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21 participantes
Injeção eletrônica
Admin- Admin
- Mensagens : 87
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 55
Localização : São Miguel do Oeste , SC, Brasil
- Mensagem nº1
Injeção eletrônica
Pessoal, postem aí questões relativas à injeção eletrônica da TDM 900.
MARCOS CAMPOS- Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/02/2008
Localização : Brasilia-DF
- Mensagem nº2
??
não sei se acontece com as motos de voces, mas a minha, de vez em quando apaga, do nada, nao sei se por ratada do piloto, ou se por algum problema de aceleração. já ouvi dizer que não é incomum, motos injetadas apagarem as vezes. será ´que é só na minha que isso ocorre ??
abraço
Marcos Campos
abraço
Marcos Campos
r.gorrao- Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/02/2008
- Mensagem nº3
Re: Injeção eletrônica
Marcos, pelo que fiquei sabendo a Yamaha fez um recall nas TDM 900, justamente por causa disso, um sensor de aceleração estaria dando problemas em algumas motos que poderiam causar exatamente o defeito mencionado.....
http://www.procon.sp.gov.br/recall.asp?ano=2006&id=187&semestre=1
ai tem algumas informações, no site da Yamaha do Brasil, se nao me engano também fala alguma coisa.... dá uma pesquisada....
espero ter ajudado....
http://www.procon.sp.gov.br/recall.asp?ano=2006&id=187&semestre=1
ai tem algumas informações, no site da Yamaha do Brasil, se nao me engano também fala alguma coisa.... dá uma pesquisada....
espero ter ajudado....
Admin- Admin
- Mensagens : 87
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 55
Localização : São Miguel do Oeste , SC, Brasil
- Mensagem nº4
Re: Injeção eletrônica
MARCOS CAMPOS escreveu:não sei se acontece com as motos de voces, mas a minha, de vez em quando apaga, do nada, nao sei se por ratada do piloto, ou se por algum problema de aceleração. já ouvi dizer que não é incomum, motos injetadas apagarem as vezes. será ´que é só na minha que isso ocorre ??
abraço
Marcos Campos
Marcos, nunca soube que havia problemas na i.e. da TDM 900, mas parece-me que se trata do mesmo problema que a XT 660R enfrentava até que foi feito o recall do TPS (sensor de posicionamento do acelerador). Acredito que seja o mesmo problema, porque a XT 660R tinha o mesmo problema que você relatou e, além disso, a XT 660R usa a mesma injeção eletrônica da TDM 900.
Dá uma olhada no site que o nosso amigo Ronaldo Gorrão indicou, porque deve ter mais informações pertinentes.
Boa sorte e continua informando a gente o desenrolar deste problema.
Cláudio Braz- Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 56
Localização : Rio Verde, Goiás
- Mensagem nº5
Re: Injeção eletrônica
Amigos, segue o comunicado da Yamaha.
A fim de garantir a segurança de seus clientes, as empresas Yamaha Motor da Amazônia e Yamaha Motor do Brasil convocam os proprietários das motocicletas modelos XT 660R, YZF-R1, FZ6-FAZER 600 e TDM 900, conforme numeração de chassi abaixo, a contatarem imediatamente uma Concessionária Autorizada Yamaha para agendar a substituição gratuita do sensor de posição do acelerador.
MODELO NACIONAL
Modelo
Chassi
XT 660R (2005)
9C6KM003050000001 a 9C6KM003050001581
MODELOS IMPORTADOS
Modelo
Chassi
YZF-R1 (2004)
JYARN121***000301 a JYARN121***026567
TDM 900 (2002)
JYARN081***000301 a JYARN081***011885
TDM 900 (2003)
JYARN084***000301 a JYARN084***008758
FZ6-FAZER 600 (2005)
JYARJ071***000301 a JYARJ071***039486
Embora não se tenha conhecimento da ocorrência de acidentes no Brasil envolvendo as motocicletas acima, a Yamaha informa que foi constatada uma inconformidade no sensor de posição do acelerador que poderá causar uma instablidade intermitente na rotação do motor, fazendo com que ele se apague. Nesta situação, dependendo da forma de condução do veículo, poderá ocorrer o deslizamento momentâneo da roda traseira, com risco de acidente para o usuário e transeuntes.
A Yamaha Motor adota essa medida em caráter preventivo, e destaca a importância do atendimento imediato a esta convocação.
Para informações adicionais, entre em contato pelos telefones (11) 6432.5974 ou (11) 6432.5978, de segunda a sexta-feira no horário comercial, exceto feriados, ou consulte o site www.yamaha-motor.com.br.
YAMAHA MOTOR DA AMAZÔNIA LTDA.
YAMAHA MOTOR BRASIL LTDA.
Fonte:
1- http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=16835&postdays=0&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=0
2- http://www.yamaha-motor.com.br/cmi/Pagina.aspx?2500
Este é o comunicado OFICIAL na página da yamaha.
Abraços!
