Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+6
Félix
Junhior & Sarita
vitinho
Fernando
Altrão
gluedtke
10 participantes

    Farol duplo na Baixa e na Alta

    gluedtke
    gluedtke


    Mensagens : 154
    Data de inscrição : 22/01/2010
    Idade : 57
    Localização : São Leopoldo - RS

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  gluedtke Ter Abr 20, 2010 5:47 pm

    Ola Pessoal,
    Alguém sabe me dizer se é possível fazer com que a TDM900 acenda os dois faróis ao mesmo tempo na baixa?
    É possível fazer esta alteração na elétrica para que funcione que nem de carro, os dois acender na baixa e quando aciono o interruptor de luz alta acenda os dois na luz alta?

    Aguardo comentários.
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Re: Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Altrão Ter Abr 20, 2010 10:17 pm

    Meu amigo Gluedtke,

    Creio que seja possível sim, mas além de não ser fácil deve sair bem caro.
    Você teria que:
    - Trocar os soquetes de lâmpadas e tipo de lâmpada para um que tenha dois filamentos (alta e baixa - ex. H4);
    - Mudar a fiação dos faróis;
    - Adaptar o globo ótico; perceba que o farol baixo têm uma espécie de lente que limita a altura do facho de luz;
    - Provavelmente teria que utilizar lâmpadas mais fracas, pois atualmente o farol consome 65W + 65W com os dois farois ligados; no esquema que você quer utilizaria 65W x 4, pois ao mesmo tempo que o alto estiver ligado o alto também estará; Por isso as Ténérés e Super Ténérés que funcionam desta forma utilizam lâmpadas de 35W;

    Espero não ter escrito nenhuma besteira, mas acho que é isso.
    Fernando
    Fernando


    Mensagens : 174
    Data de inscrição : 22/02/2008
    Idade : 66
    Localização : Joinville SC

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Re: Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Fernando Seg Abr 26, 2010 1:44 am

    Creio que não seja possivel, pois o desenho das lentes dos faróis são diferentes. Uma é projetada para dirigir o facho de luz para baixo e a outra para a frente.
    gluedtke
    gluedtke


    Mensagens : 154
    Data de inscrição : 22/01/2010
    Idade : 57
    Localização : São Leopoldo - RS

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  gluedtke Qui maio 06, 2010 1:24 am

    Obrigado pelas dicas Fernando e Altrão, realmente eu não tinha me dado conta que existe essa diferença na geometria da lente.
    Também conversei com meu eletrecista e ele também disse que se a fábrica fez assim é porque deve ser assim.

    Um abraço,
    vitinho
    vitinho


    Mensagens : 34
    Data de inscrição : 08/07/2010
    Idade : 64
    Localização : Porto Seguro

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty feito ( estranho)

    Mensagem  vitinho Qui Jul 08, 2010 4:13 pm

    Realmente e muito estranho ter um farol apagado, to chegando agora,mais penço em colocar as duas para acender. Laughing
    Junhior & Sarita
    Junhior & Sarita


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 28/08/2012
    Idade : 63
    Localização : Londrina - PR

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Farol duplo

    Mensagem  Junhior & Sarita Ter Ago 28, 2012 1:31 am

    Olá pessoal.
    Tô chegando agora no Forum, não sou muíto bom com computadores, mas, como tenho aprendido bastante com voces, resolvi compartilhar algumas dicas: Tenho uma TDM 2008 a "Jovelina" e coloquei os dois faróis para funcionar, no entanto só mexi em um deles, troquei o soquete e a lâmpada da luz alta por uma alta e baixa.
    Valeu... Very Happy

    gluedtke
    gluedtke


    Mensagens : 154
    Data de inscrição : 22/01/2010
    Idade : 57
    Localização : São Leopoldo - RS

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Farol Duplo na alta e na baixa

    Mensagem  gluedtke Ter Ago 28, 2012 3:56 pm

    Olá Junhior & Sarita. Muito obrigado pela dica.
    Mas como você fez isso? Tu trocaste o soque, aquele que entra no farol onde vai conectado a lâmpada? Onde tu conseguiste o soquete?
    Félix
    Félix


    Mensagens : 30
    Data de inscrição : 09/06/2010
    Idade : 63
    Localização : São Paulo ZS

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Re: Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Félix Qua Ago 29, 2012 11:09 pm

    Tendo em vista, que o sistema elétrico foi elaborado para trabalhar desta forma ...(somente com uma funcionando)sera que não vai sobrecarregar a bateria e o sistema elétrico?(desculpem se falei besteira)
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Sidarta Qui Ago 30, 2012 10:47 pm

    Boa noite Félix!

