Olá amigos,
Aproveitando o tópico sobre o sistema de abastecimento (torneira de combustível), aproveitei neste último feriado e, por problemas pessoais, não pude pegar uma estrada com a minha TDM, resolvi fazer alguma revisão nela.
Lembrei que toda hora de abastecer, a tampa de combustível era difícil de abrir e de fechar. A impressão que dava era que algo estava começando a emperrar.
Uma coisa que me incomodou também foi que a tampa não me parecia alinhada com o tanque. Então, desmontei a tampa com uma chave alen e descobri que o sistema de vedação do bocal estava quase travando. comecei a desmontar o bocal e as peças internas, guias e molas estavam todas engripadas. A base de alumínio estava oxidada. Numa cor cinza e começando a soltar um pó de mesma cor.
Fiz uma limpeza geral com agua e sabão e lubrifiquei a base, molas e guia/guarnição de borracha. Uma graxa mais seca foi usada pra deixar o sistema protegido e bem lubrificado. Acredito que os japoneses quando projetaram a peça, não imaginavam que nossa gasolina teria tanta porcaria como água e principalmente álcool. Coloquei um pouco de grafite no miolo da chave e montei tudo de volta. Ficou show !! Agora a tampa faz até um estalinho quando fecha. A tampa agora tem uma folga quando se aperta a tampa. É a pressão das molas que não estavam mais atuando na guarnição de vedação por conta da falta de lubrificação. Aconselho a todos os amigos a fazer essa revisão. Não vai custar nada e só aumenta mais a nossa satisfação em ter uma máquina tão perfeita !
Espero ter ajudado.
Abraços a todos !
Aproveitando o tópico sobre o sistema de abastecimento (torneira de combustível), aproveitei neste último feriado e, por problemas pessoais, não pude pegar uma estrada com a minha TDM, resolvi fazer alguma revisão nela.
Lembrei que toda hora de abastecer, a tampa de combustível era difícil de abrir e de fechar. A impressão que dava era que algo estava começando a emperrar.
Uma coisa que me incomodou também foi que a tampa não me parecia alinhada com o tanque. Então, desmontei a tampa com uma chave alen e descobri que o sistema de vedação do bocal estava quase travando. comecei a desmontar o bocal e as peças internas, guias e molas estavam todas engripadas. A base de alumínio estava oxidada. Numa cor cinza e começando a soltar um pó de mesma cor.
Fiz uma limpeza geral com agua e sabão e lubrifiquei a base, molas e guia/guarnição de borracha. Uma graxa mais seca foi usada pra deixar o sistema protegido e bem lubrificado. Acredito que os japoneses quando projetaram a peça, não imaginavam que nossa gasolina teria tanta porcaria como água e principalmente álcool. Coloquei um pouco de grafite no miolo da chave e montei tudo de volta. Ficou show !! Agora a tampa faz até um estalinho quando fecha. A tampa agora tem uma folga quando se aperta a tampa. É a pressão das molas que não estavam mais atuando na guarnição de vedação por conta da falta de lubrificação. Aconselho a todos os amigos a fazer essa revisão. Não vai custar nada e só aumenta mais a nossa satisfação em ter uma máquina tão perfeita !
Espero ter ajudado.
Abraços a todos !