e ai pessoal! tenho uma tdm 850 1993, minha paixão, e percebi que guando estico, acima de 7.000 rpm, eventualmente ela desliga, o contagiro apaga e ela volta sozinha rápido. Já vi se eram conectores, miolo de contato e outras partes elétricas. Fiz revisão do carburador, velas e nada. Se alguém tiver uma opinião eu agradeço.
3 participantes
tdm 850 desligando em alta
Sidarta- Mensagens : 281
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 66
Localização : MG
- Mensagem nº2
TDM 850 DESLIGANDO EM ALTA
Boa noite Gu Neves!
Ontem passei o dia inteiro(noite também pode?) pensando o que poderia causar esse problema com sua moto e até o presente ainda estou surpreso com sua informação. Gostaria que voce desse mais detalhes, para que possamos eliminar alguns pontos de dúvida e termos mais suporte.
1) Voce informa ela desliga - somente o motor para de funcionar, ou corta também todas as luzes??
2) quando voce fala em contagiros apaga - voce se refere à lâmpada que ilumina o painel??
3) Isso acontece próximo a 7.000 giros - somente com a moto em movimento ou no ponto morto também?
4) ela volta sozinho e rápido - o motor começa a funcionar e luzes também?
Eu confesso que já vi isso no que tange o motor:
a) por falta de combustível (nível de bóia indevido, giclês alterados, agulhas de pistonete fora do pic correto, filtro de ar ou combustivel obstruidos, saida de ar do tanque obstruida, mangueira de combustível achatada, bomba de combustível indo para as cucuia, tanque sujo, cuba do carburador com sujeira, diafragmas furados/ressecados, mangueira de vácuo que une os dois carburadores obstruida e etc
b) por falha elétrica: conexão dos cabos da bateria, bobina indo para as cucuia, cabo de vela ou cachimbo dando passagem para a carcaça(muita matéria sobre isso em sites gringos), vela ruim ou suja, magneto em curto, tambor da chave de ignição(grande vilão quando os contatos estão gastos ou com zinabre), curto em alguma parte do chicote, regulador/retificador indo para as cucuia e tantos outros.
Portanto caro amigo, se a pane estiver envolvendo luzes, já podemos eliminar a alimentação de combustível e nos direcionarmos para a pane elétrica. Dê mais detalhes, para que possamos até mesmo recorrer em site gringo. Se aconteceu com voce, pode acontecer com qualquer um outro.
Grande abraço!
Ontem passei o dia inteiro(noite também pode?) pensando o que poderia causar esse problema com sua moto e até o presente ainda estou surpreso com sua informação. Gostaria que voce desse mais detalhes, para que possamos eliminar alguns pontos de dúvida e termos mais suporte.
1) Voce informa ela desliga - somente o motor para de funcionar, ou corta também todas as luzes??
2) quando voce fala em contagiros apaga - voce se refere à lâmpada que ilumina o painel??
3) Isso acontece próximo a 7.000 giros - somente com a moto em movimento ou no ponto morto também?
4) ela volta sozinho e rápido - o motor começa a funcionar e luzes também?
Eu confesso que já vi isso no que tange o motor:
a) por falta de combustível (nível de bóia indevido, giclês alterados, agulhas de pistonete fora do pic correto, filtro de ar ou combustivel obstruidos, saida de ar do tanque obstruida, mangueira de combustível achatada, bomba de combustível indo para as cucuia, tanque sujo, cuba do carburador com sujeira, diafragmas furados/ressecados, mangueira de vácuo que une os dois carburadores obstruida e etc
b) por falha elétrica: conexão dos cabos da bateria, bobina indo para as cucuia, cabo de vela ou cachimbo dando passagem para a carcaça(muita matéria sobre isso em sites gringos), vela ruim ou suja, magneto em curto, tambor da chave de ignição(grande vilão quando os contatos estão gastos ou com zinabre), curto em alguma parte do chicote, regulador/retificador indo para as cucuia e tantos outros.
Portanto caro amigo, se a pane estiver envolvendo luzes, já podemos eliminar a alimentação de combustível e nos direcionarmos para a pane elétrica. Dê mais detalhes, para que possamos até mesmo recorrer em site gringo. Se aconteceu com voce, pode acontecer com qualquer um outro.
