Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+10
Country Biker
CARLOS-BSB
Leandro Dias
josross
Borgo
Altrão
Samurai
Fernando
Eduardo
Admin
14 participantes

    Carburação

    Admin
    Admin
    Admin


    Mensagens : 87
    Data de inscrição : 21/02/2008
    Idade : 55
    Localização : São Miguel do Oeste , SC, Brasil

    Carburação Empty Carburação

    Mensagem  Admin Qui Fev 21, 2008 4:08 am

    Pessoal, postem aí questões relativas à carburação da TDM 850.
    Eduardo
    Eduardo


    Mensagens : 36
    Data de inscrição : 11/08/2008
    Idade : 56
    Localização : Passo Fundo - RS

    Carburação Empty Consumo combustível

    Mensagem  Eduardo Qua Ago 13, 2008 1:36 pm

    Olá Pessoal!

    Fiz uma revisão no carburador da minha TDM ( limpeza e regulagem ) e consegui diminuir o consumo de combustível de 14,5 Km/litro para 17 km/litro numa velocidade entre 110 e 120 km, segundo meu mecânico estava indo muito combustível no carburador até com isso ficava com as velas carbonizadas.

    Como está o consumo da TDM de vocês?
    Em alguns foruns falaram que fazem até 22 km/litro, acho meio difícil fazer essa média.

    Abraço!
    Eduardo.
    Fernando
    Fernando


    Mensagens : 174
    Data de inscrição : 22/02/2008
    Idade : 66
    Localização : Joinville SC

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Fernando Sex Ago 15, 2008 12:38 am

    Eduardo escreveu:Olá Pessoal!

    Fiz uma revisão no carburador da minha TDM ( limpeza e regulagem ) e consegui diminuir o consumo de combustível de 14,5 Km/litro para 17 km/litro numa velocidade entre 110 e 120 km, segundo meu mecânico estava indo muito combustível no carburador até com isso ficava com as velas carbonizadas.

    Como está o consumo da TDM de vocês?
    Em alguns foruns falaram que fazem até 22 km/litro, acho meio difícil fazer essa média.

    Abraço!
    Eduardo.

    Eduardo,

    Esta é a media das 900 que são injetadas. Realmente acho dificil conseguir algo parecido com as 850 que são carburadas. A sua fazendo 17/litro eu considero muito bom. É a mesma média que eu conseguia com a minha XT600 2002, andando nesta velocidade.
    Eduardo
    Eduardo


    Mensagens : 36
    Data de inscrição : 11/08/2008
    Idade : 56
    Localização : Passo Fundo - RS

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Eduardo Sex Ago 15, 2008 1:48 am

    É agora ficou boa a média. No início de julho (antes de fazer a regulagem no carburador) fui no Moto Neve em Lages andando a 120-130 fez a média de 14km/litro, fiquei decepcionado. Quando tinha a CB 500 nessa velocidade fazia 18 a 19 km/litro. Tem que sobrar grana para as geladas, hehehehe. Mas que m. essa lei seca, como era a lei já estava certa, erá só ter fiscalização que iria pegar os que excedessem, dava para tomar uma gelada sem problemas. Em Lages, como voltei no mesmo dia, tiver que ficar só no refri !!!
    Abraço!
    avatar
    Samurai


    Mensagens : 43
    Data de inscrição : 12/07/2008

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Samurai Dom Fev 15, 2009 5:00 pm

    Preciso mandar regular os carburas da minha, não faz mais que 14/l! Sad
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Altrão Seg Fev 16, 2009 12:58 am

    Hoje fui dar uma volta com a minha moto.
    Fui de São Paulo à Campinas e voltei. Um total de 200KM aproximadamente (contando o trajeto dentro de São Paulo também).
    Como foi minha primeira vez com a TDM na estrada eu em alguns momentos me empolguei chegando até à 180KM/h, mas foram somente alguns momentos. Na maior parte do tempo andei a uns 130/140KM/h.
    Assim que cheguei em Sampa fui abastecer e fiz a média de 16KM/litros. Achei que ela faria entre 17 e 18, mas acho que está bom devido a eu ter me empolgado um pouquinho com a danada.
    No próximo FDS irei para o Paraná e rodarei cerca de 600KM. Aí sim terei condições de verificar a média dela em uma situação mais normal.

