo bem pra baixo pra não ofuscar os outros (vc já deve ter percebido que o facho do baixo tem a linha cut-off bem definida por conta da lente tipo projetor dele). Quanto ao farol alto, a lente é refletora e não dá pra fazer muita coisa, espalha muita luz. Procurei deixá-la também o mais baixo possível.

    Outra coisa, estou utilizando o de 6.000K, que é o mais branco e o que oferece mais luz. Os de 8 e 10.000K são muito azulados e oferecem menos luz, além de chamarem mais a atenção.

    Espero ter-lhe ajudado.

    Abraços

    Jayme
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Xenon Empty Re: Xenon

    Mensagem  Altrão Qui maio 07, 2009 11:51 pm

    Fala Jayme,

    Blz?
    Eu tinha visto sua postagem lá no clube XT600 sobre o Xenon. Aliás muito bom ter estas experiências relatadas, pois servem de muita ajuda para todos.
    O Xenon que instalei na minha moto também é de 6000 e como você disse ilumina muito bem. Infelizmente eu não tive oportunidade de testá-lo na estrada, pois sofri um acidente e a motoca ainda está toda desmontada aguardando peças. Assim que eu for montá-la irei me lembra dessa dica de ligar o Xenom separadamente do Chicote e também estarei atento à regulagem, pois a última coisa que quero é ofuscar a vista de alguém, seja na estrada ou na cidade.

    Valeu!
    Eduardo
    Eduardo


    Mensagens : 36
    Data de inscrição : 11/08/2008
    Idade : 56
    Localização : Passo Fundo - RS

    Xenon Empty Re: Xenon

    Mensagem  Eduardo Sex maio 08, 2009 2:02 am

    Altrão, troquei e bateria da minha TDM semana retrasada, do tamanha da original, só achei da brandy e yusa, achei na prover motos ( www.provermotos.com.br ) o modelo é a YT12B-BS a vista saiu R$ 304,00.
    Abraço!
    Jayme
    Jayme


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 01/04/2008

    Xenon Empty Bateria TDM

    Mensagem  Jayme Sex maio 08, 2009 12:15 pm

    Eduardo escreveu:Altrão, troquei e bateria da minha TDM semana retrasada, do tamanha da original, só achei da brandy e yusa, achei na prover motos ( www.provermotos.com.br ) o modelo é a YT12B-BS a vista saiu R$ 304,00.
    Abraço!

    Blz, Eduardo, tem que tomar cuidado porque nos catálogos dizem existir uma outra bateria que cabe em nossas motos, mas não cabe. Já caí nessa uma vez mas conseguir trocá-la por outra.

    Cuidado com a bateria Brandy, é uma porcaria, se durar um ano é muito. Essa marca faz uma bateria que tem as mesmas especificações da original da TDM (dimensões, amperagem). Já comprei dela e me dei mal, não durou nada.

    É melhor pagar um pouco mais caro e levar Yuasa.

    Abraços!
    Jayme
    Jayme


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 01/04/2008

    Xenon Empty TDM

    Mensagem  Jayme Sex maio 08, 2009 12:18 pm

    Altrão escreveu:Fala Jayme,

    Blz?
    Eu tinha visto sua postagem lá no clube XT600 sobre o Xenon. Aliás muito bom ter estas experiências relatadas, pois servem de muita ajuda para todos.
    O Xenon que instalei na minha moto também é de 6000 e como você disse ilumina muito bem. Infelizmente eu não tive oportunidade de testá-lo na estrada, pois sofri um acidente e a motoca ainda está toda desmontada aguardando peças. Assim que eu for montá-la irei me lembra dessa dica de ligar o Xenom separadamente do Chicote e também estarei atento à regulagem, pois a última coisa que quero é ofuscar a vista de alguém, seja na estrada ou na cidade.

    Valeu!

    Caraca, Urso, espero que vc não tenha sofrido nada nesse acidente. À medida que for precisando de peças pra motoca, avise a gente, que talvez possamos ajudar em alguma coisa!

