Bustamante Sex Set 05, 2008 4:10 pm
João Carlos,
A minha moto também é dura, mas acredito que seja principalmente pelo modelo de pneu e da calibragem necessário para ele. Não sou profundo conhecedor de suspensões, mas na minha opinião:
Pré-Carga da mola: Ajusta quanto de tensão e deve ser ajustada em função da carga aplicada, ou seja, se utilizar garupa+bagagem com frequência deve-se "dar mais pressão na mola" para que a suspensão não trabalhe no final de curso. Da mesma forma se você é leve e quase nunca anda com carga pode deixá-la mais macia (mola menos tensionada) para não "dar coice" no início de curso. Também deve ser avaliada a sua forma de pilotagem (tipo de ruas ou "tocada" em curvas) pois quanto maior a velocidade em curvas, acredito que mais tensionada fica a mola da suspensão.
Amortecimento de compressão: É o poder de amortecimento no "mergulho" do amortecedor. Como informado o Fernando, é controlado internamente através de válvulas que restringem a passagem do óleo nas câmaras do amortecedor. Deve ser ajustado em função do tipo do piso e "tocada" para obter mais performance, por exemplo.
Amortecimento de recuo: Ajusta com que velocidade o amortecedor recua após um "mergulho", como por exemplo ao passar em um buraco. Em via de regra quanto maior for a velocidade (mais duro) maior é o tempo que o pneu fica em contato com o solo e consequentemente melhora a performance, sendo que neste caso perde-se em conformto.
Não saberia te dizer qual o melhor ponto de regulagem para o seu caso, pois deve ser consultado um mecânico especializado em preparação que busca performance e ande no limite. Só através de vasta experiência andando forte, preparando e andando com este tipo de moto obtém-se experiência sufuciente para recomendar o tipo de ajuste correto. Acredito que utilizando a moto em "condições normais" não deve-se notar muito a diferença de performance, mas somente mais ou menos conforto.
Se no fórum houver algum colega com alguma experiência no assunto, por favor nos atualize.
Um abraço,
Bustamante.