    Eu não entendo nada de elétrica, mas a princípio penso que voce está certo ou seja: teóricamente acho que haverá sobrecarga para o sistema.
    Por outro lado, eu tenho um amigo que está no quinto Vectra e como viaja muito, ele sempre fez alteração da lâmpada original por lâmpadas de 100W. A instalação foi feita por profissional e ele fala que a peça chave é a instalação de relés. Nunca teve problema, haja visto que o carro é a ferramenta de trabalho dele. Bom, nesse caso estamos falando de carro. Más eu já vi em mais de um site, tutoriais com a troca da lâmpada de farol(35W) de motocicletas baixa cilindrada, por lâmpadas com o dobro da capacidade(55/60W).Também nesses casos,a peça chave é o famoso relé.
    Por outro lado temos que considerar: que o calor gerado será o dobro também e como fica o globo óptico, fiação e peças de plástico? As incógnitas são muitas.
    Eu particularmente estou com o sistema de iluminação original na TDM850. E por desconhecer as respostas para várias perguntas dessa alteração, eu não pretendo fazer. Vamos ver se alguém que entenda de elétrica se manifeste e esclareça as dúvidas e até mesmo a viabilidade ou não do projeto.

    Felicidades!
    Junhior & Sarita
    Junhior & Sarita


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 28/08/2012
    Idade : 63
    Localização : Londrina - PR

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Re: Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Junhior & Sarita Sex Ago 31, 2012 2:02 am

    Olá Gluedtke. O soquete é o mesmo, ele tem 3 partes para o encaixe da lâmpada, no entanto um deles fica inutilizado (sem a "chapinha" de metal). O que fiz foi colocar uma "chapinha" de metal de outro soquete nele, adaptei um lâmpada H4 (precisa desgastar um pouquinho os encaixes dela para que ela seja conectada ao soquete), feito isso, faz-se um "jump" puxando um fio da baixa da esquerda para a nova baixa da direita.
    Quanto as questões de sobrecarga, fique tranquilo, pois se a gente andar com a luz alta ligada durante o dia, teremos dois faróis acesos direto e ela suporta bem, fiz isso durante um mês, assim não faz diferença se o que está aceso é uma alta e uma baixa ou duas baixas. Tô andando assim desde fevereiro e não deu nenhum problema e o legal é que pra onde você vai todos os "Yamaheiros" que andam com um farol só, perguntam: E aí como é que voce fez?...
    Eu não sei como se coloca fotos aqui, senão te mandava algumas..
    Paz e bem.

    Moto a dois - Junhior & Sarita.
    Japoneis
    Japoneis


    Mensagens : 272
    Data de inscrição : 15/10/2009
    Localização : Barra Bonita - SP

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Re: Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Japoneis Sex Ago 31, 2012 4:39 am

    Junior e Gluedtke;
    a questão nem é como fazer, mas sim do fato de usar o farol alto como luz baixa.
    As lentes refletoras dos farois são diferentes pq uma é a baixa e a outra é a alta. Se usado durante o dia pode ser que nao incomode os motoristas que vem em sentido contrario, porem a noite acredito que nao seja legal...
    Junhior & Sarita
    Junhior & Sarita


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 28/08/2012
    Idade : 63
    Localização : Londrina - PR

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Re: Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Junhior & Sarita Sáb Set 01, 2012 3:52 am

    Pois é Japoneis, depois de instalada a luz baixa junto com a alta no farol direito eu regulei ele como se fosse o único farol, assim, a luz baixa da esquerda, ficou bem baixa, clareando bem perto da moto, a luz baixa da direita com médio alcance (como deve ser um farol baixo) e a luz alta ficou normal como uma luz alta de uma moto de um farol só. É só regular direitinho que não incomoda ninguém e podemos andar com os dois faróis acesos.
    Eu acho que esteticamente fica mais bonito, além de clarear mais. Eu uso óculos então pra mim ficou filé...
    Paz e bem.
    Moto a dois - Junhior & Sarita.
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Sidarta Sáb Set 01, 2012 8:22 pm

    Boa tarde Junhior & Sarita!