    A TDM tem um freio traseiro que trava a roda fácil, fácil, não sei se foi seu caso... Se não foi, fique atento para ele não te jogar no chão numa freiada mal planejada.

    Abraços!
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Xenon Empty Re: Xenon

    Mensagem  Altrão Sex maio 08, 2009 9:19 pm

    Então Jayme, no meu caso o problema foi óleo na pista mesmo! Eu uso muito o pouco o freio traseiro. Uso mais para uma correção de rota e em pouquissimas situações.
    Quanto as peças eu já estou precisando e estou com muita dificuldade de encontrar. Onde encontrei, até pela referência de um amigo aqui do forum, vai sair muito caro. Muitas peças eu consegui recuperar, mas a carenagem frontal e aquele fundo do painel preto, estes não têm como recuperar. Só comprando novos mesmo.

    De qualquer maneira muito obrigado.
    avatar
    Bustamante


    Mensagens : 159
    Data de inscrição : 30/07/2008
    Idade : 58
    Localização : São Paulo / SP

    Xenon Empty Xenon

    Mensagem  Bustamante Ter Out 12, 2010 2:10 am

    Pessoal,

    Instalei Xenon na TDM 900 e gostaria de passar algumas impressões e fazer alguns comentários:

    Comprei um kit de 5.000K no e-bay + dois relês auxiliares de 40A e 4 pinos + 2 adaptadores no ebay para lâmpada H7 + fios + espaguete comum + espaguete termo retrátil + terminais + porta fusível + fusível de 20A + chapa de alumínio (120 mm x 170 mm x 2mm) + abraçadeiras de nylon. Puxei 2 fios grossos direto da bateria até o painel frontal sendo o positivo com fusível de 20A (Observe que o fusível deve ser de 20A e os fios devem suportar no mínimo esta corrente). Embutido na carenagem dianteira direita fixei com abraçadeiras de nylon o suporte de alumínio contendo os reatores + relês + starters. O xenon é plug in play e não tem como ligar errado, mas para detalhar o sistema original da moto (positivo do soquete da lâmpada) irá pilotar a bobina do relê que por sua vez libera a alimentação do xenon direto da bateria (um sistema deste para o baixo e outro para o alto). Fixei as lâmpadas xenon com os adaptadores que comprei e ficou perfeito (nada de fazer gambiarra entortando a presilha para conseguir fixar a lâmpada). Recortei a guarnição de borracha que veio no xenon para efetuar a vedação na parte interna do adaptador das lâmpadas e a guarnição original do farol faz a vedação externa do adaptador (Veda perfeitamente e nada de aplicar silicone para vedar). O xenon entre 4.300K a 5.000K são os que mais iluminam (maior quantidade de lúmens) sendo que o de 5.000k tem uma luz totalmente branca e o de 4.300K é ligeiramente amarelado. K quer dizer unidade de medida em Kelvin que corresponde a temperatura da lâmpada, ou seja, a cor da lâmpada. Não confundam com lúmens que é a unidade de medida para a intensidade ou poder de iluminação. O de 5.000K ficou muito bom, se destaca dos demais no trânsito (para mim fica mais bonito do que faróis amarelados ou azulados) e ilumina muito bem, entretanto testei hoje o xenon em piso molhado e neblina e ele deixa um pouco a desejar. Acredito que o de 4.300K leve vantagem nestas condições (já li à respeito), inclusive nas décadas de 70 e 80 utilizavam faróis de neblina amarelos para melhorar a visibilidade nestas condições e tem fundamento esta prática. Se eu fosse comprar um kit de xenon novo hoje (sem levar em consideração aparência, tuning, etc) compraria o de 4.300K que atende melhor em condições adversas (neblina, chuva, etc) além de não chamar a atenção da fiscalização. Outro detalhe, como a luz de xenon demora uns 10 segundos para chegar na luminosidade de trabalho, o relampejo fica "meio manco" e se o condutor utiliza muito o relampejo (ex. nos corredores em trânsito urbano) recomendo colocar o xenon somente no baixo e no alto colocar lâmpada halógena com a mesma temperatura em Kelvin (ex. para Xenon de 5.000 K colocar a lâmpada Diamond vision de 5.000 k no alto e assim por diante). Mais uma informação importante, quando se liga o xenon ocorre uma corrente transitória (pico de corrente) então sempre que ligarem a moto (no caso das TDMs 900 que não desligam o farol) deixem o farol alto apagado para não "dar uma paulada" na bateria e no sistema elétrico (retificador, alternador, etc). Nas TDMs 850 desligar os faróis antes de ligar a moto e ligar um farol de cada vez.

