Sidarta Dom Out 18, 2015 8:03 pm
Oi FullThrottle!
A não ser que o motor seja desmontado, nós nunca conseguiremos retirar todo o óleo velho da motocicleta.
A quantidade de óleo velho que fica retida no motor, já é o suficiente para em pouco tempo se misturar ao óleo novo.
Temos também que ter em mente, que normalmente se utiliza um óleo que contém detergente. Dessa forma ele tem a característica natural de ficar mais escuro, pois está cumprindo o seu papel, limpando as peças. Ou seja; a sujeira(borra), não fica retida nas peças, más se liquefaz no óleo. Temos então que considerar, que o óleo novo em pouco tempo terá a cor escura/preto. Isso devido ao detergente e ao se misturar ao óleo velho, que fica retido no filtro e em outras partes do motor.
Portanto não queira ter o óleo na cor castanho, após rodar com a motocicleta.
Não sei quanto ao MK1, más para o MKII o total de óleo que vai no motor novo chega a 4,2 litros.
Sem troca do filtro = 3,5 litros - 0,7 litros ficariam retidos no motor
com a troca do filtro = 3,6 litros - 0,6 litros ficariam retidos no motor
Felicidades!