MARCOS RIBEIRO escreveu:Humberto, e voce poderia dizer que cachimbo (paralelo) voce usou ???....e onde voce comprou ?????
Grato........
MARCOS RIBEIRO boa noite!
Tenho uma TDM850 2001 e recentemente ela apresentou falha em baixas rotações que somem a partir de 3000 rpm.
Como estou meio sem tempo devido a construção e reforma da minha casa, estou eliminando possíveis causas aos poucos.
Ontem sexta feira fui até a loja de motopeças de um amigo meu e levei o cachimo da TDM para comparação com possíveis substitutos.
Levei (consignado) um NGK destinado para as Hondas XLX 250 e 350 ao custo de R$ 17,00 unitário (outras lojas R$20,00 até R$ 22,00 a unidade.
Esse cachimbo é emborrachado e embora tenha praticamente o mesmo comprimento(pouco maior que o da TDM), ele é totalmente reto ou seja; na extremidade não tem o grau de inclinação para o encaixe do cabo supressivo como na TDM, contudo informo que isso não impediu o encaixe do cabo e não atrapalhou em nada a substituição. Informo também que a moto pegou normalmente, porém num pequeno teste observei que continua falhando, portanto descarto ser cachimbo de vela. Pude também constatar na loja outras opções de cachimbo: NGK para Honda CB400 e CB450 custo unitário de R$ 17,00.Tem o grau de inclinação porém mais fechado que o da TDM, acredito que também dê para substituição sem maiores problemas. Outra opção que me foi apresentada foi o da CBX750 que se aproximou mais do original. Esse cachimbo já vem com o cabo supressivo que pode ser desenroscado para utilizar o da moto (custo R$ 17,00 unitário). Como moro no interior as lojas de moto peças não tem variedades para motos maiores e em grandes centros deve ter mais opções para motos da Yamaha, podendo ter identico ou bem aproximado do da TDM 850. Quanto ao cachimbo ((Honda XLX 250 e 350)que usei para o meu teste, visivelmente ele tem diametro externo maior que o original e embora caiba no buraco do cabeçote com ligeira pressão, observei que a borracha original que funciona como tampão do buraco da vela para evitar sujeira, fica mais difícil de ser encaixada. Isso devido ao cachimbo ser mais grosso e ao passar no diametro interno da borracha, logicamente expande o diametro externo o que dificulta o encaixe tampão conforme mencionei. Resumindo; isso não seria impecilho caso eu tivesse constatado que o problema da falha abaixo de 3000 giros fosse o cachimbo.
Próximo passo assim que tiver tempo partirei para a equalização dos buras, pois estou acreditando nisso.
Se voce for realmente comprar o cachimo oriento para retirar um da sua moto e levar para comparação in loco com os possíveis substitutos ("por semelhança") que lhe serão apresentados. Minhas referências acima podem lhe servir como parâmetro inicial. Para acesso mais fácil ao eu retirei uma das laterais, somente 3 parafusos allen.
Grande abraço