    Dá um pouco de trabalho, mas é possível legalizar xenon para motos até 6.000K (Primeiramente deve-se efetuar uma solicitação ao órgão competente na sua cidade, submeter o veículo à vistoria, apresentar a nota fiscal de compra do xenon e a autorização é feita no documento. Caso contrário o condutor poderá sofrer multa de R$127,00, 5 pontos na carteira e retenção do documento / veículo para regularização (troca por lâmpada halógena).

    Um abraço,

    Bustamante.
    avatar
    Thalles Wildhagen


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 29/10/2010
    Idade : 47
    Localização : RJ

    Xenon Empty Quais lâmpadas devi comprar?

    Mensagem  Thalles Wildhagen Sáb Out 30, 2010 9:54 pm

    Prezado Bustamante,
    Possuo uma TDM 850 há três meses e as lâmpadas originais deixam a desejar, então, preciso de uma melhor qualidade de iluminação. Penso em colocar a diamont vision em ambos (baixo e alto), que conforme vc mencionou, 5.000 k, darão, em tese uma melhor visibilidade. A questão é qual a lâmpada? h1 ou h3? h1 no baixo e h3 no alto? O que acha?
    Obrigado pela ajuda.
    Thalles.

    Bustamante escreveu:Pessoal,

    Instalei Xenon na TDM 900 e gostaria de passar algumas impressões e fazer alguns comentários:

    Comprei um kit de 5.000K no e-bay + dois relês auxiliares de 40A e 4 pinos + 2 adaptadores no ebay para lâmpada H7 + fios + espaguete comum + espaguete termo retrátil + terminais + porta fusível + fusível de 20A + chapa de alumínio (120 mm x 170 mm x 2mm) + abraçadeiras de nylon. Puxei 2 fios grossos direto da bateria até o painel frontal sendo o positivo com fusível de 20A (Observe que o fusível deve ser de 20A e os fios devem suportar no mínimo esta corrente). Embutido na carenagem dianteira direita fixei com abraçadeiras de nylon o suporte de alumínio contendo os reatores + relês + starters. O xenon é plug in play e não tem como ligar errado, mas para detalhar o sistema original da moto (positivo do soquete da lâmpada) irá pilotar a bobina do relê que por sua vez libera a alimentação do xenon direto da bateria (um sistema deste para o baixo e outro para o alto). Fixei as lâmpadas xenon com os adaptadores que comprei e ficou perfeito (nada de fazer gambiarra entortando a presilha para conseguir fixar a lâmpada). Recortei a guarnição de borracha que veio no xenon para efetuar a vedação na parte interna do adaptador das lâmpadas e a guarnição original do farol faz a vedação externa do adaptador (Veda perfeitamente e nada de aplicar silicone para vedar). O xenon entre 4.300K a 5.000K são os que mais iluminam (maior quantidade de lúmens) sendo que o de 5.000k tem uma luz totalmente branca e o de 4.300K é ligeiramente amarelado. K quer dizer unidade de medida em Kelvin que corresponde a temperatura da lâmpada, ou seja, a cor da lâmpada. Não confundam com lúmens que é a unidade de medida para a intensidade ou poder de iluminação. O de 5.000K ficou muito bom, se destaca dos demais no trânsito (para mim fica mais bonito do que faróis amarelados ou azulados) e ilumina muito bem, entretanto testei hoje o xenon em piso molhado e neblina e ele deixa um pouco a desejar. Acredito que o de 4.300K leve vantagem nestas condições (já li à respeito), inclusive nas décadas de 70 e 80 utilizavam faróis de neblina amarelos para melhorar a visibilidade nestas condições e tem fundamento esta prática. Se eu fosse comprar um kit de xenon novo hoje (sem levar em consideração aparência, tuning, etc) compraria o de 4.300K que atende melhor em condições adversas (neblina, chuva, etc) além de não chamar a atenção da fiscalização. Outro detalhe, como a luz de xenon demora uns 10 segundos para chegar na luminosidade de trabalho, o relampejo fica "meio manco" e se o condutor utiliza muito o relampejo (ex. nos corredores em trânsito urbano) recomendo colocar o xenon somente no baixo e no alto colocar lâmpada halógena com a mesma temperatura em Kelvin (ex. para Xenon de 5.000 K colocar a lâmpada Diamond vision de 5.000 k no alto e assim por diante). Mais uma informação importante, quando se liga o xenon ocorre uma corrente transitória (pico de corrente) então sempre que ligarem a moto (no caso das TDMs 900 que não desligam o farol) deixem o farol alto apagado para não "dar uma paulada" na bateria e no sistema elétrico (retificador, alternador, etc). Nas TDMs 850 desligar os faróis antes de ligar a moto e ligar um farol de cada vez.