A fim de garantir a segurança de seus clientes, as empresas Yamaha Motor da Amazônia e Yamaha Motor do Brasil convocam os proprietários das motocicletas modelos XT 660R, YZF-R1, FZ6-FAZER 600 e TDM 900, conforme numeração de chassi abaixo, a contatarem imediatamente uma Concessionária Autorizada Yamaha para agendar a substituição gratuita do sensor de posição do acelerador.
MODELO NACIONAL
Modelo
Chassi
XT 660R (2005)
9C6KM003050000001 a 9C6KM003050001581
MODELOS IMPORTADOS
Modelo
Chassi
YZF-R1 (2004)
JYARN121***000301 a JYARN121***026567
TDM 900 (2002)
JYARN081***000301 a JYARN081***011885
TDM 900 (2003)
JYARN084***000301 a JYARN084***008758
FZ6-FAZER 600 (2005)
JYARJ071***000301 a JYARJ071***039486
Embora não se tenha conhecimento da ocorrência de acidentes no Brasil envolvendo as motocicletas acima, a Yamaha informa que foi constatada uma inconformidade no sensor de posição do acelerador que poderá causar uma instablidade intermitente na rotação do motor, fazendo com que ele se apague. Nesta situação, dependendo da forma de condução do veículo, poderá ocorrer o deslizamento momentâneo da roda traseira, com risco de acidente para o usuário e transeuntes.
A Yamaha Motor adota essa medida em caráter preventivo, e destaca a importância do atendimento imediato a esta convocação.
Para informações adicionais, entre em contato pelos telefones (11) 6432.5974 ou (11) 6432.5978, de segunda a sexta-feira no horário comercial, exceto feriados, ou consulte o site www.yamaha-motor.com.br.
YAMAHA MOTOR DA AMAZÔNIA LTDA.
YAMAHA MOTOR BRASIL LTDA.
Fonte:
1- http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=16835&postdays=0&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=0
2- http://www.yamaha-motor.com.br/cmi/Pagina.aspx?2500
Este é o comunicado OFICIAL na página da yamaha.
Abraços!
MARCOS CAMPOS- Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/02/2008
Localização : Brasilia-DF
- Mensagem nº6
valeu!
o chassi da minha, que é 2007 nao se encontra no comunicado! mas obrigado pelas informações...
abraços aotods!
Marcos Campos
abraços aotods!
Marcos Campos
Fernando- Mensagens : 174
Data de inscrição : 22/02/2008
Idade : 66
Localização : Joinville SC
- Mensagem nº7
Re: Injeção eletrônica
Pessoal,
A minha moto apresenta um funcionamento irregular na faixa dos 2 a 3 mil giros. Parece engasgar. O problema desaparece quando acelero. Tambem quando acelero e solto o acelerador em ponto morto, ouço um pipocar no escape, semelhante ao que acontece com as XT660.
A moto de vocês tambem apresenta estes sintomas? Será que é normal?
Um abraço
A minha moto apresenta um funcionamento irregular na faixa dos 2 a 3 mil giros. Parece engasgar. O problema desaparece quando acelero. Tambem quando acelero e solto o acelerador em ponto morto, ouço um pipocar no escape, semelhante ao que acontece com as XT660.
A moto de vocês tambem apresenta estes sintomas? Será que é normal?
Um abraço
gilbertotdm900- Mensagens : 12
Data de inscrição : 28/04/2008
- Mensagem nº8
Engasgo Rotação 2 a 3 mil giros
Fernando escreveu:Pessoal,
A minha moto apresenta um funcionamento irregular na faixa dos 2 a 3 mil giros. Parece engasgar. O problema desaparece quando acelero. Tambem quando acelero e solto o acelerador em ponto morto, ouço um pipocar no escape, semelhante ao que acontece com as XT660.
A moto de vocês tambem apresenta estes sintomas? Será que é normal?
Um abraço
Boa Noite Fernando,
Moro em Belém do Pará e o pós venda local da Yamaha é diga de passagem uma D.......
Tambem acontece comigo Fernando porém a revenda informa que é normal já que a minha se encontra com apenas 1.500 km.
O incomodo é muito desagradavél se alguem souber como acabar com isto seria ótimo,
Abraços,
Gilberto
GustavoCLAM (Em memória)- Mensagens : 77
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 50
Localização : Campo Largo/PR
- Mensagem nº9
Re: Injeção eletrônica
Fernando e Gilberto: a minha 2002 não apresenta esta falha entre 2 mil e 3 mil rotações, mas quanto aos pipocos, se eu abasteço com gasolina V-Power da Shell, surgem alguns pipocos nas desacelerações, bem suaves... na Fazer 250 que eu tive também acontecia isso... na atual Lander não tive oportunidade de abastecer com V-Power.
Vocês sabem mexer com os C1 e C2 pelo painel?? Pode ser isso também... uma mistura pobre (C1 e C2 negativos) provoca pipocos nas desacelerações. A minha TDM tem ambos os "Cs" em +6.
Espero ter ajudado!!
Vocês sabem mexer com os C1 e C2 pelo painel?? Pode ser isso também... uma mistura pobre (C1 e C2 negativos) provoca pipocos nas desacelerações. A minha TDM tem ambos os "Cs" em +6.
