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    Injeção eletrônica

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    Mensagem  Frank Alencar Sex Jan 04, 2013 9:26 pm

    Sidarta escreveu:BBezão, boa noite!

    O modelo Air-box o qual voce se refere, é uma abordagem mais antiga e eu diria que foi o pontapé inicial na busca da melhoria da performance.

    O link que eu mencionei leva a uma abordagem mais recente iniciada pelo membro Azza no site Carpe em setembro de 2012.
    A discussão é sobre o TFI1025 (+- U$ 150,00 nos EUA) que é um tuner para a EFI. A atuação do equipamento é diretamente sobre a injeção de cumbustível em baixa, média e alta e não necessita de computador para ser acessada. Pelos relatos o acesso é simples e pode ser manuseado com uma chave de fenda pequena. A grosso modo seria como se tivesse tunando um carburador.
    O link é o que referenciei no post anterior: http://www.carpe-tdm.net/ipb/index.php?showtopic=25955
    . Tenho uma 850, mas para quem tem a 900 e realmente deseja melhorar a performance, a leitura pode ser de grande valia.

    OBS: O post é bem dinâmico e já tem mais uma página, no momento está na sétima página






    Já tem um mês que pedi o tfi,deve esta chegando .
    Está com filtro K&N, velas de iridium,escapamento esportivo, só está faltando o tfi, gostei muito de desobstruir o air-box, a moto ficou bem melhor para andar na cidade.
    Pretendo trocar a mola da suspensão traseira ,alguém já fez essa alteração ???
    Felicidades!
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    Mensagem  BBzão Sáb Jan 05, 2013 3:43 pm

    vamos ficar no aguardo frank quando colocar tfi 1025 posta os resultados,sobre o amortecedor tenta mudar as regulagem para acertar uma melhor para vc,acho que ta na hora de um encontro de tdm ja tem muita alteração nas motos e precisamos trocar experiencia e fazer novas amizades um abraço e boa sorte com a nova alteração.
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    Mensagem  Frank Alencar Sáb Jan 05, 2013 5:48 pm

    Moro em Brasília e participo do fórum M@D ,que tem um encontro todo ano em Curitiba, esse vai ser o quarto ano que vou no encontro lá .
    Só de Brasília foram 6 motos .
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    Mensagem  Frank Alencar Dom Jan 13, 2013 8:31 pm

    Injeção eletrônica - Página 3 20130113_163956_zps0dc6366aInjeção eletrônica - Página 3 20130113_164021_zps791af219

    Fiz a instalação do TFI,e muito simples fazer a instalação.
    Gostei muito,mas não muda muito como o pessoal fala que fica parecendo outra moto,eu fiz algumas alterações por isso coloquei o tfi,ela estava com umas pequenas falhas na faixa de 2500rpm a 4500rpm era muito pouco eu acho que e por causa do escapamento esportivo.
    O consumo,não vi diferença alguma,mas eu não ando muito devaga,admiro muito as pessoas que consegue fazer media de 26L,nunca fiz mais de 20L,hoje fiz 17L com a esposa na garupa.
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    Mensagem  Frank Alencar Dom Jan 13, 2013 8:35 pm

    Ainda falta dar um acabamento nos fios que ficaram soltos.
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    Mensagem  Frank Alencar Sáb Jan 19, 2013 11:47 am

    Alguém sabe como desativar o sensor 02,a válvula solenidade que fica no escapamento, já tentei tirar o Fiuk azul que fica do CDU e a moto não liga e fica dando erro no painel.
    Já olhei em vários sites fora mais o pessoal só fala que fizeram , não fala como desativar ela .
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    Frank Alencar


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    Mensagem  Frank Alencar Sex Jan 25, 2013 2:32 pm

    Acabei de passar o tdm900 no diâmetro ,fez várias regulagens na tdm .
    Com o TFI e sem o TFI, não vale a pena colocar tfi ou Power, só regulando no C1 e C2 no diâmetro já fica perfeita.
    A diferença foi muito pequena pelo investimento, ele achou melhor deixar com o tfi já que comprei.
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    Mensagem  Japoneis Sex Jan 25, 2013 8:43 pm

    Frank Alencar escreveu:Acabei de passar o tdm900 no diâmetro ,fez várias regulagens na tdm .
    Com o TFI e sem o TFI, não vale a pena colocar tfi ou Power, só regulando no C1 e C2 no diâmetro já fica perfeita.
    A diferença foi muito pequena pelo investimento, ele achou melhor deixar com o tfi já que comprei.