    Dá um pouco de trabalho, mas é possível legalizar xenon para motos até 6.000K (Primeiramente deve-se efetuar uma solicitação ao órgão competente na sua cidade, submeter o veículo à vistoria, apresentar a nota fiscal de compra do xenon e a autorização é feita no documento. Caso contrário o condutor poderá sofrer multa de R$127,00, 5 pontos na carteira e retenção do documento / veículo para regularização (troca por lâmpada halógena).

    Um abraço,

    Bustamante.
    avatar
    Thalles Wildhagen


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 29/10/2010
    Idade : 47
    Localização : RJ

    Xenon Empty Re: Xenon

    Mensagem  Thalles Wildhagen Sáb Out 30, 2010 9:55 pm

    Bustamante escreveu:Pessoal,

    Instalei Xenon na TDM 900 e gostaria de passar algumas impressões e fazer alguns comentários:

    Comprei um kit de 5.000K no e-bay + dois relês auxiliares de 40A e 4 pinos + 2 adaptadores no ebay para lâmpada H7 + fios + espaguete comum + espaguete termo retrátil + terminais + porta fusível + fusível de 20A + chapa de alumínio (120 mm x 170 mm x 2mm) + abraçadeiras de nylon. Puxei 2 fios grossos direto da bateria até o painel frontal sendo o positivo com fusível de 20A (Observe que o fusível deve ser de 20A e os fios devem suportar no mínimo esta corrente). Embutido na carenagem dianteira direita fixei com abraçadeiras de nylon o suporte de alumínio contendo os reatores + relês + starters. O xenon é plug in play e não tem como ligar errado, mas para detalhar o sistema original da moto (positivo do soquete da lâmpada) irá pilotar a bobina do relê que por sua vez libera a alimentação do xenon direto da bateria (um sistema deste para o baixo e outro para o alto). Fixei as lâmpadas xenon com os adaptadores que comprei e ficou perfeito (nada de fazer gambiarra entortando a presilha para conseguir fixar a lâmpada). Recortei a guarnição de borracha que veio no xenon para efetuar a vedação na parte interna do adaptador das lâmpadas e a guarnição original do farol faz a vedação externa do adaptador (Veda perfeitamente e nada de aplicar silicone para vedar). O xenon entre 4.300K a 5.000K são os que mais iluminam (maior quantidade de lúmens) sendo que o de 5.000k tem uma luz totalmente branca e o de 4.300K é ligeiramente amarelado. K quer dizer unidade de medida em Kelvin que corresponde a temperatura da lâmpada, ou seja, a cor da lâmpada. Não confundam com lúmens que é a unidade de medida para a intensidade ou poder de iluminação. O de 5.000K ficou muito bom, se destaca dos demais no trânsito (para mim fica mais bonito do que faróis amarelados ou azulados) e ilumina muito bem, entretanto testei hoje o xenon em piso molhado e neblina e ele deixa um pouco a desejar. Acredito que o de 4.300K leve vantagem nestas condições (já li à respeito), inclusive nas décadas de 70 e 80 utilizavam faróis de neblina amarelos para melhorar a visibilidade nestas condições e tem fundamento esta prática. Se eu fosse comprar um kit de xenon novo hoje (sem levar em consideração aparência, tuning, etc) compraria o de 4.300K que atende melhor em condições adversas (neblina, chuva, etc) além de não chamar a atenção da fiscalização. Outro detalhe, como a luz de xenon demora uns 10 segundos para chegar na luminosidade de trabalho, o relampejo fica "meio