Espero ter ajudado!!
Fernando- Mensagens : 174
Data de inscrição : 22/02/2008
Idade : 66
Localização : Joinville SC
- Mensagem nº10
Re: Injeção eletrônica
Olá Gustavo e Gilberto,
A minha moto esta com o C1 e C2 em +5. É bastante econômica. Chega a fazer 22 Km/Litro andando a 100/120 Km/hora. Estou com receio de mexer e a moto se tornar beberrona.
Na concessionaria nem pensar. Fui fazer a revisão dos 5000 Km e os caras não sabiam nem trocar o óleo. Eu tive que mostrar para eles onde estavam os dois parafusos do dreno.
Com relação a gasolina, só abasteço com a Texaco aditivada. Uma vez abasteci com a Podium da Petrobras e o problema piorou bastante. Acredito que a gasolina estava a muita tempo no tanque do posto. Tem pouca giro devido ao preço.
Um abraço
A minha moto esta com o C1 e C2 em +5. É bastante econômica. Chega a fazer 22 Km/Litro andando a 100/120 Km/hora. Estou com receio de mexer e a moto se tornar beberrona.
Na concessionaria nem pensar. Fui fazer a revisão dos 5000 Km e os caras não sabiam nem trocar o óleo. Eu tive que mostrar para eles onde estavam os dois parafusos do dreno.
Com relação a gasolina, só abasteço com a Texaco aditivada. Uma vez abasteci com a Podium da Petrobras e o problema piorou bastante. Acredito que a gasolina estava a muita tempo no tanque do posto. Tem pouca giro devido ao preço.
Um abraço
gilbertotdm900- Mensagens : 12
Data de inscrição : 28/04/2008
- Mensagem nº11
Re: Injeção eletrônica
Fernando escreveu:Olá Gustavo e Gilberto,
A minha moto esta com o C1 e C2 em +5. É bastante econômica. Chega a fazer 22 Km/Litro andando a 100/120 Km/hora. Estou com receio de mexer e a moto se tornar beberrona.
Na concessionaria nem pensar. Fui fazer a revisão dos 5000 Km e os caras não sabiam nem trocar o óleo. Eu tive que mostrar para eles onde estavam os dois parafusos do dreno.
Com relação a gasolina, só abasteço com a Texaco aditivada. Uma vez abasteci com a Podium da Petrobras e o problema piorou bastante. Acredito que a gasolina estava a muita tempo no tanque do posto. Tem pouca giro devido ao preço.
Um abraço
Olá Fernando e Gustavo,
Como só abasteci com a gas Podium da Petrobras acho que ela se acostumou e até que ficou razoavél o seu consumo.
Como faço para descrobir onde fica os controles C1 e C2 ?
P.s Dei um estica de 420 Km em um dia (com paradas em 70 km a 90 km para relaxar ) no ritmo de 120/130/140 em estrada boa,conclui que é totalmente diferente da V-Stron; aliás nem quero lembranças da mesma...
GustavoCLAM (Em memória)- Mensagens : 77
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 50
Localização : Campo Largo/PR
- Mensagem nº12
Re: Injeção eletrônica
Gilberto, e demais amigos, para mexer nos C1 e C2, deve-se fazer o seguinte:
Com o contato e o "corta-corrente" desligados, aperte select e reset simultaneamente. Mantendo-os apertados, ligue o contato e espere até aparecer "DIAG". Com o botão select selecione "Co". Aperte novamente select e reset e mantenha-os apertados até aparecer "C1". Use o botão select pra selecionar "C2" ou "C1". Selecionando "C1, aperte novamente select e reset, aguarde até aparecer um número. Esse número é a configuração original, para alterá-lo utilize reset e select. Desligue o contato pra gravar a nova configuração.
Essa informação, e muitas outras coisas sobre esse assunto, vem deste tópico do CLube XT, do meu amigo Felipe, XTzeiro campolarguense:
http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=9442
Vale a pena ler todo o tópico!!
Com o contato e o "corta-corrente" desligados, aperte select e reset simultaneamente. Mantendo-os apertados, ligue o contato e espere até aparecer "DIAG". Com o botão select selecione "Co". Aperte novamente select e reset e mantenha-os apertados até aparecer "C1". Use o botão select pra selecionar "C2" ou "C1". Selecionando "C1, aperte novamente select e reset, aguarde até aparecer um número. Esse número é a configuração original, para alterá-lo utilize reset e select. Desligue o contato pra gravar a nova configuração.
Essa informação, e muitas outras coisas sobre esse assunto, vem deste tópico do CLube XT, do meu amigo Felipe, XTzeiro campolarguense:
http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=9442
Vale a pena ler todo o tópico!!
Borgo- Mensagens : 40
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 51
Localização : Vila Velha-ES
- Mensagem nº13
Re: Injeção eletrônica
Olá pessoal,
Essa é minha primeira participação no fórum.
Ajuste de C1 e C2 ainda me confunde quanto ao desempenho da moto.