    A falhação entre 2.000 e 3.000 rpm acabou??
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    Frank Alencar


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    Mensagem  Frank Alencar Sáb Jan 26, 2013 2:12 am

    Japoneis escreveu:
    Frank Alencar escreveu:Acabei de passar o tdm900 no diâmetro ,fez várias regulagens na tdm .
    Com o TFI e sem o TFI, não vale a pena colocar tfi ou Power, só regulando no C1 e C2 no diâmetro já fica perfeita.
    A diferença foi muito pequena pelo investimento, ele achou melhor deixar com o tfi já que comprei.

    A falhação entre 2.000 e 3.000 rpm acabou??
    Acabou sim !
    Só regulando C1 e C2 resolve esse problema, só que fica melhor se for no diâmetro.
    Para melhorar o desempenho da tdm eu teria que tirar o abafado que estou usando no escape, é abrir um buraco na tampa do filtro de ar, só que iria lamentar o consumo.
    Tinha uma bandit 1200 que deu no dinamometro deu 121hp, só que tinha feito várias alteração, na tdm não quero alterar tanta coisa só melhorar ela um pouco.
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    Mensagem  BBzão Sáb Jan 26, 2013 3:12 pm

    eu coloquei o power commander melhoro a moto o frank colocou tif parece que ficou bom tambem mas o bustamente regulou a moto original e teve o mesmo resultado e provavelmente gastou menos, o dificil e arrumar um mecanico disposto a mexer na moto que ta boa eu falei com varios mecanicos e a historia é a mesma essa falahadinha em baixa é assim mesmo é da moto e nenhum quer tentar ajustar mas me parece que o bustamente tem o mecanico para isso manda o contato do cara bustamente para que ninguem precise gastar 1200 igual eu com power comander valeu.
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    Mensagem  fhb70 Seg Fev 25, 2013 5:00 pm

    Pessoal, fui regular o C1 e C2 com o motor funcionando, como disse um colega do fórum, até deixar na máxima rotação.

    Então.........variei os C`s de -120 até +120 e não teve nenhuma alteração na rotação, nada mesmo !!!!!

    Inicialmente eles estavam com +16 e +30, aí eu deixei com +50 e +60, parece que melhorou um pouco na aceleração, mas vamos ver o consumo e depois informo.

    Abraços
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    Injeção eletrônica - Página 3 Empty Injeção Eletronica / Sonda Lambda

    Mensagem  Marco Muller Qui Mar 07, 2013 8:49 pm

    Tenho uma Duvida, minha TDM900 é 2008, e ela tem Sonda Lambda, não sei os anos anteriores, mas a Sonda Lambda não tem a funcão de regular tudo isto automaticamente?
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    Mensagem  Japoneis Sex Mar 08, 2013 1:37 am

    Bustamante escreveu:Riders,

    Consegui um resultado bastante satisfatório enriquecendo a mistura através do C1 e C2 (na ECU), equalizando os corpos do injetores (através dos parafusos utilizando dos TBs e utilizando vacuômetro duplo) e utilizando velas de Iridium com abertura de 0,85mm. A moto ficou bem estável em marcha lenta e em baixa, mas ficou um pouco ruim de ligar quando quente e neste caso um especialista me recomendou fechar um pouco a abertura da vela (na próxima vez que eu mexer vou deixar no mínimo da abertura especificada, ou seja, 0,8mm) A moto ficou lisa para andar em baixa e não houve a necessidade de desativar a restrição na entrada de ar. Efetuando um estudo e conversando com especialistas cheguei à conclusão que esta sistema que restringe o ar abaixo de 4.000 rpm serve exclusivamente para reduzir o índice de emissão de poluentes em baixa rotação e não para melhorar o torque em baixa, mas com isto perde-se em performance. Preferi resolver a deficiência de outra forma conforme descrito acima e deixar o sistema original atuando.



