Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

5 participantes

    Pneus mistos TDM 900

    avatar
    João Dino Francisco Perei


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 13/05/2008

    Pneus mistos TDM 900 Empty Pneus mistos TDM 900

    Mensagem  João Dino Francisco Perei Qui Set 18, 2008 2:25 pm

    Conforme e-mail enviado ao Gustavo, pretendo viajar para Ushuaia agora em dezembro e, em razão do rípio, gostaria de colocar pneus mistos na TDM 900. Na traseira, tá fácil, porque o da V Strom tem medidas muito próximas, mas encontrar um pneu para a dianteira parece difícil. Pensei em colocar um aro 18 traseiro de outra moto, mas há restrições quanto ao peso e à velocidade. Socorro!
    GustavoCLAM (Em memória)
    GustavoCLAM (Em memória)


    Mensagens : 77
    Data de inscrição : 21/02/2008
    Idade : 50
    Localização : Campo Largo/PR

    Pneus mistos TDM 900 Empty Re: Pneus mistos TDM 900

    Mensagem  GustavoCLAM (Em memória) Sex Set 19, 2008 1:30 am

    Olá João Dino!! Vou responder lá na mensagem privada e aqui pra todos poderem participar do assunto.

    Como você comentou, é tranquilo colocar o pneu de V-Strom (ou Varadero/GS, etc) na roda traseira da TDM, como o Metzeler Tourance que está na minha moto.

    Na dianteira, já vi fotos de TDMs usando o Michelin Sirac 120/80 R 18, original de traseira de Teneré 600 e algumas KTMs, só que colocado invertido (pois na traseira ao pneu sofre com a tração no sentido de rodagem, na dianteira a força é de frenagem). Tem também, os Mitas, E7 e E8.

    Porém, eu acho desnecessário colocar um pneu misto pra rodar pelas estradas sem pavimentação da Argentina, pois elas são muito bem conservadas (sem buracos) e se elas estiverem com rípio fofo, pouco compactado, aí qualquer pneu normal vai dançar. Pruma situação dessas, só usando pneus de cross, o que fica inviável. Pro Ushuaia vão motos esportivas, Harleys, motos pequenas street (Fazer, Twister) e nenhuma delas teve seus pneus trocados.

    Acho que pra viajar basta colocar pneus novos, até porque 95% do trajeto é por asfalto, faltam, se não me engano, apenas 200 km de rípio, e este trecho pode ser vencido tranquilamente usando pneus on-road.

    Veja uma foto do livro do Renato Lopes, quando ele foi de GSXF:

    Pneus mistos TDM 900 Dsc06610

    A TDM está com o Sirac, mas as outras motos, fora a V-Strom, estão com pneus de asfalto, foram e voltaram sem problemas...
    avatar
    João Dino Francisco Perei


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 13/05/2008

    Pneus mistos TDM 900 Empty Pneu TDM 900 Rípio

    Mensagem  João Dino Francisco Perei Ter Set 30, 2008 6:47 pm

    Olá, Gustavo!

    Em primeiro lugar, muito obrigado pela orientação, que me deixa muito tranqüilo em relação a tomar, ou não, a atitude de colocar o Michelin Anakee na traseira, combinado com o Sirac 110/80 na dianteira, montado invertido. Maravilha!

    Tenho apenas mais uma dúvida: nosso grupo vai levar as respectivas esposas na garupa, de Buenos Aires a Ushuaia. Considerando esse aspecto, a opção pelo pneu misto seria mais viável?

    Obrigado.

    Dino
    GustavoCLAM (Em memória)
    GustavoCLAM (Em memória)


    Mensagens : 77
    Data de inscrição : 21/02/2008
    Idade : 50
    Localização : Campo Largo/PR

    Pneus mistos TDM 900 Empty Re: Pneus mistos TDM 900

    Mensagem  GustavoCLAM (Em memória) Qui Out 02, 2008 12:43 am

    Olá Dino: acho eu que o simples fato de levar garupa não vai influenciar a escolha dos pneus. Com qualquer pneu, o que a garupa, e/ou mais peso na moto vai influenciar é a calibragem.

    Pneus mistos como os Tourance ou Anakee tem sulcos mais profundos e podem durar mais (rendimento quilométrico). Por isso que optei por usar/testar um desses.

    Lembrei que existe um opção bem barata para colocar na dianteira, que é usar pneus traseiros da Tornado (110 ou 120R18) e da Lander, aí temos uma gama de opções, desde importados, passando pelo MT 60, pelo Enduro 3 original, até os Rinaldi e Maggion. Já usei o Maggion e achei-o um pneu tão bom quanto os de marcas mais famosas.