    Hoje por mais uma vez, me pararam para informar que um farol estava queimado. Diga-se de passagem isso já virou rotina nas viagens, quando paro para abastecer e o bombeiro me avisa: "um farol seu tá queimado". Essa estética é horrorosa, se não absoluta falta de gosto da Yamaha.
    Eu tenho instalado na minha moto 2 faróis auxiliares, que já estavam nela quando eu a comprei em Campinas. Por várias vezes eu já viajei à noite com o farol alto + auxiliares, visando testar o sistema e nunca tive problema. Já estou com a moto a quase um ano e meio e a bateria não apresentou qualquer sintoma de descarga. Pretendo ainda rastrear essa instalação para ver se existe um relé intermediário, pois até o presente não vi sinal de nenhum aquecimento ou sobrecarga.
    Em 1984 eu residia em BH e levei uma CB400 até uma autorizada, para ver a possibilidade de instalação de uma lâmpada bi iodo(era como se chamava na época). O mecânico me respondeu que iria esquentar e derreter a fiação e etc e seria uma gambiarra. Conclusão no outro dia eu mesmo instalei e funcionou a contento. Não consegui o ganho total, pois a lente do farol original não era corretamente adequada para a lâmpada, mas consegui melhoria substancial. O teste foi uma viagem ao sul, inclusive Paraguai e Argentina. Fiquei com a moto até 1995 e nesse interim devo ter trocado lâmpada uma vez somente. Logo após saiu a Honda 450 trazendo no farol a referida lâmpada.
    Devo em breve fazer a troca da corrente de comando e limpeza de carburação, quando aproveitarei a oportunidade para conhecer melhor o sistema do farol. Como voce disse o objetivo não é melhorar a iluminação, mas sim a estética. Nesse aspecto, estou pensando em rever meus conceitos, haja visto meu post anterior nesse tópico.
    Enquanto isso não acontece, continuo pesquisando informações a respeito. Não tenho pressa, porém estou tentado a fazer alguma coisa visando deixar de ser pirata. Vou lhe enviar MP com 2 artigos envolvendo relé.
    OBS: Eu pensei que somente a TDM850 fosse pirata e fiquei surpreso em saber que a 900 também o é.

    Grande abraço!
    Japoneis
    Japoneis


    Mensagens : 272
    Data de inscrição : 15/10/2009
    Localização : Barra Bonita - SP

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Re: Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Japoneis Dom Set 02, 2012 12:34 am

    Sidarta,
    a outra TDM que eu tinha modelo 3VD, primeira versao, acendia os dois farois alto e baixo.
    Depois da explicação do Junior a ideia ficou boa...
    Valeu!
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Re: Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Sidarta Dom Set 02, 2012 1:00 am

    Japoneis escreveu:Sidarta,
    a outra TDM que eu tinha modelo 3VD, primeira versao, acendia os dois farois alto e baixo.
    Depois da explicação do Junior a ideia ficou boa...
    Valeu!

    Boa noite Japoneis.

    Voce se lembra da capacidade da lâmpada do 3VD (35w) ?? Se for 35W, acredito que devia ser semelhante ao sistema da XT e Super, que foi mencionado no post do Altrão. Por outro lado se for a 55/60W, eu já faço a adaptação seguindo as informações do "junhior & Sarita", porém instalando o relé.
    Por favor, esclareça uma dúvida; voce disse que acendia os dois, tanto na alta quanto na baixa?

    Grande abraço!
    Japoneis
    Japoneis


    Mensagens : 272
    Data de inscrição : 15/10/2009
    Localização : Barra Bonita - SP

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Re: Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Japoneis Dom Set 02, 2012 1:43 am

    Sidarta escreveu:
    Japoneis escreveu:Sidarta,
    a outra TDM que eu tinha modelo 3VD, primeira versao, acendia os dois farois alto e baixo.
    Depois da explicação do Junior a ideia ficou boa...
    Valeu!

    Boa noite Japoneis.

    Voce se lembra da capacidade da lâmpada do 3VD (35w) ?? Se for 35W, acredito que devia ser semelhante ao sistema da XT e Super, que foi mencionado no post do Altrão. Por outro lado se for a 55/60W, eu já faço a adaptação seguindo as informações do "junhior & Sarita", porém instalando o relé.
    Por favor, esclareça uma dúvida; voce disse que acendia os dois, tanto na alta quanto na baixa?

    Grande abraço!