    Abraço,
    Altrão
    avatar
    Samurai


    Mensagens : 43
    Data de inscrição : 12/07/2008

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Samurai Dom Fev 22, 2009 12:49 am

    Blz Altrão?
    Já rodei muito com a minha tdm na estrada. Vai umas dicas:
    Evite torcer o cabo com vontade, o som é provocante, mas acelere gradativamente.
    Mantenha os giros constantes, na faixa dos 4 k rpm, uma boa velocidade.
    A moto tem um bom freio motor, então dificilmente será preciso alicatar os discos, fica esperto para não descansar o pé no freio traseiro.
    Abraços e bons passeios.
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Altrão Ter Fev 24, 2009 4:39 pm

    Blz Samurai?

    Valeu pelas dicas!
    Eu inclusive aproveitei o feriadão do Carnaval e estou aqui em Porecatú/PR visitando os meus pais. Vim eu e minha filha com a TDM.
    Adorei a motoca. Ela é muito forte e têm uma estabilidade incrível.
    Quanto ao consumo ela fez em torno de 17km/l o que para mim está bom, porém creio que ela têm condições de ficar um pouco mais econômica que isso.
    Você me passou uma informação importante (manter em 4000rpm), pois eu estava com esta dúvida. Amanhã no retorno para Sampa tentarei manter nesta rotação para ver se ela fica mais econômica.
    avatar
    Samurai


    Mensagens : 43
    Data de inscrição : 12/07/2008

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Samurai Sáb Fev 28, 2009 3:10 pm

    Altrão escreveu:Blz Samurai?

    Valeu pelas dicas!
    Eu inclusive aproveitei o feriadão do Carnaval e estou aqui em Porecatú/PR visitando os meus pais. Vim eu e minha filha com a TDM.
    Adorei a motoca. Ela é muito forte e têm uma estabilidade incrível.
    Quanto ao consumo ela fez em torno de 17km/l o que para mim está bom, porém creio que ela têm condições de ficar um pouco mais econômica que isso.
    Você me passou uma informação importante (manter em 4000rpm), pois eu estava com esta dúvida. Amanhã no retorno para Sampa tentarei manter nesta rotação para ver se ela fica mais econômica.

    Pô, cara, você estava aqui pertinho, se soubesse daria para tomarmos uma breja e falar da melhor moto do mundo, he he he! Razz
    Na próxima dá um toque! Wink
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Altrão Dom Mar 01, 2009 5:01 pm

    Fala Samurai,

    De que cidade você é?
    Não precisa esperar eu ir novamente não. É só combinarmos que vou até aí! hehehe
    Só preciso mesmo um pretexto para colocar a motoca na estrada. Laughing Laughing E conhecer novos amigos e tomar uma breja é um ótimo pretexto.
    Laughing
    avatar
    Samurai


    Mensagens : 43
    Data de inscrição : 12/07/2008

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Samurai Dom Mar 08, 2009 11:12 pm

    Sou de Londrina, he he he!
    Mas dá nada não, uma hora dá certo e a gente se encontra por aí!
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Altrão Seg Mar 09, 2009 10:26 am

    Samurai,

    Eu morei em Londrina durante uns 5 anos, inclusive tenho parentes aí ainda.
    Quando eu for pra estes lados novamente te aviso antes ok.

