Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

4 participantes

    Me apresentando..

    avatar
    moacyroa


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 01/04/2013

    Me apresentando.. Empty Me apresentando..

    Mensagem  moacyroa Sex Abr 12, 2013 1:38 pm

    Meu nome é Moacyr tenho 57 anos e acabei de adquirir uma TDM 850 1998 Amarelo / Preto, estou muito satisfeito com a moto, já possui CB, XT´s, Shadow e Drag Star...mas a melhor moto que pilotei está sendo a TDM.
    Gostaria de compartilhar experiências sobre essa moto....qual o melhor tipo de óleo para ela, Yamalub...Motul, mineral ou sintético??

    Assim que puder posto a foto da moto...abs
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Me apresentando.. Empty ME APRESENTANDO

    Mensagem  Sidarta Dom Abr 14, 2013 1:18 am

    Seja muito bem vindo Moacyroa! cheers

    A TDM é desse jeito; deu uma volta se apaixona na hora. Desejo bons passeios para
    voce e que a nova moto, possa lhe proporcionar muita alegria.
    Quanto ao óleo, é um questionamento de praxe nos sites (Nacional/gringos) específicos da TDM. A discussão leva para várias opiniões, devido as experiências pessoais que cada um vive no dia a dia. Alguns utilizam o mineral, outros o semi e outros o sintético. Nunca vi ninguém reclamar sobre danos no motor, devido ao uso desse ou daquele. Já vi reclamarem sim, de danos devido a falta de óleo por descuido ou mesmo por desconhecerem a característica da TDM 850 que baixa óleo(sim). Na Europa a TDM existe desde 1991 e o consumo de óleo é outro tópico motivo de várias discussões por lá. Desde que comprei a motocicleta em abril de 2011, utilizo o motul 3000. A moto havia sido revisada e o mecânico informou, que esse era o óleo que o antigo dono utilizava e também o óleo que eles utilizavam, para as motocicletas que passavam pela loja. Embora até o presente eu
    tenha utilizado o motul, não significa que o vejo como único. Tenho amigos que utilizam o Yamalube, outros o Motul 3000 ou 5000 em várias motocicletas de grande porte. A conclusão que se chega, é que óbvio se deve seguir a especificação recomendada pela Yamaha ou seja: classificação do óleo de motor recomendado: Serviço API SE, SF, SG ou maior.
    sendo: para o clima Europeu(SAE 10W-30 SAE 10W-40 SAE 15W-40 SAE 20W-40
    e para o nosso caso Brasil SAE 20W-50. Estando dentro da especificação acima todos óleos conhecidos lhe atenderão bem. Pretendo para a próxima troca experimentar o Yamalube.
    Sua atenção deve ser voltada para conferir sempre o nível e o resto é só alegria.
    Voce deve ser um cara legal, pelo bom gosto em escolher um senhora motocicleta.

    Felicidades com a jóia dourada!

    Grande abraço!






    Última edição por Sidarta em Dom Abr 14, 2013 1:22 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acertos na grafia)
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Me apresentando.. Empty Re: Me apresentando..

    Mensagem  Altrão Dom Abr 14, 2013 12:58 pm

    Moacyr,

    Sidarta já explicou muito bem a questão do óleo. A TDM realmente baixa um pouco o óleo. Eu sempre que faço longas viagens levo um litro ou mais para completar quando necessário. Porém têm que tomar cuidado, pois ela também esconde óleo pois têm carter seco, como as XT's, Ténéré's e afins. Então tome cuidado para não colocar óleo em excesso também.
    Eu estava utilizando o Motul 3000 que é um ótimo óleo, porém nas últimas trocas coloquei um óleo da Ipiranga para motos. Gostei do resultado e principalmente pela disponibilidade desse óleo em quase todos os postos Ipiranga nas estradas por aí. Mas conforme já falado pelo amigo Sidarta, o importante é seguir as recomendações da Yamaha quanto às especificações do óleo.
    Importante: jamais misture óleos minerais com sintéticos ou mesmo semi-sintéticos. Se for trocar o tipo de óleo, troque também o filtro e se possível faça um flush para não deixar resquício do óleo antigo.

    Boas estradas pra você!
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Me apresentando.. Empty ME APRESENTANDO

    Mensagem  Sidarta Dom Abr 14, 2013 2:25 pm

    Altrão escreveu:Moacyr,

    Eu estava utilizando o Motul 3000 que é um ótimo óleo, porém nas últimas trocas coloquei um óleo da Ipiranga para motos. Gostei do resultado e principalmente pela disponibilidade desse óleo em quase todos os postos Ipiranga nas estradas por aí.
    Boas estradas pra você!

    Senhores, vejam bem; cada troca de mensagem é um verdadeiro garimpo. Vivendo e aprendendo obtive mais uma informação sobre outra opção de óleo, haja visto como foi informado é uma opção mais disponível nas estradas.

    Valeu Altrão.

    OBS: Às vezes deixamos de nos comunicarmos por talvez achar que trata-se de assunto repetitivo. Lêdo engano, pois sempre temos algo para aprender nas entrelinhas escritas por qualquer um de nós. Cada palavra, se escrita no sentido de acrescentar, informar, compartilhar, tem sempre um bom retorno.

    Felicidades!


    Última edição por Sidarta em Seg Abr 15, 2013 2:53 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Acertos na grafia)
    avatar
    moacyroa


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 01/04/2013

    Me apresentando.. Empty Re: Me apresentando..

    Mensagem  moacyroa Ter Abr 16, 2013 3:47 am

    Hoje fui verificar o nível do óleo e realizei o procedimento descrito no manual: Deixar a moto na vertical, ligar o motor e deixar funcionando por 15 minutos e verificar o nível... e pasmem...não apareceu óleo nenhum no visor!
    Acho que vou descer todo o óleo e medir a quantidade rs... Bem acho que estou me adaptando a TDM...
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Me apresentando.. Empty Re: Me apresentando..

    Mensagem  Altrão Ter Abr 16, 2013 11:22 am

    Moacyr,

    Neste caso, ou está realmente com pouco óleo ou ela está escondendo. Isso pode mesmo acontecer por ela ser carter seco.
    Faça o que você disse mesmo: esgote todo o óleo do motor e veja quantos litros têm. Se a quantidade de óleo que sair estiver correta é porque ela está escondendo mesmo. Já aproveita e troque o filtro de óleo também. É o mesmo da XT600.


    Japoneis
    Japoneis


    Mensagens : 272
    Data de inscrição : 15/10/2009
    Localização : Barra Bonita - SP

    Me apresentando.. Empty Re: Me apresentando..

    Mensagem  Japoneis Ter Abr 16, 2013 9:47 pm

    Seja bem vindo Moacyr!
    Óleo na TDM é complicado de ver mesmo. Mas depois vc acostuma, rs
    abraço!

    Conteúdo patrocinado


    Me apresentando.. Empty Re: Me apresentando..

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 8:46 am