    Era 35/35W, apesar de a minha ex TDM ter rele, eu usava 35/35, qdo a comprei tinha lampada 55/60w, mas tirei e coloquei motovision 35/35.
    que ficou melhor que as 55/60.
    Acendia os dois farois na alta e na baixa, usava lampadas H4. Na versao inglesa da 3VD, acendia somente um na baixa.
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Sidarta Dom Set 02, 2012 3:18 am

    Japoneis,


    Estou entendendo que ambas tinham os 2 polos (baixo e alto) e sendo assim, na posição alto, os 4 polos ficavam acesos é isso?
    Então compensa instalar as 2 lâmpadas H4 35/35 w nos dois faróis. Primeiro a moto deixará de ser pirata, teremos ganho na iluminação e sem a teórica sobrecarga para o sistema. O que voce acha?
    Japoneis
    Japoneis


    Mensagens : 272
    Data de inscrição : 15/10/2009
    Localização : Barra Bonita - SP

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Re: Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Japoneis Dom Set 02, 2012 4:54 pm

    Sidarta escreveu:Japoneis,


    Estou entendendo que ambas tinham os 2 polos (baixo e alto) e sendo assim, na posição alto, os 4 polos ficavam acesos é isso?
    Então compensa instalar as 2 lâmpadas H4 35/35 w nos dois faróis. Primeiro a moto deixará de ser pirata, teremos ganho na iluminação e sem a teórica sobrecarga para o sistema. O que voce acha?

    Estou entendendo que ambas tinham os 2 polos (baixo e alto) e sendo assim, na posição alto, os 4 polos ficavam acesos é isso?
    Não, as lampadas H4 acendem separados os polos. entao na posicação alto ficavam apenas 2 polos altos acesos, e na baixa apenas 2 tbm.

    Então compensa instalar as 2 lâmpadas H4 35/35 w nos dois faróis.
    Não, pq o formato da lente refletora é diferente e vc nao ganharia iluminação com luz alta na lente de baixa, acredito eu. Mas pra ter certeza, só testando mesmo...

    O que voce acha?
    Acho que a melhor idéia é a do junior, instalar lampada H4 apenas no farol direito e regular ele bem baixo pra nao atrapalhar os veiculos contrarios. Porem acredito que perca iluminacao da alta.

    Abraço!
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Sidarta Dom Set 02, 2012 10:59 pm

    Japoneis,
    quando eu falei sobre usar as lâmpadas de 35w, eu estava pensando em "Motovision", que de acordo com sua informação iluminou melhor do que as 55/60w (comuns) que se encontravam na sua moto quando voce a comprou.
    Eu lhe agradeço pelo retorno e hoje estou inclinado a partir para o projeto do Junhior, embora ainda não seja uma decisão definitiva.
    Acho que já tenho informações suficientes, o resto é como voce falou somente testando.
    Se eu for utilizar as de 35W serão Motovision e se for utilizar a de 55/60(projeto by Junhior) será diamond vision.
    Lembro que o Altrão comentou num post, que já a utilizou Diamond Vision e é show de bola.
    Em qualquer uma das opções sei que haverá perda devido a imcompatibilidade das lentes do farol, porém haverá uma compensação devido à
    iluminação melhor proporcionada pelas novas lâmpadas. Na pior das hipóteses estarei próximo ao original, porém deixo de ter moto com tapa olho. Reversão é o de menos e poderá ser feita a qualquer momento.
    Não tenho pressa em por a mão na massa, mas em caso de evolução estarei compartilhando e inclusive agradecendo ao Junhior.

    É engraçado que quanto mais tentamos comunicar no sentido de ajudar, mesmo às vezes respondendo que não sabemos nada, ou opinando bananas, no final acabamos aprendendo alguma coisa.


    Muito, muitissimo grato!
    Japoneis
    Japoneis


    Mensagens : 272
    Data de inscrição : 15/10/2009
    Localização : Barra Bonita - SP

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Re: Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Japoneis Seg Set 03, 2012 4:15 am