    Abraço,
    avatar
    Samurai


    Mensagens : 43
    Data de inscrição : 12/07/2008

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Samurai Dom Mar 22, 2009 1:37 pm

    Blz Altrão!
    Falando nisso, não falou do desempenho da sua moto no retorno da viagem.
    No fim da semana passada fui acampar com uns amigos de moto, é até engraçado pois a moto em velocidades de 100 a 120, com rotação na faixa de 3 a 4k consome mais do que quando ando acima de 4000 rpm e 120 km/h.
    Em uma análise superficial, minha fez acima de 16 km/l de média.
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Altrão Seg Mar 23, 2009 2:14 pm

    Fala Samurai,

    Blz?
    Durante a viagem a minha moto fez uma média de 17km/l.
    Como não fiquei muito contente com o consumo dela levei para um mexanico regular para mim. No final depois que ele mexeu, piorou muito o consumo. Ela está fazendo de 12 a 13km/l na cidade e na estrada em torno de 15km/l Shocked !
    Levei lá novamente e ele pediu para que eu verificasse novamente, pois disse que só mexeu na entrada de ar que aparentemente estava obstruída! Segundo ele, verificou a altura das boias, giclês, etc... e tudo estava correto.
    Não entendo o motivo pra minha moto estar consumindo tanto. Crying or Very sad Acho que vou levar em outro mecânico para resolver isto. O problema é que não conheço nenhum bom aqui em Sampa que conheça bem a TDM. Na realidade até conheço um cara, mas perdi a confiança nele por sua desonestidade. Ele manja muito, mas é desonesto então não vou levar mais lá.
    Se alguém tiver um bom mecânico aqui em Sampa pra me indicar eu agradeço.

    Agora no geral eu adorei a motoca! Anda muito e é muito confortável.
    Após a viagem providenciei algumas mudanças:
    - Troquei a bolha (coloquei uma mais alta da Givi e já aprovei). Ficou muito melhor;
    - Coloquei um encosto no bauleto para aumentar o conforto do garupa;
    - Troquei as lâmpadas do farol (Philips DimondVision) de 5000K;

    Próxima mudança:
    - Colocarei um banco Erê ou mudarei o meu original para garantir um conforto maior para longas viagens; Isto vai ter que esperar um pouquinho, pois já gastei uma graninha com ela; hehehe

    Resumindo a única coisa que realmente está me incomodando um pouco é o consumo, não tanto pelo valor, mas sei que quando a moto está consumindo muito a mais do que as outras alguma coisa esta errada e pode prejudica o motor;
    Borgo
    Borgo


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 19/11/2008
    Idade : 50
    Localização : Vila Velha-ES

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Borgo Ter Mar 24, 2009 12:03 am

    Olá pessoal,

    Falando dos carburadores, lembrei de uma dica interessante, para motos que seguem a disposição dos carburadores conforme os cilindros: em linha.

    Normalmente existe uma interligação de compensação entre os carburadores. Quando a moto é colocada no descanso lateral, inclinado, poderá ocorrer a desequalização dos caburadores se a moto for estacionada por muito tempo, um problema muito chato. (os proprietários das CBR 750 que o digam).
    O ideal é que as motos permaneçam no descanso central, quando paradas por muito tempo.

    Não sei se isto pode ocorrer nas TDM 850, mas na dúvida, é bom pesquisar.

    Abraço,
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Altrão Qua Mar 25, 2009 12:59 am

    Borgo,

    Esta informação é muito importante para mim. A vaga onde deixo minha moto não é plana e a moto acaba ficando mais tombada do que o normal. Quase sempre tento deixá-la virada para o lado que mantenha mais reta possível, mas nem sempre consigo.
    Normalmente ela fica parada de um dia para o outro, pois a uso quase todos os dias.
    josross
    josross


    Mensagens : 27
    Data de inscrição : 29/01/2009
    Idade : 62
    Localização : Piracicaba SP

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  josross Qua Mar 25, 2009 8:38 pm

    Altrão escreveu:Borgo,

    Esta informação é muito importante para mim. A vaga onde deixo minha moto não é plana e a moto acaba ficando mais tombada do que o normal. Quase sempre tento deixá-la virada para o lado que mantenha mais reta possível, mas nem sempre consigo.
    Normalmente ela fica parada de um dia para o outro, pois a uso quase todos os dias.

    bLZ,

    então, não acredito que este fato atrapalhe a carburação, pois vc usa todos os dias a moto, acho que faria diferença se deixar por meses sem ligar.

