Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+2
Altrão
Leandro Dias
6 participantes

    TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850

    Leandro Dias
    Leandro Dias


    Mensagens : 33
    Data de inscrição : 28/09/2009

    TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850 Empty TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850

    Mensagem  Leandro Dias Qua Set 30, 2009 1:18 am

    Boas galera Salve, Salve!!!

    Vai aí uma dica pra quem precisar trocar os reparos da torneira de combustível.
    Estava com um problema na torneira de combustível da minha recém adquirida TDM850 ano 98. Ao deixar a motoca parada começava um melejamento na parte frontal da torneira o que respingava no motor e aí imagina né....ainda bem que não aconteceu com o motor quente senão teria manchado. Percebi que os parafusos de fixação da tampa frontal estava meio frouxos e ao tentar reapertar o problema piorou.
    Levei em uma oficina a qual costumo levar a moto pra revisão, ajustes, etc e o cara disse que teria que trocar o reparo e o concerto ficaria em R$ 40,00. Acabei fazendo amizade com um cara que trabalha em uma autorizada Yamaha e passei lá pra ver se ele tinha os reparos, pra minha surpresa ele disse que tinha e que custavam R$ 1,90 cada. Troquei os dois reparos e o custo com mão-de-obra ficou em R$ 10,00.
    Os reparos são os mesmos utilizados na YBR, porém ele disse que se eu chegar em qualquer loja e pedir o reparo para a TDM 850, eles iriam me vender a mesma peça pelo valor de R$ 28,00.
    O mesmo acontece com as pastilhas de freio da Fazer 250, se você pedir as pastilhas para Fazer vão custar R$ 85,00, ja se pedir para a YBR (exatamente as mesmas) vai custar em torno de R$ 16,00.
    Vale a pena ver se existe intercambialidade entre as peças originais Yamaha, derepente pode-se economizar uma boa grana.
    Como se diz "dono de TDM paga pela fama da moto"

    Abraço!
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850 Empty Re: TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850

    Mensagem  Altrão Qua Set 30, 2009 11:02 am

    Boa dica Leandro, mas me tira uma dúvida: onde fica a torneira da TDM 98?
    É que na minha não têm essa torneira. Têm somente uma que fica por baixo do tanque e só é usada caso seja necessário retirar o tanque para alguma manutenção. Na sua é assim também?
    A torneirinha da minha também não está muito boa e quando preciso tirar o tanque para reparos fica vazando um pouco. Será que o reparo dessa também é o mesmo?
    Leandro Dias
    Leandro Dias


    Mensagens : 33
    Data de inscrição : 28/09/2009

    TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850 Empty Re: TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850

    Mensagem  Leandro Dias Sex Out 02, 2009 12:50 am

    Altrão escreveu:Boa dica Leandro, mas me tira uma dúvida: onde fica a torneira da TDM 98?
    É que na minha não têm essa torneira. Têm somente uma que fica por baixo do tanque e só é usada caso seja necessário retirar o tanque para alguma manutenção. Na sua é assim também?
    A torneirinha da minha também não está muito boa e quando preciso tirar o tanque para reparos fica vazando um pouco. Será que o reparo dessa também é o mesmo?


    Fala Altrão, tudo bem?

    Na TDM 98 tem duas torneiras, essa que fica debaixo do tanque e uma outra que que fica na lateral direita onde você passa para reserva caso necessário. As TDM's que apresentam marcador de combustível já não tem mais esta segunda torneira. O formato das duas é bem parecido, porém a torneira abaixo do tanque só tem duas posições: aberto ou fechado, já a outra tem três. Não sei dizer se é o mesmo reparo, mas vou me informar com o meu amigo da Yamaha e depois posto a resposta.
    Abraço!
    Leandro Dias
    Leandro Dias


    Mensagens : 33
    Data de inscrição : 28/09/2009

    TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850 Empty Re: TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850

    Mensagem  Leandro Dias Sex Out 02, 2009 12:51 am

    Leandro Dias escreveu:
    Altrão escreveu:Boa dica Leandro, mas me tira uma dúvida: onde fica a torneira da TDM 98?
    É que na minha não têm essa torneira. Têm somente uma que fica por baixo do tanque e só é usada caso seja necessário retirar o tanque para alguma manutenção. Na sua é assim também?
    A torneirinha da minha também não está muito boa e quando preciso tirar o tanque para reparos fica vazando um pouco. Será que o reparo dessa também é o mesmo?


    Fala Altrão, tudo bem?

    Na TDM 98 tem duas torneiras, essa que fica debaixo do tanque e uma outra que que fica na lateral direita onde você passa para reserva caso necessário. As TDM's que apresentam marcador de combustível já não tem mais esta segunda torneira. O formato das duas é bem parecido, porém a torneira abaixo do tanque só tem duas posições: aberto ou fechado, já a outra tem três. Não sei dizer se é o mesmo reparo, mas vou me informar com o meu amigo da Yamaha e depois posto a resposta.
    Abraço!