    Sidarta escreveu:Japoneis,
    quando eu falei sobre usar as lâmpadas de 35w, eu estava pensando em "Motovision", que de acordo com sua informação iluminou melhor do que as 55/60w (comuns) que se encontravam na sua moto quando voce a comprou.
    Eu lhe agradeço pelo retorno e hoje estou inclinado a partir para o projeto do Junhior, embora ainda não seja uma decisão definitiva.
    Acho que já tenho informações suficientes, o resto é como voce falou somente testando.
    Se eu for utilizar as de 35W serão Motovision e se for utilizar a de 55/60(projeto by Junhior) será diamond vision.
    Lembro que o Altrão comentou num post, que já a utilizou Diamond Vision e é show de bola.
    Em qualquer uma das opções sei que haverá perda devido a imcompatibilidade das lentes do farol, porém haverá uma compensação devido à
    iluminação melhor proporcionada pelas novas lâmpadas. Na pior das hipóteses estarei próximo ao original, porém deixo de ter moto com tapa olho. Reversão é o de menos e poderá ser feita a qualquer momento.
    Não tenho pressa em por a mão na massa, mas em caso de evolução estarei compartilhando e inclusive agradecendo ao Junhior.

    É engraçado que quanto mais tentamos comunicar no sentido de ajudar, mesmo às vezes respondendo que não sabemos nada, ou opinando bananas, no final acabamos aprendendo alguma coisa.


    Muito, muitissimo grato!

    Precisando estamos as ordens.
    Só recomendo consultar um mecanico/eletricistas pra ter certeza do que falamos aqui... rs
    E fazendo as alterações diga pra gente como ficou!
    Abraço!!!
    Ps: sei que na europa tem um kit xenon pra tdm 900. fica meio estranho pois tem q adaptar a lente projetora dentro do farol da TDM.

    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Re: Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Altrão Ter Set 04, 2012 1:42 am

    Sidarta,

    Eu agindo estou usando as Diamond Vision em minha moto e recomendo, porém o meu farou está todo desregulado. Preciso acertar isso o quanto antes.
    E confirmando, as lâmpadas da Ténéré eram 35/35w e funcionavam as duas juntas. Fica muito melhor.

    Abç
    Junhior & Sarita
    Junhior & Sarita


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 28/08/2012
    Idade : 63
    Localização : Londrina - PR

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Re: Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Junhior & Sarita Ter Set 04, 2012 12:47 pm

    Olha só, já rodei a noite, acho que um pouquinho a gente perde (iluminação) mas, mesmo assim, ainda é bem melhor que o farol da minha antiga XT. Minhas lâmpada são comuns, agora já estou pensando na Diamond Vision eh eh...Como disse o Japoneis tamo sempre aprendendo alguma coisa e assim vamos deixando nossas "TEDEME" do jeito que gostamos.

    Paz e bem.
    Junhior & Sarita study
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Sidarta Ter Set 04, 2012 5:41 pm

    Boa tarde senhores!

    Altrão, valeu pelas confirmações no que tange as lâmpadas.
    Junhior, com certeza voce terá uma recuperação de ganho com a Diamond Vision, podendo chegar até próximo ao original.
    Em breve eu vou ver se faço a modificação e faço relatório depois. (Não tenho pressa)

    Grande abraço a todos!



    Junhior & Sarita
    Junhior & Sarita


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 28/08/2012
    Idade : 63
    Localização : Londrina - PR

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Re: Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Junhior & Sarita Qua Set 05, 2012 2:15 am

    Sidarta com as Diamond Vision, como é que fica se tiver que andar numa noite chuvosa? Um mecânico, amigo, me disse que "acha" que fica bem ruim para enchergar por que as lâmpadas são "brancas tipo xenon" e o asfalto molhado, a noite, não reflete bem. Isso tem algum fundamento? Não sei se escrevi "banana", mas, se alguém souber de alguma coisa eu agradeço... Shocked
    Ah! Não sei se foi você, mas alguém pediu meu e-mail, então aí vai: lopesjr@uel.br
    Paz e bem.
    Junhior & Sarita.
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Sidarta Qua Set 05, 2012 5:41 pm

    Junhior & Sarita boa tarde!

    Eu nunca utilizei a Diamond Vision, portanto não posso informar sobre as reações à noite e com chuva. Já vi na Net comentários condizentes com o relato de seu mecânico, onde no caso as lâmpadas com luz amarela seriam melhores.
    O Altrão utiliza essa lâmpada e não demora vai se manifestar.

    Fui eu que lhe solicitei o email, para lhe enviar artigo envolvendo os relés.

    Obrigado pelo retorno.

    Felicidades!

    Conteúdo patrocinado


    Farol duplo na Baixa e na Alta Empty Re: Farol duplo na Baixa e na Alta

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 3:07 pm