    provavelmente é regulagem de carburação mesmo, eu tenho a minha faz pouco tempo 12/2008, nunca mexi no carburador, sempre vou de Piracicaba a São Carlos são exatos 103km, pista dupla com uma pequena serra que da pra subir a 90/100, vou sempre com minha esposa e bagagem trazeira e lateral, ela faz 20km/l andando na media de 110/120km/l giro a 4.000rpm 95%, eu uso trava de acelerador acho muito importante pois ajuda na economia, a minha fica parada 5 dias na garagem plana.

    abç
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Altrão Qua Mar 25, 2009 10:32 pm

    Rossi,

    Sua moto está muito econômica. Se a minha fizesse 18km/l nas mesmas condições que você citou eu ficaria muito satisfeito.
    Concordo com você quando diz que o problema é a regulagem do carburador, por isso irei procurar um outro mecânico para tentar resolver isto.
    Leandro Dias
    Leandro Dias


    Mensagens : 33
    Data de inscrição : 28/09/2009

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Leandro Dias Sex Nov 06, 2009 12:14 pm

    Fernando escreveu:
    Eduardo escreveu:Olá Pessoal!

    Fiz uma revisão no carburador da minha TDM ( limpeza e regulagem ) e consegui diminuir o consumo de combustível de 14,5 Km/litro para 17 km/litro numa velocidade entre 110 e 120 km, segundo meu mecânico estava indo muito combustível no carburador até com isso ficava com as velas carbonizadas.

    Como está o consumo da TDM de vocês?
    Em alguns foruns falaram que fazem até 22 km/litro, acho meio difícil fazer essa média.

    Abraço!
    Eduardo.

    Eduardo,

    Esta é a media das 900 que são injetadas. Realmente acho dificil conseguir algo parecido com as 850 que são carburadas. A sua fazendo 17/litro eu considero muito bom. É a mesma média que eu conseguia com a minha XT600 2002, andando nesta velocidade.



    Boas galera!!!!!!!

    tenho uma TDM 850 ano 98. Ela normalmente faz na estrada em média de 20KM/l tranquilamente. Inclusive final de semana do feriado dia 02/11 fui até Caraguatatuba e rodei exatos 140KM quando parei para abastecer e couberam exatamente 7,2 litros de gasolina no tanque.
    De início a motoca consumia pra caramba, o antigo dono dela passou a broca nos gilcleurs dos carburadores pra monto andar mais. Com isto a moto fazia 13 Km/l na estrada.
    Após uma boa revisão, troca dos gicleurs e regulagem dos carburadores ela passou a fazer esta excelente média na estrada entre 19 e 20 Km/l.
    Só acho que está meio beberrona na cidade, faz em torno de 15 km/l.

    Abraço!
    Fernando
    Fernando


    Mensagens : 174
    Data de inscrição : 22/02/2008
    Idade : 66
    Localização : Joinville SC

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Fernando Sáb Nov 07, 2009 11:49 pm

    Parabens Leandro, andando na estrada a 140, é uma média muito boa. Já na cidade considero 15/litro muito alto, a não ser que você tenha a mão "pesada", hehehehe.
    Talvez uma ajustada no estagio de baixa do carburador dê jeito no problema.
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Altrão Seg Fev 08, 2010 4:25 pm

    Eu acabei de descobrir que o carburador da minha moto não têm difusor.
    Não sei sei isso é bom ou ruim Rolling Eyes , mas sei que minha motoca está gastando de mais. Está fazendo no máximo 16km/l na estrada (andando na média de 120 a 130km/h) e na cidade faz no máximo 14km/l Shocked .
    Segundo o mecânico está tudo ok, mas não está parecendo estar ok.
    Troquei as velas e coloquei velas NGK de Iridium.
    O filtro de ar está em ótimo estado.
    A moto não está falhando, ou seja, responde muito bem.