Já ouvi dizer que a alteração da mistura ocorre apenas da marcha lenta ate uma faixa de rotação.
O que manda mesmo é o mapa da injeção (Matriz que relaciona Rotação x Posição da Borboleta x Velocidade x quantidade de combustivel injetado x sensores), gravado na centralina e ainda não sei como se obtem acesso. Parece que precisa uma conexão especial e um software.
Quem tiver alguma informação, será bem vinda.
Essa é minha primeira participação no fórum.
Ajuste de C1 e C2 ainda me confunde quanto ao desempenho da moto.
Já ouvi dizer que a alteração da mistura ocorre apenas da marcha lenta ate uma faixa de rotação.
O que manda mesmo é o mapa da injeção (Matriz que relaciona Rotação x Posição da Borboleta x Velocidade x quantidade de combustivel injetado x sensores), gravado na centralina e ainda não sei como se obtem acesso. Parece que precisa uma conexão especial e um software.
Quem tiver alguma informação, será bem vinda.
GustavoCLAM (Em memória)- Mensagens : 77
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 50
Localização : Campo Largo/PR
- Mensagem nº14
Re: Injeção eletrônica
Grande Borgo!!! O homem que iniciou tudo isso!!! hehehehe Tá sumido!! Rodando muito de TDM??
O que você escreveu tem sentido, pois nos manuais técnicos o ajuste de C1 e C2 é destinado a enquadrar a moto nos índices de emissões de CO (Monóxido de Carbono) e isso se faz com a moto em marcha lenta (coloca-se um sensor de gases diretamente no silencioso de escape).
Porém, tem tanta gente citando que mexer nos n° de C1 e C2 altera o comportamento da moto e o consumo, em todas as rotações (no ClubeXT), que ficamos sem saber o que é A Verdade!! hehehe
Minha TDM está com c1 e c2 em +6. Vou mexer nesses valores e ver o que muda na moto. Vou colocar em 0 (zero) e vamos testar. Esta semana poderei viajar até o Rio, e como é fácil mexer no painel, vou testando o desempenho e o consumo.
Também testarei desligar o "flap" da caixa de ar (http://jbx9.free.fr/tdm/index.php?page=AIR), para ver se o comportamento do motor se altera ou não. Daí posto aqui.
O que você escreveu tem sentido, pois nos manuais técnicos o ajuste de C1 e C2 é destinado a enquadrar a moto nos índices de emissões de CO (Monóxido de Carbono) e isso se faz com a moto em marcha lenta (coloca-se um sensor de gases diretamente no silencioso de escape).
Porém, tem tanta gente citando que mexer nos n° de C1 e C2 altera o comportamento da moto e o consumo, em todas as rotações (no ClubeXT), que ficamos sem saber o que é A Verdade!! hehehe
Minha TDM está com c1 e c2 em +6. Vou mexer nesses valores e ver o que muda na moto. Vou colocar em 0 (zero) e vamos testar. Esta semana poderei viajar até o Rio, e como é fácil mexer no painel, vou testando o desempenho e o consumo.
Também testarei desligar o "flap" da caixa de ar (http://jbx9.free.fr/tdm/index.php?page=AIR), para ver se o comportamento do motor se altera ou não. Daí posto aqui.
Bustamante- Mensagens : 159
Data de inscrição : 30/07/2008
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- Mensagem nº15
Injeção da TDM 900
Pessoal,
A minha TDM 2005 também falha na faixa entre 2000 KM a 3500KM. Quando parada e com a aceleração nesta faixa de rotação o motor fica instável e quando andando com a moto nesta faixa a moto fica falhando de "dando trancos", inclusive como gosto de andar em baixa rotação no trânsito pesado de São Paulo (que fica a 850mts de altitude) é um tormento andar com a TDM. Para andar na cidade tenho saudade da minha CB400 que ia lisa da marcha lenta até o fundo de escala do contagiros, além do motor ser muito bem balanceado e não vibra nada apesar de ser uma bicilíndrica. Quando fui para o litoral (nível do mar) de TDM percebi que piorou e quando fui à Campos do Jordão (1600 mts de altitude) ela melhorou. Pelo sintoma acredito que a mistura deve estar pobre nesta faixa de rotação. Já tive experiência em motos carburada (XT600) em que o diafragma de correção do ar estava furado e a moto somente possuía marcha lenta e alta rotação (acima dos 500RPM), aliás eu comprei esta XT600 na concessionária Diamar (Lapa) e quando fui buscá-la tiveram a cara de pau de me informar que a moto havia sido revisada. Com o manual de serviço na mão limpei e ajustei eu mesmo o carburador que ficou fantástico, pois a XT fazia entre 22 a 24 Km/ litro na cidade, pena que a me roubaram em 5 meses na porta de casa. Penso também em alterar a regulagem do C1 e C2 da TDM mas não sei se resolve. Como a TDM foi desenvolvida no Japão imagino que deva ser difícil um sistema de injeção sofisticado trabalhar com a mistura Tupiniquim (aprox. 20% de álcool e gasolina de baixa octanagem), inclusive coloquei a Podium e apesar do motor ficar mais "liso" o problema continuou.
