Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

3 participantes

    Temperatura do motor!

    avatar
    Pablo_Araujo


    Mensagens : 54
    Data de inscrição : 11/12/2010
    Localização : Pelotas/Bagé-RS

    Temperatura do motor! Empty Temperatura do motor!

    Mensagem  Pablo_Araujo Dom Mar 27, 2011 2:25 pm

    Buenas amigos!

    Recentemente estava voltando de bagé p/pelotas abaixo de muiiiita chuva mesmo! ...choveu dentro do meu capacete por sinal!

    Estava meio frio tbm. Então ocorreu algo que me intrigou um bocado.. ..a temperatura do motor caiu e muiiiiito!
    Ficou praticamente colado no batente do ponteiro. ..deve ter ficado a uns 3mm do mesmo.
    Eu vinha viajando a uma velocidade de 105- 110km/h.. ..e nessa temperatura ela permaneceu por um bom tempo.. ..parei.. ..deixei ligada até esquentar novamente.. ..aí seguí viagem. ..mas logo em seguida voltou a baixar a temperatura.. só foi estabilizar novamente qnd cessou a chuva..

    Aí fica a pergunta.. .não é prejudicial isso??? É normal??? Tá na hr de trocar o líquido de arrefecimento??? C1 e C2 mal regulados???

    Oq pode ser???

    Agradeço desde já!

    Abraços!
    GustavoCLAM (Em memória)
    GustavoCLAM (Em memória)


    Mensagens : 77
    Data de inscrição : 21/02/2008
    Idade : 50
    Localização : Campo Largo/PR

    Temperatura do motor! Empty Re: Temperatura do motor!

    Mensagem  GustavoCLAM (Em memória) Seg Mar 28, 2011 2:02 pm

    Pablo, não me parece ser nem líquido do arrefecimento (se o líquido estivesse baixo ou "passado", a temperatura subiria e não o comtrário), nem C1 e C2, que não tem tanta influência assim na temperatura; deve ser algum problema com o termostato:

    Temperatura do motor! Termostato

    é a peça 28, fica sob o tanque, precisa tirar as carenagens, elevar o tanque, drenar o radiador e tirar a peça, ela pode estar presa aberta, que sob condições de baixa temperatura, deveria fechar para manter o motor aquecido, sem a água passar pelo radiador. Se ele estiver travada aberta, o líquido passa sempre pelo radiador e mantém o motor muito frio.

    Se ao ligar a moto ela demora a esquentar, com certeza é este problema.
    avatar
    Bustamante


    Mensagens : 159
    Data de inscrição : 30/07/2008
    Idade : 58
    Localização : São Paulo / SP

    Temperatura do motor! Empty Temperatura do motor

    Mensagem  Bustamante Ter Mar 29, 2011 12:11 am

    Boa noite Pablo,

    Isto é normal e quando eu pego chuva com a minha TDM 900, mesmo no verão a temperatura abaixa como se estivesse no inverno. Quando se anda na chuva a troca de calor se torna mais eficiente e o motor trabalha mais frio. Pode ficar tranquilo que andar nestas condições não danifica o motor.

    Andando no seco a uma temperatura ambiente em torno de 25º e velocidade em torno de 110km/h, o marcador de temperatura da minha TDM fica exatamente no meio da escala. Quando pego chuva nestas mesmas condições o ponteiro do marcador cai para aproximadamente 1/4 da escala.

    Um abraço,


    Bustamante
    avatar
    Pablo_Araujo


    Mensagens : 54
    Data de inscrição : 11/12/2010
    Localização : Pelotas/Bagé-RS

    Temperatura do motor! Empty Temperatura do motor

    Mensagem  Pablo_Araujo Ter Mar 29, 2011 12:43 am

    Então amigos..

    Gustavo: a moto esquenta rapidinho.. ..ligando ela totalmente fria.. ..em aprox uns 5 min ou um pouco mais está ligando a ventoinha..
    Mas vou checar igual a válvula e todo o sistema assim que for trocar as velas..
    A relação líquido de arrefecimento e água é 1:1 neh?
    Quantos L vai no total?


    Bustamante: ela ficou abaixo de 1/4 certamente.. ..praticamente colado no início.. .mas só neste caso. ..em dia normal de verão ela tem funcionado a 1/2 da faixa de temperatura.

    Por estes motivos achei estranho.

    Abraços!
    avatar
    Bustamante


    Mensagens : 159
    Data de inscrição : 30/07/2008
    Idade : 58
    Localização : São Paulo / SP

    Temperatura do motor! Empty Temperatura do motor

    Mensagem  Bustamante Ter Mar 29, 2011 2:01 am

    Pablo,

    Eu também tive que trocar o líquido de arrefecimento quando troquei as velas e utilizei o líquido de arrefecimento da marca Motul e ele já vem diluído na proporção certa. O sistema possui de arrefecimento possui 1,7 litros no total, sendo que o reservatório de expansão tem 0,25 litros e a diferença entre as marcas mínimo e máximo no reservatório de expansão é 0,1 litros.


    Um abraço,


    Bustamante

    Conteúdo patrocinado


    Temperatura do motor! Empty Re: Temperatura do motor!

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb maio 11, 2024 12:31 pm