    Para a viagem que você pretende fazer (Ushuaia) não vejo problemas em usar um pneu desses. Se você fosse usar a moto esportivamente (altas velocidades, curvas acentuadas e tal) aí tem que usar um bom pneu pra asfalto (Pilot Road, BT 021, etc).

    Espero ter ajudado!!!
    avatar
    João Dino Francisco Perei


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 13/05/2008

    Pneus mistos TDM 900 Empty Pneus mistos TDM 900

    Mensagem  João Dino Francisco Perei Ter Out 28, 2008 5:40 pm

    Olá, Gustavo!

    Ói nós aqui de novo!

    Depois das nossas conversas, optei por colocar o michelin sirac 120/80/18 a frente - invertido - e o michelin anakee 150/17/80 da V-strom para a traseria. O sirak encontrei com facilidade, mas o anakee já está em falta no mercado. Alguma dica? A propósito, se fosse colocar pneus street que opções há - de boa qualidade - no mercado para a dianteira, que tem essa medida rara de 18 / 120/80?

    Forte abraço.

    Dino
    GustavoCLAM (Em memória)
    GustavoCLAM (Em memória)


    Mensagens : 77
    Data de inscrição : 21/02/2008
    Idade : 50
    Localização : Campo Largo/PR

    Pneus mistos TDM 900 Empty Re: Pneus mistos TDM 900

    Mensagem  GustavoCLAM (Em memória) Qua Out 29, 2008 8:05 pm

    Olá Dino!!

    Estou usando o Metzeler Tourance 150/70R17, também de V-Strom e não senti nehuma diferença de pilotagem.

    Pessoal fala muito bem desta loja: www.zoommotocenter.com.br, revendedor Metzeler e Pireli, em Belo Horizonte, enviam pra todo o Brasil.

    Pneus pra asfalto tem os que são mais fáceis de encontrar: o Michelin Pilot Road 1 e 2, e os Bridgestone BT 20 e 21. Os PR 1 e BT20 são mais antigos, mas funcionam muito bem, e ainda alguma loja pode tê-los em estoque. Tem também pra traseira (160/60).
    avatar
    João Dino Francisco Perei


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 13/05/2008

    Pneus mistos TDM 900 Empty Pneus mistos TDM 900

    Mensagem  João Dino Francisco Perei Ter Nov 11, 2008 6:00 pm

    Olá, Gustavo!

    Não sei se você chegou a ler meu e-mail anterior, mas um colega me questionou se, ao invertermos o Michelin Sirac 120/18/80 para colocá-lo na dianteira, não haveria problema de escoamento de água, já que os gomos ficariam ao contrário? Se olharmos o pneu no sentido orginal, veremos que os desenhos formam uma seta para trás que ajuda a furar a água. Invertido, a seta muda de posição na primeira parte, mas depois continua a escoar para trás.

    Outro ponto, qual a durabilidade do metzeller tourance na traseia? e que pneu você está usando na dianteira para combinar?

    Abraços.

    Dino
    GustavoCLAM (Em memória)
    GustavoCLAM (Em memória)


    Mensagens : 77
    Data de inscrição : 21/02/2008
    Idade : 50
    Localização : Campo Largo/PR

    Pneus mistos TDM 900 Empty Re: Pneus mistos TDM 900

    Mensagem  GustavoCLAM (Em memória) Seg Nov 17, 2008 12:04 am

    Oi Dino!! Respondi lá no outro tópico sobre a drenagem do Sirac...

    Tenho rodado muito pouco na TDM, e se não estou enganado, o Tourance está com 3.600 km, e os sulcos estão com 7 mm de profundidade na regial central... quando comprei-o, usado, com pouco mais de 1.000 km, ele tinha 8,5 mm. Dá 2.400 km por mm (hehe). Estimo então 20.400 km desde novo até zerar, ou 16.800 km até chegar nos 1,5 mm de sulcos. Não sei se o desgaste é linear, ou se aumenta ou diminui com o tempo... mas dá pra se ter uma idéia.

    Na dianteira uso o Pirelli MTR 23, um pneu já fora de linha, que está com 11.300 km, e está bem gasto. Vou ter que trocar e acho que vou usar um Pilot Road 2, bem relatado pelas revistas e testes, e que tem facilidade de compra pra mim aqui.
    avatar
    João Dino Francisco Perei


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 13/05/2008

    Pneus mistos TDM 900 Empty Pneus mistos TDM 900

    Mensagem  João Dino Francisco Perei Sex Nov 21, 2008 11:14 pm

    Olá, Gustavo!

    Depois de tanta informação, acabei por ser conservador na escolha e vou colocar pneus street na TDM, os pilot da Michelin. Fiquei um pouco preocupado com a inversão do sirac na dianteira e com um pouco de receio. O Renato Lopes, por exemplo, disse que o Jefferson não havia feito a inversão e que os mecânicos tinham achado o uso do Sirac na dianteira perigoso. Numa viagem dessas, qualquer dúvida deve ser sinal de alerta. Fui, portanto, conservador e segui a primeira orientação dada por você: manter os pneus street.