    Bustamante.
    Bustamante, poderia nos detalhar melhor o que foi feito na sua moto?
    Grato!
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    Injeção eletrônica - Página 3 Empty Injeção eletrônica

    Mensagem  Bustamante Sex Mar 08, 2013 10:21 pm

    Riders,

    Para ajustar o C1 e C2, não é necessário desmontar nada na moto, mas sim acessar a eprom através dos botões no painel (vide manual de serviço). Como eu havia percebido (viajando a 1600mts de altitude e ao nível do mar) que a mistura estava pobre em baixa, fui aumentando de 5 em 5 pontos e andando (pianinho em baixa). Aumentando o resultado começou a melhorar cada vez mais. Fui fazendo isto até perceber que não houve mais melhora e defini este ponto como o ponto de ajuste. Este meu critério é puramente "feeling" porque não disponho de medidires de CO2 para efetuar o ajuste. Também deixei os dois TBs com o mesmo número na eprom (C1 = C2). Quando eu equalizava caburação dupla e não tinha vacuômetro o negócio era feito no ouvido e soltando a vareta entre os carburadores ou então com uma mangueira com água entre os carburadores da mesma forma que colocava motor de fusca no ponto através de uma lâmpada comum porque não tinha lâmpada estroboscópica. Uma vez tive uma CB400 82 que estava com excesso nos carburadores e consegui deixar os carburadores zerados, sendo que nem mecânico experiente conseguiu fazê-lo (Neste caso havia desgaste no carburador, coloquei agulhas paralelas e as usei na regulagem mais baixa para a mistura ficar mais pobre e a CBzola ficou um rojão). Estas gambiarras e experiências em tempos jurássicos me ajudam hoje em dia. Com este ajuste na injeção a TDM não ficou tão econômica quanto era, mas faz mais de 20Km/l fácil (entre 120 a 130km/h com garupa) e o melhor, não precisei alterar a originalidade da moto desligando controles e sensores.

    Para equalizar os TBs utilizei vacuômetro duplo, sendo necessário somente remover os tampões de borracha e conectar as mangueiras. Para motos injetadas dá mais trabalho do que nas carburadas porque não é possível utilizar reservatório de gasolina externo então é necessário remover o tanque, remover o filtro de ar, conectar as mangueiras dos vacuômetros, encaixar o filtro de ar e conectar o tanque de gasolina. Não se deve ajustar os TBs na TDM 900 através do link que existe entre eles, mas sim através de parafusos específicos nas laterais dos TBs para ajuste fino.

    Para trocar as velas pelas de Iridium é necessário remover as carenagens, soltar as mangueiras do radiador e bascular o radiador. Após o serviço é necessário colocar novo líquido de arrefecimento (neste caso recomendo o Motul que é de boa qualidade, já vem diluído e pronto para uso). Fiz uma viagem recente e a moto não está ruim de ligar quando quente como eu havia comentado. Com as velas de Iridium o consumo ficou o mesmo e a moto não está andando mais, entretanto percebi que com elas o motor fica liso e mais estável em marcha lenta e em baixa.


    Um abraço,

    Bustamante
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    Injeção eletrônica - Página 3 Empty Re: Injeção eletrônica

    Mensagem  Japoneis Sex Mar 08, 2013 11:16 pm

    Valeu Bustamante!!!
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    Mensagem  Japoneis Qui maio 23, 2013 11:11 pm

    Galera, achei algo interessante sobre a regulagem CO:
    http://www.powerchip.com.br/index_arquivos/Page3587.htm
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    Injeção eletrônica - Página 3 Empty Injeção TDM

    Mensagem  Bustamante Sex maio 24, 2013 12:46 am

    Valeu Japoneis,

    A reportagem é muito esclarecedora.



    Bustamante.
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    Injeção eletrônica - Página 3 Empty Re: Injeção eletrônica

    Mensagem  Japoneis Sex maio 24, 2013 3:45 am

    Bustamante escreveu:Valeu Japoneis,

    A reportagem é muito esclarecedora.



    Bustamante.