Bustamante
A minha TDM 2005 também falha na faixa entre 2000 KM a 3500KM. Quando parada e com a aceleração nesta faixa de rotação o motor fica instável e quando andando com a moto nesta faixa a moto fica falhando de "dando trancos", inclusive como gosto de andar em baixa rotação no trânsito pesado de São Paulo (que fica a 850mts de altitude) é um tormento andar com a TDM. Para andar na cidade tenho saudade da minha CB400 que ia lisa da marcha lenta até o fundo de escala do contagiros, além do motor ser muito bem balanceado e não vibra nada apesar de ser uma bicilíndrica. Quando fui para o litoral (nível do mar) de TDM percebi que piorou e quando fui à Campos do Jordão (1600 mts de altitude) ela melhorou. Pelo sintoma acredito que a mistura deve estar pobre nesta faixa de rotação. Já tive experiência em motos carburada (XT600) em que o diafragma de correção do ar estava furado e a moto somente possuía marcha lenta e alta rotação (acima dos 500RPM), aliás eu comprei esta XT600 na concessionária Diamar (Lapa) e quando fui buscá-la tiveram a cara de pau de me informar que a moto havia sido revisada. Com o manual de serviço na mão limpei e ajustei eu mesmo o carburador que ficou fantástico, pois a XT fazia entre 22 a 24 Km/ litro na cidade, pena que a me roubaram em 5 meses na porta de casa. Penso também em alterar a regulagem do C1 e C2 da TDM mas não sei se resolve. Como a TDM foi desenvolvida no Japão imagino que deva ser difícil um sistema de injeção sofisticado trabalhar com a mistura Tupiniquim (aprox. 20% de álcool e gasolina de baixa octanagem), inclusive coloquei a Podium e apesar do motor ficar mais "liso" o problema continuou.
Bustamante
KARRETTA- Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/12/2008
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Localização : BRASILIA
- Mensagem nº16
Regulagem C1 e C2
Boa tarde companheiros, sou novo neste grupo, mas tenho uma TDM2007 desde zero venho acompanhando algumas discussões a mais de ano sobre o C1 e C2.
a dois meses resolvi fazer os testes de C1 e C2, APOS colocar escapamentos esportivos na TDM-900 Vermelha
Primeiro que sempre gostei de motos silenciosas e minha XT660 toda original, apenas com bolha dianteira para conforto em viagens (muito boa a do clube XT)
Após mais de um ano com escapamentos originais da TDM, o consumo foi "piorando" lentamente, acho q apenas porque comecei andar MAIS RAPIDO tambem . . . Bom e sobre escapamentos e injeção? calma . . .
Logo nas primeiras movimentadas com escapamentos esportivos, sento a TDM mais solta, andando mais e mais facil . . . além de o BARULHO que a principio achava que seria um incomodo o RUIDO MAS simplesmente só aparece nas acelerações e reduções rapidas.
Ficou excelente os escapamentos esportivos.
MAS Com "pipocos" bem mais fortes, os escapamentos originais seguram a pós combustão, mas os esportivos, no escuro saem até "linguas de fogo" "lindas" durante a noite.
ENTAO vi a necessidade de "regular" o C1 & C2, a cada consumo de UM tangue de combustivel, e quanto mais aumentei o C1 & C2 menos pipocos e menas linguas de fogo, além de BAIXAR significativamente o consumo.
Minha TDM viajando a 100km/h faz 26km/litro, mas não é a realidade do dia a dia. Dia a Dia acelero forte e us oa moto em trechos curtos e rapidos, com consumo cerca de 17-18 Km/l com C1&C2 +5. "regulando" para +25 o consumo ficou entre 18-19 e agora com C1 40 e c2->45 o consumo esta sempre acima de 20, apesar de andar mais forte ultimamente,
Vou fazer o proximo tanque com 45 nos DOIS mas um especialista regulou a de um amigo meu com escapamentos tambem esportivos, com 30 e 35 no C1 & C2 erspectivamente.
Espero ter colaborado, veja acima como regular o C1 & C2 (desligar ignição, segurar os dois botoes painel, ligar a chave, etc . . )
a dois meses resolvi fazer os testes de C1 e C2, APOS colocar escapamentos esportivos na TDM-900 Vermelha
Primeiro que sempre gostei de motos silenciosas e minha XT660 toda original, apenas com bolha dianteira para conforto em viagens (muito boa a do clube XT)
Após mais de um ano com escapamentos originais da TDM, o consumo foi "piorando" lentamente, acho q apenas porque comecei andar MAIS RAPIDO tambem . . . Bom e sobre escapamentos e injeção? calma . . .
Logo nas primeiras movimentadas com escapamentos esportivos, sento a TDM mais solta, andando mais e mais facil . . . além de o BARULHO que a principio achava que seria um incomodo o RUIDO MAS simplesmente só aparece nas acelerações e reduções rapidas.