manco" e se o condutor utiliza muito o relampejo (ex. nos corredores em trânsito urbano) recomendo colocar o xenon somente no baixo e no alto colocar lâmpada halógena com a mesma temperatura em Kelvin (ex. para Xenon de 5.000 K colocar a lâmpada Diamond vision de 5.000 k no alto e assim por diante). Mais uma informação importante, quando se liga o xenon ocorre uma corrente transitória (pico de corrente) então sempre que ligarem a moto (no caso das TDMs 900 que não desligam o farol) deixem o farol alto apagado para não "dar uma paulada" na bateria e no sistema elétrico (retificador, alternador, etc). Nas TDMs 850 desligar os faróis antes de ligar a moto e ligar um farol de cada vez.

    Dá um pouco de trabalho, mas é possível legalizar xenon para motos até 6.000K (Primeiramente deve-se efetuar uma solicitação ao órgão competente na sua cidade, submeter o veículo à vistoria, apresentar a nota fiscal de compra do xenon e a autorização é feita no documento. Caso contrário o condutor poderá sofrer multa de R$127,00, 5 pontos na carteira e retenção do documento / veículo para regularização (troca por lâmpada halógena).

    Um abraço,

    Bustamante.
    avatar
    Bustamante


    Mensagens : 159
    Data de inscrição : 30/07/2008
    Idade : 58
    Localização : São Paulo / SP

    Xenon Empty Xenon

    Mensagem  Bustamante Seg Nov 01, 2010 12:04 am


    Boa noite Thalles,


    Esta questão de luminosidade é muito discutível e existem muitos paradigmas à respeito. A cor natural para uma lâmpada halógena incandescente é por volta dos 3.200K (amarelada) e para utilizar lâmpadas halógenas mais brancas (aumentando os Ks) os fabricantes de lâmpadas utilizam filtros no vidro do bulbo para reter algumas gamas de cores e deixar passar outras (não sei bem explicar mas deve ser assim) então com este processo de filtragem a quantidade de luminosidade em Lumens cai (poder de iluminação). Nas lâmpadas de xenon também o princípio é o mesmo, porém a diferença é que a cor natural do xenon se dá por volta dos 4.300K (mais branco que os 3.200K da halógena) e acrescendo-se filtros no xenon para atingir cores diferentes 6.000K, 8000K, etc reduz-se o poder de iluminação. Entretanto é fato que o xenon ilumina mais do que a lâmpada halógena. Outro fator é que a lâmpada levemente amarelada (entre 3.200 a 4300K) possui uma capacidade de iluminar melhor em condições extremas de utilização como neblina, chuva, etc, mas as cores mais brancas estão na moda hoje em dia e eu particularmente as acho mais bonitas (não que sejam melhores). Se você quiser aumentar a eficiência dos seus faróis sem fazer questão da "beleza" eu recomendo você colocar um xenon de 4.300K e como raramente se utiliza o farol alto, coloque somente no baixo. Se você quiser aumentar a eficiência dos seus faróis e fizer questão de um farol mais branco eu recomendo você colocar um xenon de 5.000K no baixo e como raramente se utiliza o farol alto, coloque uma lâmpada Diamond vision no alto (que também é de 5.000K e de 50W). Não sei se te ajudei ou o deixei mais confuso. Quando ao modelo da lâmpada (H1, H3, etc), não sei quais os modelos que a TDM 850 utiliza (Por favor dê uma procurada no manual do proprietário ou manual de serviço). Eu acho que são H1 e H3, mas não sei qual é a do alto e do baixo.

