Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

4 participantes

    conta-giros oscilando

    avatar
    Azevedo


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 24/07/2013

    conta-giros oscilando Empty conta-giros oscilando

    Mensagem  Azevedo Seg Mar 03, 2014 4:04 am

    Bom dia a todos!
    recentemente o conta-giros da minha moto(TDM 850/2000) tem oscilado intermitente e em diferentes situações que vou,abaixo enumerar, ressaltando,que o ponteiro oscila entre a rotação em que se encontra o motor pra 'zero'...e algumas vezes pra valores acima da rotação real:





    1-pao dar a primeira partida c giro de marcha lenta
    2- nas saídas de sinal subindo as marchas
    3- ao desacelerar todo em redução de marcha
    4- nas retomadas de aceleraçao


    observo que um cilindro falha junto com essas oscilações...mas ainda não sei qual é!!
    já passei limpa-contato em todas as conexões,( chequei os fios das bobinas),troquei as velas por duas novas originais e o problema ainda continua...
    O próximo passo vou verificar cabos/cachimbos das velas e bobinas ...
    como é uma falha elétrica, vou deixar a carburação pro final ...
    se alguém tiver idéia o passou por algo parecido..." sou todo ouvidos "
    abraço...
    Azevedo (TDM 850 / 2000)
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    conta-giros oscilando Empty CONTA-GIROS OSCILANDO

    Mensagem  Sidarta Seg Mar 03, 2014 10:13 pm

    Oi Azevedo!

    Eu tenho uma TDM850 2001 e com certeza o sistema é semelhante ao 2000.
    Até o presente eu não tive problemas no conta giros.
    Mas já vi artigos sobre a checagem total dos cabos de energia e conexões, ignição(chave) e pasme, até mesmo o relé do motor de arranque pode influenciar em diversas partes elétricas das TDM. Em muitos casos falhas de cilindro, tiros no escape e o mais óbvio inviabilizar ou dificultar a partida.
    Veja abaixo esses dois links extraidos do site Carpe(gringo). Como eu não domino muito bem o ingles, eu o abro com o googlechrome o que permite a tradução. Veja que um dos links trata do conta giros da TDM900. Más vale a leitura de ambos, pois abre outras possibilidades.
    1) http://www.carpe-tdm.net/ipb/index.php?showtopic=3218&hl=%2Btachometer+%2Bwith+%2Bproblem#entry29906

    2) http://www.carpe-tdm.net/ipb/index.php?showtopic=18230&hl=%2Btachometer+%2Bwith+%2Bproblem#entry177495

    Veja que um dos membros relata, que em mais de 90% dos casos o foco do problema elétrico é fora do painel.
    Apenas o percentual menor 10% tem o foco no instrumento propriamente dito.

    OBS: Esse membro trabalha em empresa que fabrica velocímetros.

    Estou torcendo para que voce solucione o problema rápidamente. Por favor nos mantenha informado.

    Por outro lado, estarei tentando descobrir mais material a respeito.

    Abraço!

    avatar
    Azevedo


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 24/07/2013

    conta-giros oscilando Empty Re: conta-giros oscilando

    Mensagem  Azevedo Seg Mar 03, 2014 10:50 pm

    Boa noite Sidarta! Obrigado pela sugestão ... Eu estou avançando aos poucos nesse "novo problema" e como vc lembra,o último problema que tive que me deixou na estrada...estou vendo se há relação com esse último...haja visto que essa oscilação começou após aquela última intervenção...a única pista que tenho até o momento e que um dos cachimbos,o da esquerda, esta com a borracha quebrada,faltando um pedaço.
    .
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    conta-giros oscilando Empty Re: conta-giros oscilando

    Mensagem  Altrão Qua Mar 05, 2014 2:42 am

    Boa noite Azevedo,

    Eu não sei se com a sua está ocorrendo o mesmo que com a minha algum tempo (ele ia para o zero, subia para 3.000 e voltava para o zero novamente).
    Se for isso dê uma verificada no sensor do TPS (Trottle Position Sensor). Inclusive no manual informa esta situação.

    avatar
    Azevedo


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 24/07/2013

    conta-giros oscilando Empty Re: conta-giros oscilando

    Mensagem  Azevedo Qua Mar 05, 2014 10:52 am

    Bom dia altrao...onde fica o TPS? O que ocorre na minha é.. quando vc acelera a moto parada, ponteiro vai a zero e as vezes vai a 3000...ja com ela andando so observo o ponteiro zerar... mas acontece de forma intermitente...as vezes rodo o dia inteiro e nao dá uma oscilada...outras vezes dá em quase todas as aceleradas e ate usando freio-motor...
    o que esta me preocupando também e uma falhada em um dos cilindros logo na primeira partida a frio..um um deles demora a queimar,como se tivesse afogado...depois normaliza...
    andando com ela tenho percebido que ele falha sempre nas retomadas
    avatar
    Azevedo


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 24/07/2013

    conta-giros oscilando Empty Re: conta-giros oscilando

    Mensagem  Azevedo Qua Mar 05, 2014 10:59 am

    Ja troquei as velas pra ver se resolvia mas a falhada no cilindro continua...entao acho que tenho dois problemas... O do conta-giros e um carburador sujo...
    Um abraco e obrigado pela dica
    Japoneis
    Japoneis