Ficou excelente os escapamentos esportivos.
MAS Com "pipocos" bem mais fortes, os escapamentos originais seguram a pós combustão, mas os esportivos, no escuro saem até "linguas de fogo" "lindas" durante a noite.
ENTAO vi a necessidade de "regular" o C1 & C2, a cada consumo de UM tangue de combustivel, e quanto mais aumentei o C1 & C2 menos pipocos e menas linguas de fogo, além de BAIXAR significativamente o consumo.
Minha TDM viajando a 100km/h faz 26km/litro, mas não é a realidade do dia a dia. Dia a Dia acelero forte e us oa moto em trechos curtos e rapidos, com consumo cerca de 17-18 Km/l com C1&C2 +5. "regulando" para +25 o consumo ficou entre 18-19 e agora com C1 40 e c2->45 o consumo esta sempre acima de 20, apesar de andar mais forte ultimamente,
Vou fazer o proximo tanque com 45 nos DOIS mas um especialista regulou a de um amigo meu com escapamentos tambem esportivos, com 30 e 35 no C1 & C2 erspectivamente.
Espero ter colaborado, veja acima como regular o C1 & C2 (desligar ignição, segurar os dois botoes painel, ligar a chave, etc . . )
Fernando- Mensagens : 174
Data de inscrição : 22/02/2008
Idade : 66
Localização : Joinville SC
- Mensagem nº17
Re: Injeção eletrônica
Pois é Bustamante, eu tambem fico p da vida com esta falha da moto. Se você descobrir alguma forma de melhorar isto me avisa.
Bustamante- Mensagens : 159
Data de inscrição : 30/07/2008
Idade : 58
Localização : São Paulo / SP
- Mensagem nº18
Ajuste Injeção TDM900
Fernando,
Resolvi alterar a regulagem da mistura na minha moto e estava com C1=16 e C2=28. Fiz várias tentativas entre 35 a 60 igual para C1 e C2 e obtive melhor resultado com C1=C2=50. A moto está falhando um pouco menos entre 2000 e 2500RPM a 800 mts de altitude. Pretendo fazer outros experimentos inclusive ao nível do mar. A receita não é igual para todas as motos pois a calibragem depende de uma série de variáveis como folga nas válvulas, folga no corpo da borboleta, folga de anéis, dentre outros. Como em carburadores que se recomenda uma abertura inicial de 1,5 voltas no parafuso da mistura (por exemplo), deve-se efetuar o ajuste final individualmente para cada cilindro e moto.
Com a regulagem em 50 para os dois cilindros o motor está vibrando um pouco menos e já consigo andar de forma razoável em baixa rotação no trânsito urbano. Como enriqueci a mistura tive que regular a marcha lenta novamente pois a rotação caiu para 1000 rpm. Quando tiver mais novidades sobre os experimentos te aviso.
Um abraço,
Bustamante.
Resolvi alterar a regulagem da mistura na minha moto e estava com C1=16 e C2=28. Fiz várias tentativas entre 35 a 60 igual para C1 e C2 e obtive melhor resultado com C1=C2=50. A moto está falhando um pouco menos entre 2000 e 2500RPM a 800 mts de altitude. Pretendo fazer outros experimentos inclusive ao nível do mar. A receita não é igual para todas as motos pois a calibragem depende de uma série de variáveis como folga nas válvulas, folga no corpo da borboleta, folga de anéis, dentre outros. Como em carburadores que se recomenda uma abertura inicial de 1,5 voltas no parafuso da mistura (por exemplo), deve-se efetuar o ajuste final individualmente para cada cilindro e moto.
Com a regulagem em 50 para os dois cilindros o motor está vibrando um pouco menos e já consigo andar de forma razoável em baixa rotação no trânsito urbano. Como enriqueci a mistura tive que regular a marcha lenta novamente pois a rotação caiu para 1000 rpm. Quando tiver mais novidades sobre os experimentos te aviso.
Um abraço,
Bustamante.
Borgo- Mensagens : 40
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 51
Localização : Vila Velha-ES
- Mensagem nº19
Re: Injeção eletrônica
E ai Gustavo, blz irmão?
Rapaz, venho sumido mesmo. Trabalho, viagem... mas confesso um pouco de desleixo meu.
A TDM tá firme e forte!
Sou oriundo da XT e consequentemente do clube XT 600, onde criei um tópico sobre as TDMs, visitado e comentado acima da espectativa, inclusive. A TDM disperta a curiosidade dos XTzeiros por ser da mesma família e proxima da super tenere, talvez isso explique.
A Iniciativa do Nelson foi fantastica em criar este espaço. Exclusivo, onde podemos ficar "mais a vontade" digamos. ehehe.
Gostaria muito de ver este espaço mais utilizado, mais aproveitado, mais discutido. Vamos tentar canalizar as discussões e informações para este espaço, até quem sabe, oficializar um hoster, com a ajuda do amigo Nelson.
Futuramente, quem sabe, podemos até organizar um encontro nacional entre os TDMeiros. Inicialmente a nivel de sul/sudeste.
