Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

3 participantes

    barulho na dianteira (caixa ou amortecedor?)

    avatar
    pedrocampelojr


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 14/09/2014
    Idade : 48
    Localização : MG

    barulho na dianteira (caixa ou amortecedor?) Empty barulho na dianteira (caixa ou amortecedor?)

    Mensagem  pedrocampelojr Dom Out 05, 2014 2:01 am

    Boas a todos.

    Minha TDM 850 1998 está com um barulho que só faz - as vezes - em buracos ou quando passo um pouco mais rápido em quebra-molas. Parece um barulho de caixa de direção com folga. Levei ao mecânico que verificando não percebeu alteração no rolamento - por exemplo, não percebeu calos - direção tá leve e macia - mas mesmo assim disse que poderia ser folga e deu "um aperto" na direção. Porém o barulho permanece, apesar de ter apertado até o limite (a direção continua leve e macia).

    A minha dúvida é: é possível que seja necessário trocar os rolamento da caixa de direção, mesmo ela estando sem calos e macia? Esse barulho pode ser folga (se houver folga é muito pequena, pois na inspeção com a moto parada não dá pra perceber folga) que poderá ser resolvida com a troca do rolamento?

    Esse barulho pode ser da própria suspensão, pode ser resolvido com a troca do fluido das canelas? Se os fluido não estiver adequado, pode dar barulho??

    Obrigado a todos!
    Japoneis
    Japoneis


    Mensagens : 272
    Data de inscrição : 15/10/2009
    Localização : Barra Bonita - SP

    barulho na dianteira (caixa ou amortecedor?) Empty Re: barulho na dianteira (caixa ou amortecedor?)

    Mensagem  Japoneis Seg Out 06, 2014 1:41 am

    Se eu não me engano, pode ser as pinças de freio. Tem um tópico falando disso. Da uma olhada.
    Abraço
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    barulho na dianteira (caixa ou amortecedor?) Empty BARULHO NA DIANTEIRA (CAIXA OU AMORTECEDOR?)

    Mensagem  Sidarta Seg Out 06, 2014 3:21 am

    Boa noite pedrocampeloj!

    O japonês já lhe deu uma dica. Realmente  já vi vários casos mencionando ser as pinças de freio.
    Voce questiona: Esse barulho pode ser da própria suspensão? Minha resposta é sim.
    Pode ser resolvido com a troca do fluido das canelas? Minha resposta é sim.
    Se os fluidos não estiverem adequados, pode dar barulho?? Também nesse caso é sim. Isso pode acontecer com a TDM(vários relatos no site Carpe), ou qualquer outro motocicleta com suspensão semelhante.
    Eu também fiquei maluco com barulho aparentemente procedente da suspensão. Só que no meu caso era a folga entre os coxins/borrachas amortecedoras e parafusos que prendem o paralama dianteiro às bengalas.
    Quando descobri, vi que o paralama em determinadas situações parecia uma charanga. Induzindo a pensar que o som fosse procedente da suspensão, ou mesmo dos rolamentos/falta de aperto.
    Simplesmente acrescentei mais uma arruela de borracha, sobre cada um dos 4 coxins existentes e bingo. Não posso dizer que a suspensão da minha moto não bata em casos extremos. Más também não é do jeito que voce menciona e nem tampouco tão macia como a minha XLX250R.
    Também já vi literatura sobre diversas outras causas:
    1- detectaram rolamentos e pistas com calos, ou mesmo falta de aperto  - após manutenção tudo beleza - não é o seu caso.
    2- detectaram diferença de capacidade cúbica de óleo entre as bengalas e o óleo estava velho - após manutenção sumiu o barulho
    3- já vi relatos dizendo que após verificação das pinças de freio, desmontagem de toda a bengala, troca de rolamentos, pistas, óleo, graxa, o barulho diminuiu, más não sumiu. Talvez esteja aqui a razão das experiências dos gringos, com aumento da capacidade cúbica do óleo e também da viscosidade, passando de 10w para 15w. Porém não é uma unanimidade entre os membros do Carpe.
    Por isso tudo, muitos dizem se tratar de mais um problema crônico das TDM850, assim como o barulho na troca da primeira marcha para a segunda.
    Outros, chegam a levar a moto em oficinas especializadas, que projetam novas molas personalizadas de acordo com o peso do piloto e dizem resolver o problema.