    Mensagens : 272
    Data de inscrição : 15/10/2009
    Localização : Barra Bonita - SP

    conta-giros oscilando Empty Re: conta-giros oscilando

    Mensagem  Japoneis Sex Mar 07, 2014 4:54 am

    Pode ser o TPS mesmo, lembro de ter visto algo do tipo em algum site/fórum. No manual da moto tem uma parte falando sobre o TPS e se der problema nele, aparece um código no painel, ou alguma outra coisa.
    avatar
    Azevedo


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 24/07/2013

    conta-giros oscilando Empty Re: conta-giros oscilando

    Mensagem  Azevedo Sex Mar 07, 2014 6:24 am

    Bom dia japoneis...por coincidência encontrei um mecânico que revisou a minha moto,ainda com o primeiro dono...e disse que o conta-giro dela apresentava uma oscilação,mesmo com o motor bem regulado...
    avatar
    Azevedo


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 24/07/2013

    conta-giros oscilando Empty Re: conta-giros oscilando

    Mensagem  Azevedo Sex Mar 07, 2014 6:42 am

    Ontem eu abri os carburadores e achei um pouco de resíduo nas cubas e os diafragmas de aceleração bem enrugados... Vou montar e ver como ela se comporta..
    de qualquer forma obrigado pela dica
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    conta-giros oscilando Empty Sensor TPS + Carburação

    Mensagem  Sidarta Sex Mar 07, 2014 3:49 pm

    Bom dia Azevedo!

    Não tenho certeza se eu lhe enviei o manual(PDF) TDM850 2000. Verifique e me retorne.
    No manual na página 3-4, "Funções dos Controlos e Instrumentos", tem a matéria sobre a falha do TPS(comentada pelo Altrão e pelo Japonês) e a mensagem de erro apresentada pelo contagiros.
    Na dúvida estou enviando o PDF via seu email.

    Já que voce desmontou os carburadores, o ideal é usar o ar comprimido para concluir a limpeza. Alerto que nesse caso os diafragmas laterais e os principais ligados ao pistonete da agulha, devem estar fora. Também, bóias/agulhas e os parafusos da mistura devem estar fora(não se esqueça de anotar quantas voltas ele está fixado, para que voce possa colocar na mesma posição.

    OBS: O parafuso referido acima(mistura) na maioria das motocicletas carburadas ele abre ou fecha o ar. Se voce abre(anti-horário), voce está permitindo a entrada de + ar. Ou seja a mistura fica pobre. Se voce fecha(sentido horário) voce está restringindo a passagem de ar. Ou seja a mistura fica + rica, pois a parte de gasolina será maior.
    Na TDM ele abre ou fecha a passagem de gasolina. Se voce abre, voce está permitindo a passagem de mais gasolina(mistura rica) e se voce fecha, voce está restringindo a passagem de gasolina(mistura pobre).
    Fique atento nisso pois a maioria dos mecânicos não sabem disso. Duvide do mecânico que tentar lhe provar ao contrário. Eu apanhei disso até ver uma discussão em site gringo. Hoje domino a regulagem dos carburadores da minha moto.

    Felicidades!
    avatar
    Azevedo


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 24/07/2013

    conta-giros oscilando Empty Re: conta-giros oscilando

    Mensagem  Azevedo Sex Mar 07, 2014 4:54 pm

    Boa tarde Sidarta! Terminei o serviço nos carburadores... Troquei os diafragmas de aceleração que estavam bem gastos por dois originais (74,00 cada)...as agulhas e dos diafragmas estão perfeitos.bem como as jóias e os estiletes...como estavam limpos,optei por não mexer nas regulagens,apenas apliquei wd40...
    com relação ao TPS, ajustei o angulo pra faixa de 4000rpm e fixei-o nessa posiçao,conforme o manual...mas ele esta oscilando...porem essa oscilação não esta interferindo no funcionamento do motor.como eu havia suposto... A falha na aceleração foi resolvida com a troca dos diafragmas...o motor ta suave em com marcha lenta normal...
    (obs: não precisei separar os carburadores na troca do diafragma que fica entre os dois...com um pouco de paciência da pra troca-lo... E só usar uma ponta de Philips e uma chave de boca pra fazer o giro...)
    um abraço e mais uma vez valeu pelas dicas!!
    avatar
    Azevedo


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 24/07/2013

    conta-giros oscilando Empty Re: conta-giros oscilando

    Mensagem  Azevedo Sex Mar 07, 2014 4:58 pm

    Errata na digitação:
    "jóia" entenda-se "bóia"
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    conta-giros oscilando Empty Diafragma lateral similar ao da YBR125

    Mensagem  Sidarta Sex Mar 07, 2014 11:14 pm

    Boa noite Azevedo!

    Tenho certeza que todos nós ficamos satisfeitos com a solução do problema da sua motocicleta. cheers 
    Agora é só desfrutar com um sorriso bem largo no rosto. Very Happy 
    Quanto ao diafragama lateral, veja esse post aqui mesmo nesse site, leia até o final:
    https://tdm900brasil.forumeiros.com/t394-carburador-tdm850-ano-2001-peca-similar


    Felicidades!

    Conteúdo patrocinado


    conta-giros oscilando Empty Re: conta-giros oscilando

    Mensagem  Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 4:39 pm