Forte abraço ao Gustavo e aos demais,
Rapaz, venho sumido mesmo. Trabalho, viagem... mas confesso um pouco de desleixo meu.
A TDM tá firme e forte!
Sou oriundo da XT e consequentemente do clube XT 600, onde criei um tópico sobre as TDMs, visitado e comentado acima da espectativa, inclusive. A TDM disperta a curiosidade dos XTzeiros por ser da mesma família e proxima da super tenere, talvez isso explique.
A Iniciativa do Nelson foi fantastica em criar este espaço. Exclusivo, onde podemos ficar "mais a vontade" digamos. ehehe.
Gostaria muito de ver este espaço mais utilizado, mais aproveitado, mais discutido. Vamos tentar canalizar as discussões e informações para este espaço, até quem sabe, oficializar um hoster, com a ajuda do amigo Nelson.
Futuramente, quem sabe, podemos até organizar um encontro nacional entre os TDMeiros. Inicialmente a nivel de sul/sudeste.
Forte abraço ao Gustavo e aos demais,
CHÉ- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/11/2008
Idade : 59
Localização : São Paulo
- Mensagem nº20
escapamento esportivo
Karreta blz?
Qual a marca do escape esportivo que vc colocou em sua moto?
Está gostando?
Já dá pra ter uma idéia dos prós e contras?
Também estou trocando meu escape original para um esportivo da marca Leovince, foi a única marca que encontrei para a TDM 900, conhece ela?
A idéia da troca é ouvir um "barulinho" e não ganhar performance até porque em ganho de cavalaria deve ser pouco e não tenho sensibilidade pra sentir a mudança.
Abs.
Qual a marca do escape esportivo que vc colocou em sua moto?
Está gostando?
Já dá pra ter uma idéia dos prós e contras?
Também estou trocando meu escape original para um esportivo da marca Leovince, foi a única marca que encontrei para a TDM 900, conhece ela?
A idéia da troca é ouvir um "barulinho" e não ganhar performance até porque em ganho de cavalaria deve ser pouco e não tenho sensibilidade pra sentir a mudança.
Abs.
Pablo_Araujo- Mensagens : 54
Data de inscrição : 11/12/2010
Localização : Pelotas/Bagé-RS
- Mensagem nº21
Injeção Eletrônica
Buenas pessoal!
Nesta quarta estou indo buscar minha TDM! hehehehe
Gostaria de saber do pessoal aquí do Sul a quantas anda a regulagem do C1 e C2 da mesma, qual a configuração que o pessoal tem usado e qual os resultados.
Conto com a ajuda da Gauchada aí!
Abraços!
Nesta quarta estou indo buscar minha TDM! hehehehe
Gostaria de saber do pessoal aquí do Sul a quantas anda a regulagem do C1 e C2 da mesma, qual a configuração que o pessoal tem usado e qual os resultados.
Conto com a ajuda da Gauchada aí!
Abraços!
Bustamante- Mensagens : 159
Data de inscrição : 30/07/2008
Idade : 58
Localização : São Paulo / SP
- Mensagem nº22
Regulagem Injeção TDM 900
Bom dia Pablo,
Parabéns pela compra da TDM e depois coloque no site a sua impressão à respeito dela. A regulagem da injeção (C1 e C2 assim como a equalização) depende das condições de cada motor (folga de válvulas, folga de anéis, etc) e não tem como estabelecer uma regulagem padrão. Recomendo andar com a moto e observar se ela não falha na aceleração, se não existem "buracos" na aceleração, se o motor vibra na aceleração e em diversas rotações e também avalie o consumo e performance. Se estiver tudo ok não mexa na regulagem, e somente altere se encontrar alguma anomalia. A minha TDM 2005 falhava muito em baixa e tinha um grande "buraco" na faixa dos 2500rpm. Como não tenho aparelhos para medir CO2, fui efetuando experimentos, o que não é o correto, até chegar a uma regulagem melhor. Também equalizei os TBs (tenho os vacuômetros para efetuar o ajuste) e troquei as velas, aí a moto ficou lisa e gostosa de andar no trânsito urbano, pois antes ela parecia uma V-Strom andando em baixa rotação.
Um abraço,
Bustamante.
Parabéns pela compra da TDM e depois coloque no site a sua impressão à respeito dela. A regulagem da injeção (C1 e C2 assim como a equalização) depende das condições de cada motor (folga de válvulas, folga de anéis, etc) e não tem como estabelecer uma regulagem padrão. Recomendo andar com a moto e observar se ela não falha na aceleração, se não existem "buracos" na aceleração, se o motor vibra na aceleração e em diversas rotações e também avalie o consumo e performance. Se estiver tudo ok não mexa na regulagem, e somente altere se encontrar alguma anomalia. A minha TDM 2005 falhava muito em baixa e tinha um grande "buraco" na faixa dos 2500rpm. Como não tenho aparelhos para medir CO2, fui efetuando experimentos, o que não é o correto, até chegar a uma regulagem melhor. Também equalizei os TBs (tenho os vacuômetros para efetuar o ajuste) e troquei as velas, aí a moto ficou lisa e gostosa de andar no trânsito urbano, pois antes ela parecia uma V-Strom andando em baixa rotação.