    Felicidades!
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    barulho na dianteira (caixa ou amortecedor?) Empty BARULHO NA DIANTEIRA (CAIXA OU AMORTECEDOR?)

    Mensagem  Sidarta Seg Out 13, 2014 10:58 pm

    Boa noite Pedro!

    Novidades.............??
    avatar
    pedrocampelojr


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 14/09/2014
    Idade : 48
    Localização : MG

    barulho na dianteira (caixa ou amortecedor?) Empty Re: barulho na dianteira (caixa ou amortecedor?)

    Mensagem  pedrocampelojr Seg Out 27, 2014 10:10 pm

    Sidarta escreveu:Boa noite Pedro!

    Novidades.............??

    Boa noite Sidarta!

    Cara, ainda não tive tempo de levar a motoca no mexânico!

    Mas andei verificando e barulho na pinça de freio não é. O meu freio dianteiro até faz um barulhinho, mas é porque na pinça do lado esquerdo está sem aquela peça - uma chapa de ferro - que faz com que a pinça não trepide. Mas é um barulho totalmente diferente do que descrevi como sendo o problema. A propósito, alguém sabe informar aonde posso comprar esta peça (esta chapinha de ferro que fica segurando a pinça de freio pra ela não trepidar, ou se tem de outra moto que eu possa adaptar? Observei que preciso da dianteira esquerda e da traseira!!

    Bem, to achando que é realmente a questão do óleo das bengalas... tem risco de eu mandar trocar e os retentores estourarem???

    Assim que mandar trocar, informo aqui!

    Abraço!
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    barulho na dianteira (caixa ou amortecedor?) Empty BARULHO NA DIANTEIRA (CAIXA OU AMORTECEDOR?)

    Mensagem  Sidarta Seg Out 27, 2014 10:50 pm

    Boa noite, pedrocampelojr!

    Eu não sei informar de qual moto serviria, más de posse das pinças e pastilhas respectivas traseira/dianteira, voce pode verificar nas autorizadas e fornecedores de peças paralelas. Não sei qual a dificuldade de encontrar essa peça, haja visto que eu nunca necessitei trocar em nenhuma moto que tive. Outra alternativa seria mandar fazer de acordo com as peças da moto pinça/pastilha. Com o material correto, não vejo dificuldade de confecção.

    Pedro, somente a troca de óleo não causa problema nehum, nem tampouco risco de estourar os retentores.
    Desde que se observe a quantidade especificada/tolerância.

    Felicidades!
    avatar
    pedrocampelojr


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 14/09/2014
    Idade : 48
    Localização : MG

    barulho na dianteira (caixa ou amortecedor?) Empty Re: barulho na dianteira (caixa ou amortecedor?)

    Mensagem  pedrocampelojr Qua Nov 26, 2014 12:00 am

    Sidarta escreveu:Boa noite Pedro!

    Novidades.............??

    Boa noite Sidarta!

    Finalmente fiz no fim de semana passado a troca do óleo das bengalas. Realmente a suspensão ficou muito boa, macia porém firme, sei lá, difícil explicar...

    Estava com um pouco menos de óleo que o recomendado. No total estava com 930ml (soma das duas) - deveria ser 1030ml...

    O barulho... diminuiu, acredito eu pelo fato dos amortecedores estarem trabalhando mais corretamente com o nível certo do óleo e também por este ser novo... mas não acabou...

    Tô muito desconfiado que é o rolamento inferior que está com uma pequena folga... mais pra frente vou comprar os rolamentos da caixa e substituir. Tendo novidades, posto novamente.

    Abraços!!
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    barulho na dianteira (caixa ou amortecedor?) Empty Troca de óleo da suspensão

    Mensagem  Sidarta Qua Nov 26, 2014 7:10 pm

    Fala Pedro!

    Óleo novo na suspensão é outra coisa.
    Breve eu pretendo trocar da minha moto e pretendo fazer uma experiência mistura 10w + 15w.
    Vou viajar na maionese, assim como alguns gringos já o fizeram em busca de uma melhoria.

    Quanto aos rolamentos vale a pena conferir.

    Obrigado pelo retorno.

    Abraço!

    Conteúdo patrocinado


    barulho na dianteira (caixa ou amortecedor?) Empty Re: barulho na dianteira (caixa ou amortecedor?)

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 12, 2024 5:47 am