    Tbm achei Bustamante.
    Assim que der vou tentar regular como explicado.
    Abraço!
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    Injeção eletrônica - Página 3 Empty C1 e C2

    Mensagem  Cesar Reis Qui Nov 21, 2013 11:08 pm

    Fala pessoal gente boa da melhor qualidade.
    sempre tive Tenere e agora me rendi a TDM 900 que acabo de comprar com 30000km.
    Esta uma blz, troquei a relação por DID e pinhao e coroa VAz...blz.
    Quando trouxe ela de Moji Mirim ela fez 21km/l de media em todos os tipos de combustiveis.
    Chegando em Curitiba mandei na revisao na Yamaha e troquei a vela por iridium...caiu pra 15km/litro. Mifu hhhh.
    Ela nao pegava na primeira e somente na segunda e dando uma aceleradinha...continua .
    Agora uma vez ou outra da umas tossidas( ruido que parece tosse de vô !! ), mas nao engasga e nem prejudica a performance.
    Meu C1 e C2 estavam em 14 e 16 respectivamente e lendo as dicas daqui do forum mudei para +5 nos dois cilindros.
    Vou dar umas bandas e depois aviso. Abrax
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    Injeção eletrônica - Página 3 Empty Re: Injeção eletrônica

    Mensagem  Japoneis Sex Nov 22, 2013 5:11 am

    Cesar Reis escreveu:Fala pessoal gente boa da melhor qualidade.
    sempre tive Tenere e agora me rendi a TDM 900 que acabo de comprar com 30000km.
    Esta uma blz, troquei a relação por DID e pinhao e coroa VAz...blz.
    Quando trouxe ela de Moji Mirim ela fez 21km/l de media em todos os tipos de combustiveis.
    Chegando em Curitiba mandei na revisao na Yamaha e troquei a vela por iridium...caiu pra 15km/litro. Mifu hhhh.
    Ela nao pegava na primeira e somente na segunda e dando uma aceleradinha...continua .
    Agora uma vez ou outra da umas tossidas( ruido que parece tosse de vô !! ), mas nao engasga e nem prejudica a performance.
    Meu C1 e C2 estavam em 14 e 16 respectivamente e lendo as dicas daqui do forum mudei para +5 nos dois cilindros.
    Vou dar umas bandas e depois aviso. Abrax
    Olá Cesar tudo bom?
    Pelo pouco que entendo de mecanica, me parece que a sua moto esta com os eletrodos da vela fora de medida. O duro é que pra conferir tem q tirar o radiador fora!!!!
    Vamos esperar mais opnião do pessoal.
    Abraço!
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    Injeção eletrônica - Página 3 Empty Diag

    Mensagem  zepedrorusso Ter Nov 24, 2015 8:12 pm

    Olá. Ao entrar em Diag e clicar com os dois botões, ele oferece um jogo de letra e números, mas que não são configuráveis. Imagino que seja o código de erros ou configurações "avançadas" rs

    A minha é 2007 e ela estava em 14 e 16. ..... coloquei em 53 .... outra moto em baixa, tipo em segunda a 50 km/h do Hadad Maldad, rola de tocar sem tantos soquinhos .... agora, em alta ela ficou mais quadradinha, mas com o tempo vou ajustando .... não entendi se tem cO2 para ajustar .....
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    Injeção eletrônica - Página 3 Empty Ajuste injeção

    Mensagem  Bustamante Qua Dez 30, 2015 4:51 pm

    Zé Pedro,

    Realmente quando se acessa a ECU existe um módulo "DIAG" que apresenta os códigos de erros. Os ajustes que você fez são os ajustes para emissão de CO2, mas como não temos equipamentos para medirmos fazemos por tentativa e erro para compensar o "buraco" que existe na injeção da TDM900 entre a marcha lenta e a média rotação. Vale a pena ressaltar que o valor recomendado para CO2 pelos órgãos governamentais para não agredir o meio ambiente geralmente não é o melhor para a performance do motor, aliás ao longo do tempo as restrições governamentais limitam cada vez mais às agressões para o meio ambiente e os engenheiros acabam encontrando soluções criativas para tentar fazer com que o veículo permaneça com a mesma performance anterior. Isto ocorreu por exemplo com a eliminação do chumbo na gasolina, amianto nas pastilhas de freio, CO2, etc.



    Bustamante
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    zepedrorusso


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    Injeção eletrônica - Página 3 Empty Re: Injeção eletrônica

    Mensagem  zepedrorusso Seg Abr 25, 2016 1:29 am

    Valeu pela resposta, Bustam.

    Após dezenas de ajustes, para mim, o melhor ficou em C1 +45 e C2 +55

    O mais próximo de uma moto sem este buraco ....

    K&N, Iridium, etc ....

    Agora, minha pinça traseira está fazendo com kit de reparo .... alguém já arrumou isso ?

    Abs !

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