Country Biker Seg Out 26, 2009 5:38 pm
Vamos explicar:
Adquiri a moto em Novembro de 2008, do segundo proprietário. Embora muito bem tratada esteticamente (o ex-proprietário é dono de uma oficina de pintura automotiva aqui em Santos/SP, e personalizou a motocicleta) algumas coisas foram deixadas a desejar.
A moto tinha um pneu diagonal na traseira e um radial na dianteira; o bagageiro foi cortado; filtro de ar era original e nunca havia sido limpo, velas originais com 36.000Km, e o escape havia sido modificado de maneira errônea.
O escape original, segundo consta a "lenda", teve suas ponteiras deterioradas internamente, por corrosão ou mesmo uso - afinal, comprei a TDM com 36K rodados.
A solução do ex-proprietário foi, simplesmente, serrar uma das saídas da marmita (lado esquerdo), tampar o buraco resultante, e instalar uma ponteira esportiva do lado direito. Isso deixou a moto trabalhando afogada, gastando muito e rendendo menos do que o natural.
O que foi feito por mim foi o seguinte:
1. Soldar uma nova saída na marmita, como era a original do lado esquerdo;
2. Instalar 2 ponteiras esportivas, uma de cada lado, instaladas nas saídas da marmita, como as originais.
Outra solução seria fazer um 2 em 1, eliminando a marmita - e instalar uma ponteira de maior capacidade de exaustão. Com certeza o som fica diferente, mas o consumo também... Preferi manter a originalidade do projeto de exaustão, deixando a marmita no local.
Na verdade, se o ex-proprietário não tivesse cortado a saída do lado esquerdo, a adaptação seria bem simples de ser feita, claro, com um pouco de capricho e várias Brahmas geladas!