    Comprei o livro do Renato e pretendo dar uma olhada neste final de semana!

    Minha dúvida agora - para continuarmos o papo - é quanto à durabildiae média das pastilhas de freio. Você tem alguma idéia?

    Sim, acredito que, no final da viagem, eu devo chegar a Barsília com o pilot no osso ou até trocá-lo assim que cruzarmos a fronteira. Afinal são 15mil daqui até Ushuaia ida e volta.

    Forte Abraço.

    Obrigado!

    Dino
    CARLOS-BSB
    CARLOS-BSB


    Mensagens : 94
    Data de inscrição : 01/01/2010
    Idade : 51
    Localização : Brasília-DF

    Pneus mistos TDM 900 Empty Pneus mais off na TDM

    Mensagem  CARLOS-BSB Qui Jan 07, 2010 1:32 am

    Este tópico deveria ir pra seção Pneus.
    Olha essas fotos... quem entende inglês (não é o meu caso) melhor ainda: http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=98401&page=94
    gluedtke
    gluedtke


    Mensagens : 154
    Data de inscrição : 22/01/2010
    Idade : 57
    Localização : São Leopoldo - RS

    Pneus mistos TDM 900 Empty Pneus mais off na TDM

    Mensagem  gluedtke Qui Fev 16, 2012 11:00 am

    Olá Galera, tudo bom com vocês?

    Recentemente fiz uma viagem para o Deserto do Atacama com minha TDM como no nosso projeto inicial nosso plano era fazer o Paso de Água Negra na ida e o Paso de San Francisco na volta, fiquei receoso de ir com os pneus Street e então coloquei os pneus Metzeler da Vstrom na traseira e o Michelin Sirac 120/18/80 na dianteira.
    Fiz isso só porque no Paso de Água Negra temos 120km de rípio e pelo Paso de San Francisco 280km de Rípio (detalhe dizem que no Paso de San Francisco as condições são as piores possíveis). No fim acabamos não fazendo o Paso de San Francisco.

    O Michelin Sirac Michelin Sirac 120/18/80 me causou um problema sério, é que a banda dele é mais alta e ficou raspando o paralamas internamente, só vi isso quando cheguei em casa depois da instalação na oficina, andei cerca de uns 20km. O pneu ficou raspando no páralamas que esquentou a tal ponto que chegou a furar. Resultado para manter os pneus tive que colocar uns alongadores no páralamas para levantá-lo um pouco mais e afastá-lo do pneu.
    Um detalhe eu não obedeci aquela recomendação de colocá-lo ao contrário, coloquei ele com a seta para frente normalmente. De um modo geral ele se comportou muito bem, sendi bastante segurança para andar no rípio e no asfalto também foi muito bem. Eu só achei que o dianteiro ficou meio feio para a TDM pois ele possui a banda mais alta e tira um pouco a estética da moto.
    avatar
    zepedrorusso


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 11/10/2015

    Pneus mistos TDM 900 Empty Re: Pneus mistos TDM 900

    Mensagem  zepedrorusso Dom Out 11, 2015 12:44 pm

    ler abaixo Wink


    Última edição por zepedrorusso em Qua Nov 18, 2015 12:42 pm, editado 1 vez(es)
    avatar
    zepedrorusso


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 11/10/2015

    Pneus mistos TDM 900 Empty Mistos

    Mensagem  zepedrorusso Ter Nov 17, 2015 10:12 pm

    Olá.

    Estou indo ao Atacama .... serão 7600 km mais passeios, sendo destes, quase 500 km de rípio .... e estou buscando a melhor equação nos pneus, e embora o Karoo 3 tenha bom preço, ele no asfalto é muito ruim, ainda mais TDM ....então, estou pensando em TOURANCE 150/70 atrás e MT 90 120/80 na frente. Pelo que li, o MT90 tem um grip absurdo em todas as condições ..... o TOURANCE embora não seja muito fora do asfalto, é o que mais se aproxima de um pneu bom para muito asfalto com algum grip fora do asfalto ....e o pior é a dianteira ... a traseira escapa e volta, já a dianteira, é chão, ainda mais com garupa e carga .... queria o Sahara, mas ele não é radial e misturar radial e não radial, me parece arriscado .... o MT 90 é radial e normal ao mesmo tempo ... acho que rola .....

    Sugestões super benvindas !

    Abs !

    Conteúdo patrocinado


    Pneus mistos TDM 900 Empty Re: Pneus mistos TDM 900

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb maio 11, 2024 9:18 pm