    Ops, desculpa...a segunda torneira fica na lateral esquerda.

    Abraço!
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850 Empty Re: TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850

    Mensagem  Sidarta Dom Ago 07, 2011 3:40 am

    Leandro Dias escreveu:Boas galera Salve, Salve!!!

    Vai aí uma dica pra quem precisar trocar os reparos da torneira de combustível.
    Estava com um problema na torneira de combustível da minha recém adquirida TDM850 ano 98. Ao deixar a motoca parada começava um melejamento na parte frontal da torneira o que respingava no motor e aí imagina né....ainda bem que não aconteceu com o motor quente senão teria manchado. Percebi que os parafusos de fixação da tampa frontal estava meio frouxos e ao tentar reapertar o problema piorou.
    Levei em uma oficina a qual costumo levar a moto pra revisão, ajustes, etc e o cara disse que teria que trocar o reparo e o concerto ficaria em R$ 40,00. Acabei fazendo amizade com um cara que trabalha em uma autorizada Yamaha e passei lá pra ver se ele tinha os reparos, pra minha surpresa ele disse que tinha e que custavam R$ 1,90 cada. Troquei os dois reparos e o custo com mão-de-obra ficou em R$ 10,00.
    Os reparos são os mesmos utilizados na YBR, porém ele disse que se eu chegar em qualquer loja e pedir o reparo para a TDM 850, eles iriam me vender a mesma peça pelo valor de R$ 28,00.
    O mesmo acontece com as pastilhas de freio da Fazer 250, se você pedir as pastilhas para Fazer vão custar R$ 85,00, ja se pedir para a YBR (exatamente as mesmas) vai custar em torno de R$ 16,00.
    Vale a pena ver se existe intercambialidade entre as peças originais Yamaha, derepente pode-se economizar uma boa grana.
    Como se diz "dono de TDM paga pela fama da moto"

    Abraço!


    Srs. boa noite!

    Li esse tópico em 2010 muito antes de ter comprado a minha TDM850 2001 em abril de 2011, contudo como já havia me decido pelo modelo copiei a informação, pois sabia da importância.
    Fato é que 2 dias após a compra da moto, apresentou vazamento de gasolina no carburador e para a manutenção óbvia tive que retirar o tanque, quando então constatei também que o reparo da torneirinha já havia cumprido sua vida útil. Como me lembrava do tópico acima, fui na CC Yamaha e comprei (R$ 4,50) o reparo da YBR 125 constatando in loco que era plug and play, pois havia levado o reparo velho. Fiz então a manutenção dos carburadores (limpeza) e reaperto que ficou ok até a manhã de hoje, quando então apresentou novo vazamemto procedente na guarnição da cuba do lado esquerdo. Informo que já estou de posse das novas guarnições e como a moto está com 42.000km tenho a intenção preventiva de trocar também as agulhas de bóia e nesse aspecto peço auxílio a voces questionando: (?)
    se alguém já teve a experiência de substituição das válvulas ou agulhas de bóia, por outras de fabricação paralela, ou mesmo intercambiáveis entre outros modelos de motos nacionais ou importadas, assim como descrevi acima sobre a constatação da equivalência entre os reparos de torneirinha da TDM850 e da YBR125?
    Ao Leandro Dias autor do tópico que ora respondo,veja que muitos meses ou anos depois do seu post, a informação que voce compartilhou ainda dá frutos, portanto minha gratidão.
    Espero ainda que eu possa na medida do possível e com humildade compartilhar com voces as descobertas que por ventura eu venha a fazer, sobre peças intercambiáveis, manutenções e etc e lógicamente pautado no quesito segurança.

    Muitíssimo grato a todos e um grande abraço!


    Att
    Sidarta (Toyo XT600)
    TDM850 ano 2001


    Giboião
    Giboião


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 10/12/2010
    Idade : 62
    Localização : São Francisco do Surf SC

    TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850 Empty Re: TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850

    Mensagem  Giboião Sáb Out 22, 2011 11:12 pm

    o da minha 850 98 tava "melando" - vazando, li o tópico, comprei, troquei ficou perfeito, valeu pela dica...
    giboião
    avatar
    pedrocampelojr


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 14/09/2014
    Idade : 48
    Localização : MG

    TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850 Empty Re: TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850

    Mensagem  pedrocampelojr Dom Set 14, 2014 12:33 am

    Leandro Dias escreveu:
    Altrão escreveu:Boa dica Leandro, mas me tira uma dúvida: onde fica a torneira da TDM 98?
    É que na minha não têm essa torneira. Têm somente uma que fica por baixo do tanque e só é usada caso seja necessário retirar o tanque para alguma manutenção. Na sua é assim também?
    A torneirinha da minha também não está muito boa e quando preciso tirar o tanque para reparos fica vazando um pouco. Será que o reparo dessa também é o mesmo?