Grande abraço!
Altrão- Mensagens : 382
Data de inscrição : 31/01/2009
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS
- Mensagem nº3
Re: tdm 850 desligando em alta
Caramba, o Sidarta já falou quase todos os possíveis problemas.
Eu já tive problema semelhante com a TDM e no meu caso era o contato da chave. Passei um produto que limpa contatos e voltou ao normal.
A questão de apagar sempre nos 7000rpm: a explicação é simples, conforme o giro que estamos o motor e diversas partes moveis da moto emitem sons em uma determinada frequência (hertz) e dependendo da frequência causa uma vibração que pode ou não causar um mal contato.
Mas conforme falou o Sidarta, o ideal é que você passe o máximo de informações possíveis para que se possa ir eliminando as menos prováveis.
Eu já tive problema semelhante com a TDM e no meu caso era o contato da chave. Passei um produto que limpa contatos e voltou ao normal.
A questão de apagar sempre nos 7000rpm: a explicação é simples, conforme o giro que estamos o motor e diversas partes moveis da moto emitem sons em uma determinada frequência (hertz) e dependendo da frequência causa uma vibração que pode ou não causar um mal contato.
Mas conforme falou o Sidarta, o ideal é que você passe o máximo de informações possíveis para que se possa ir eliminando as menos prováveis.
Gu Neves- Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/04/2013
- Mensagem nº4
Re: tdm 850 desligando em alta
Boa tarde Sidarta, e desculpe pela demora.
Ela só cortava em alta e rodando, por isso não dava pra eu ver luzes e outras coisas, não cortava parada, só acelerando. Percebi que poderia ser no botão de start dela, então sem querer, fiz como sugerido por nosso amigo Altrão, passei um desengripante, ligando e desligando várias vezes. Surpreendentemente deu certo. Viajei este final de semana e não cortou nem uma vez. Concluí então que era mau contato no seu botão de start. E muito obrigado novamente por sua atenção, quando puder retribuir estou à disposição.
Forte abraço!
[/quote]
Última edição por Gu Neves em Ter Jun 04, 2013 5:10 pm, editado 1 vez(es)
Gu Neves- Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/04/2013
- Mensagem nº5
Re: tdm 850 desligando em alta
Vlw Altrão, e por incrível que pareça, antes de ler sua mensagem, passei um desengripante no botão de start dela, ligando e ligando várias vezes, e deu certo, não cortou mais. Muito obrigado pela atenção meu amigo, e podendo retribuir estou à disposição.
Forte abraço!
Forte abraço!
Sidarta- Mensagens : 281
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 66
Localização : MG
- Mensagem nº6
TDM 850 DESLIGANDO EM ALTA
Boa noite Gu Neves!
Que bom que voce descobriu o problema. Veja que o Altrão também cantou a jogada certa.
Somente agora, lembro que isso aconteceu comigo a mais de 20 anos atrás.
Foi com uma CB400, porém havia uma trinca na solda que unia a extremidade do fio com o painel do botão.
Isso causava a pane intermitente. Também havia zinabre no contato, ai é onde entra o WD40.
Veja que a exposição de um problema, se transforma em aprendizado para todos nós.
Grande abraço!
Que bom que voce descobriu o problema. Veja que o Altrão também cantou a jogada certa.
Somente agora, lembro que isso aconteceu comigo a mais de 20 anos atrás.
Foi com uma CB400, porém havia uma trinca na solda que unia a extremidade do fio com o painel do botão.
Isso causava a pane intermitente. Também havia zinabre no contato, ai é onde entra o WD40.
Veja que a exposição de um problema, se transforma em aprendizado para todos nós.
Grande abraço!
Altrão- Mensagens : 382
Data de inscrição : 31/01/2009
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS
- Mensagem nº7
Re: tdm 850 desligando em alta
Gu Neves,
Que bom que as informações lhe foram úteis.
"Enjoy" esta motoca que é show de bola.
Que bom que as informações lhe foram úteis.
"Enjoy" esta motoca que é show de bola.
|
|