    Um abraço,

    Bustamante.
    avatar
    Thalles Wildhagen


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 29/10/2010
    Idade : 47
    Localização : RJ

    Xenon Empty Xenon

    Mensagem  Thalles Wildhagen Seg Nov 01, 2010 12:29 am

    Bustamante,
    Boa noite...muito obrigado pelos esclarecimentos...foram de grande valia...vou começar a procurar para equipar a motoca...confesso que gosto muito da luz branca e, aqui no RJ, os carros respeitam mais no trânsito, não sei se porque chama mais atenção nos retrovisores ou pela própria luminosidade em si.
    Forte abraço.
    Thalles

    Bustamante escreveu:
    Boa noite Thalles,


    Esta questão de luminosidade é muito discutível e existem muitos paradigmas à respeito. A cor natural para uma lâmpada halógena incandescente é por volta dos 3.200K (amarelada) e para utilizar lâmpadas halógenas mais brancas (aumentando os Ks) os fabricantes de lâmpadas utilizam filtros no vidro do bulbo para reter algumas gamas de cores e deixar passar outras (não sei bem explicar mas deve ser assim) então com este processo de filtragem a quantidade de luminosidade em Lumens cai (poder de iluminação). Nas lâmpadas de xenon também o princípio é o mesmo, porém a diferença é que a cor natural do xenon se dá por volta dos 4.300K (mais branco que os 3.200K da halógena) e acrescendo-se filtros no xenon para atingir cores diferentes 6.000K, 8000K, etc reduz-se o poder de iluminação. Entretanto é fato que o xenon ilumina mais do que a lâmpada halógena. Outro fator é que a lâmpada levemente amarelada (entre 3.200 a 4300K) possui uma capacidade de iluminar melhor em condições extremas de utilização como neblina, chuva, etc, mas as cores mais brancas estão na moda hoje em dia e eu particularmente as acho mais bonitas (não que sejam melhores). Se você quiser aumentar a eficiência dos seus faróis sem fazer questão da "beleza" eu recomendo você colocar um xenon de 4.300K e como raramente se utiliza o farol alto, coloque somente no baixo. Se você quiser aumentar a eficiência dos seus faróis e fizer questão de um farol mais branco eu recomendo você colocar um xenon de 5.000K no baixo e como raramente se utiliza o farol alto, coloque uma lâmpada Diamond vision no alto (que também é de 5.000K e de 50W). Não sei se te ajudei ou o deixei mais confuso. Quando ao modelo da lâmpada (H1, H3, etc), não sei quais os modelos que a TDM 850 utiliza (Por favor dê uma procurada no manual do proprietário ou manual de serviço). Eu acho que são H1 e H3, mas não sei qual é a do alto e do baixo.

    Um abraço,

    Bustamante.
    [b]
    GANSO
    GANSO


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 10/04/2013

    Xenon Empty xenon piscando

    Mensagem  GANSO Qua Abr 17, 2013 3:28 am

    Quando o xenon fica piscando é só você pegar o fio terra do reator, e colocar direto no chassi ou seja faz o aterramento dele direto no quadro da moto. Exemplo: Em vez de ligar no terra que vem da chave de luz, liga o ateramento do reator direto em algum parafuso que seja fixo no quadro da moto.

    Foi assim que resolví o problema do meu xenon, depois de testar 3 ratores novos e continuar piscando.

    Conteúdo patrocinado


    Xenon Empty Re: Xenon

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 08, 2024 11:45 am