    Fala Altrão, tudo bem?

    Na TDM 98 tem duas torneiras, essa que fica debaixo do tanque e uma outra que que fica na lateral direita onde você passa para reserva caso necessário. As TDM's que apresentam marcador de combustível já não tem mais esta segunda torneira. O formato das duas é bem parecido, porém a torneira abaixo do tanque só tem duas posições: aberto ou fechado, já a outra tem três. Não sei dizer se é o mesmo reparo, mas vou me informar com o meu amigo da Yamaha e depois posto a resposta.
    Abraço!

    Peguei hoje uma TDM 850 1998. Antes tive por 4 anos uma Falcon - que tem marcador de combustível - portanto estou desabituado com "torneirinhas"...

    A torneira a esquerda tem 3 posições, mas observei que uma é reserva, uma aberto e a outra? não lembro o que está escrito... a terceira posição é fechada? ?
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850 Empty Re: TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850

    Mensagem  Altrão Ter Set 16, 2014 11:07 am

    Pedro,

    Certamente é 'fechada'!
    Inclusive é muito importante que se mantenha fechada enquanto a moto está parada por algum tempo, pois evita que a gasolina encha a cuba e cause afogamento.
    Nas TDM's de 2000 pra frente não têm mais as torneirinhas pois mudaram o carburador.
    Luiz Henrique Silveira
    Luiz Henrique Silveira


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 26/06/2014
    Idade : 56
    Localização : São Paulo

    TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850 Empty Torneirinha da gasolina sem a reserva

    Mensagem  Luiz Henrique Silveira Dom Abr 24, 2016 12:15 pm

    Olá amigos,
    Nunca tive moto com marcador de combustível, daí já estou acostumado com a torneirinha. Acontece que a minha TDM 98 não tem, ou pelo menos não me dá aqueles litros extras quando a moto para por falta de gasolina. Na minha XLX, eu costumava ter uns 2 litros na reserva. Certo dia eu fiquei sem gasolina com a minha TDM a poucos metros de casa. Vi que a posição da torneira estava no ON e nada de combustível no tanque. Quando eu comprei a moto, o antigo dono me disse que havia mandado consertar um vazamento na torneira. Será que ela foi montada errada? Eu percebi que tem duas mangueiras que vem do tanque até ela. Será que elas estão trocadas de posição? Alguém tem alguma experiência e já passou por isso ?

    Obrigado !
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850 Empty Torneirinha da gasolina sem a reserva

    Mensagem  Sidarta Ter Abr 26, 2016 1:54 am

    Luiz Henrique Silveira escreveu:Olá amigos,
    Nunca tive moto com marcador de combustível, daí já estou acostumado com a torneirinha. Acontece que a minha TDM 98 não tem, ou pelo menos não me dá aqueles litros extras quando a moto para por falta de gasolina. Na minha XLX, eu costumava ter uns 2 litros na reserva. Certo dia eu fiquei sem gasolina com a minha TDM a poucos metros de casa. Vi que a posição da torneira estava no ON e nada de combustível no tanque. Quando eu comprei a moto, o antigo dono me disse que havia mandado consertar um vazamento na torneira. Será que ela foi montada errada? Eu percebi que tem duas mangueiras que vem do tanque até ela. Será que elas estão trocadas de posição?  Alguém tem alguma experiência e já passou por isso ?

    Obrigado !

    Luiz Henrique veja o link abaixo. Abra com o google Chrome para voce traduzir se for o caso.
    http://www.carpe-tdm.net/ipb/index.php?showtopic=29560&hl=%2Bconnections+%2Bfuel+%2Bhoses#entry292672

    No link acima voce vai ter acesso ao post # Nº7(eu informo nesse post um outro link onde voce tem acesso ao esquema de ligações das mangueiras. Veja se isso te atende?

    Felicidades!
    Luiz Henrique Silveira
    Luiz Henrique Silveira


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 26/06/2014
    Idade : 56
    Localização : São Paulo

    TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850 Empty Re: TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850

    Mensagem  Luiz Henrique Silveira Ter Abr 26, 2016 11:36 am

    Olá Sidarta, grande dica.

    Acompanhei os outros foruns que vc indicou e já estou com as informações para acertar ou verificar a montagem das mangueiras.

    Obrigado parceiro...


    Conteúdo patrocinado


    TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850 Empty Re: TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL TDM 850

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg maio 13, 2024 4:58 pm