Um abraço,
Bustamante.
Pablo_Araujo- Mensagens : 54
Data de inscrição : 11/12/2010
Localização : Pelotas/Bagé-RS
- Mensagem nº23
Ajuste da Injeção!
Buenas. ..então é cmg o ajuste!
Seguinte, vamos as perguntas... heheh
Eu lí um bocado de páginas ontém no forum XT mas não conseguí chegar a conclusão correta..
Ao entrar no modo diag.. .com o corta corrente desligado.. ..depois de chegar no C1 e entrar p/regular ele.. .eu posso ligar o corta corrente e ligar o motor p/acionar???? Qual o momento de ligar o motor p/chegar no melhor ajuste de ouvido?
Pelo que pude entender, após regular o C1 por exemplo, se desliga a chave p/que seja salva a nova configuração.. mas no caso da TDM, são dois cillindros. ..eu tenho como regular o C1 e sem desligar a moto ou passar p/C2, sem perder o ajuste do C1, p/depois de ajustar o C2 aí sim desligar a moto p/salvar a confiuguração?
Abraços!
Seguinte, vamos as perguntas... heheh
Eu lí um bocado de páginas ontém no forum XT mas não conseguí chegar a conclusão correta..
Ao entrar no modo diag.. .com o corta corrente desligado.. ..depois de chegar no C1 e entrar p/regular ele.. .eu posso ligar o corta corrente e ligar o motor p/acionar???? Qual o momento de ligar o motor p/chegar no melhor ajuste de ouvido?
Pelo que pude entender, após regular o C1 por exemplo, se desliga a chave p/que seja salva a nova configuração.. mas no caso da TDM, são dois cillindros. ..eu tenho como regular o C1 e sem desligar a moto ou passar p/C2, sem perder o ajuste do C1, p/depois de ajustar o C2 aí sim desligar a moto p/salvar a confiuguração?
Abraços!
Bustamante- Mensagens : 159
Data de inscrição : 30/07/2008
Idade : 58
Localização : São Paulo / SP
- Mensagem nº24
Ajuste da Injeção TDM
Pablo,
O ajuste do índice de Co2 da injeção é feito com a moto desligada. Para saber se o desempenho melhora ao efetuar o ajuste é necessário primeiro salvar as configurações desligando a chave para somente depois ligar a moto e efetuar os testes. Na minha moto efetuei o teste primeiramente parado e observando se o "buraco" sumiu e depois andando na rotação onde havia o problema para avaliar se mudou o comportamento. A sua moto está apresentando algum problema de performance ou consumo? Uma outra forma muito eficiente para avaliar como está a queima do combustível é pela coloração das velas, mas para tirar as velas é necessário drenar o sistema de arrefecimento e deslocar o radiador.
Um abraço.
Bustamante.
O ajuste do índice de Co2 da injeção é feito com a moto desligada. Para saber se o desempenho melhora ao efetuar o ajuste é necessário primeiro salvar as configurações desligando a chave para somente depois ligar a moto e efetuar os testes. Na minha moto efetuei o teste primeiramente parado e observando se o "buraco" sumiu e depois andando na rotação onde havia o problema para avaliar se mudou o comportamento. A sua moto está apresentando algum problema de performance ou consumo? Uma outra forma muito eficiente para avaliar como está a queima do combustível é pela coloração das velas, mas para tirar as velas é necessário drenar o sistema de arrefecimento e deslocar o radiador.
Um abraço.
Bustamante.
Pablo_Araujo- Mensagens : 54
Data de inscrição : 11/12/2010
Localização : Pelotas/Bagé-RS
- Mensagem nº25
Ajuste da Injeção!
Pois bem amigo, eu andei lendo no fórum da XT que o pessoal anda ajustando o C1 com o motor ligado, conseguindo assim o ajuste mais fino.. ..como nas carburadas quando regulamos o parafuso da mistura.. ..buscando o ponto em que as rotações chegam a um pico e depois decaem.. .é no pico que a mistura fica correta!
Quanto a outra pergunta, pode regular C1 e C2 numa tacada só.. ..ou tem que desligar a chave e reiniciar o processo p/C2?
Quanto a moto, nem sei como está ainda. ..amanhã cedo estou indo olhar pessoalmente e se ela estiver realmente impecavel voltarei com ela. Mas mesmo impecável vou revisar td!
Sou extremamente criterioso e cuidadoso com minhas coisas.
Abraço!
Quanto a outra pergunta, pode regular C1 e C2 numa tacada só.. ..ou tem que desligar a chave e reiniciar o processo p/C2?
Quanto a moto, nem sei como está ainda. ..amanhã cedo estou indo olhar pessoalmente e se ela estiver realmente impecavel voltarei com ela. Mas mesmo impecável vou revisar td!
Sou extremamente criterioso e cuidadoso com minhas coisas.
Abraço!
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