    Acho que preciso mesmo é trocar de mecânico, pois não consigo regular a moto para ficar com um consumo razoável. Se alguém aqui tiver uma dica de um mecânico bom aqui em Sampa eu agradeço.
    Leandro Dias
    Leandro Dias


    Mensagens : 33
    Data de inscrição : 28/09/2009

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Leandro Dias Ter Fev 09, 2010 6:39 pm

    Fala grande Altrão,

    Cara, acho que você deva trocar mesmo de mecânico. Aqui em Mogi das Cruzes levo em um cara que é muito bom e conhece muitos das magrelas grandes e pequenas... A oficina do cara é sempre cheia e o único problema é que ele é um pouco careiro. Mas para algumas coisas mais sensiveis na moto como carburador, etc não tenho dúvidas, levo direto no Dionizio (JD Motos Mogi das Cruzes), prefiro ele ao levar na autorizada yamaha da minha cidade.
    Mas acredito que o teu problema deva ser simples de se resolver.

    Ahhh, pergunta pra galera
    _Algum de vocês já deu o maximo na TDM? Fiz isso estes dias na rodovia Carvalho Pinto (point das motocas) ela chegou a encostar o ponteiro acima dos 220KM/H.

    Abraço!
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Altrão Ter Fev 09, 2010 8:45 pm

    Valeu Leandro,

    Estou mesmo pensando em levar em algum outro mecânico, porém o problema é: qual?
    Mogi fica um pouquinho fora de mão pra mim, mas não pensaria duas vezes em levar se o mecânico se comprometesse em ver a moto no mesmo dia, ou seja, iria em um sábado bem cedinho e sairia no final do dia pelo menos com um veredicto do que deveria ser feito. Aí eu combinaria com ele um outro Sábado para fazer o serviço.
    É um contra-tempo, porém acho que valeria a pena.

    Quanto à velocidade final, já dei 208km/h na minha em uma rodovia no Paraná, mas acho que ia mais, pois tive que diminuir devido à outros veículos Shocked Agora, esta velocidade não é real. Provavelmente a velocidade real deva ter ficado pouco abaixo dos 200km/h. Para você saber a final da sua de verdade têm que usar um GPS ou outro equipamento de melhor precisão.
    CARLOS-BSB
    CARLOS-BSB


    Mensagens : 94
    Data de inscrição : 01/01/2010
    Idade : 51
    Localização : Brasília-DF

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  CARLOS-BSB Ter Fev 09, 2010 9:03 pm

    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Altrão Qui Fev 18, 2010 5:12 pm

    Ontém deixei minha moto em uma oficina que descobri aqui na minha região (VB Multimarcas).
    A oficina é muito bem equipada e os mecânicos vieram de uma concessionária Yamaha, então estou confiando que conhecem bem. Segundo o cara que me atendeu eles conhecem bem as TDM's, pois passam diversas lá por eles.
    Hoje me passaram a listinha de peças a serem trocadas e o orçamento Shocked Quase caí de costas quando ví o preço, mas o que me deixou mais tranquilo é que eles me chamaram lá na oficina e me mostraram as peças que estavam defeituosas e que irão substituir, ou seja, já me mostraram transparência no trabalho. Agora falta ver se os caras são bons na regulagem, pois uma vez trocadas estas peças o carbura vai ficar novo e deverá ter um consumo satisfatório.

    Olha a listinha de peças:

    4XV1456200 (2) - Anel de Borracha
    4SV1498500 (2) - Boia
    4SV1411200 (2) - Válvula de aceleração
    4TX1490J40 (2) - Kit de Agulha
    36Y1414700 (2) - Anel de Borracha
    4SV1498700 (1) - Mangueira de Borracha
    4HM1423900 (1) - Vedação de Borracha

    No final o serviço ficou em R$1.050,00.

    O que fiquei mais "p" da vida é que o mecânico anterior revisou/limpou o carburador umas 3 vezes e nunca disse que teria que trocar alguma peça. Aliás sempre disse que o carburador estava novo e que o consumo era este mesmo.
    Bom, resolvi que vou pagar pra ver e se após a substituição das peças a motoca ficar econômica (dentro dos padrões razoáveis, claro), nunca mais levarei minha moto nestes mecânicos. Deveria sim é processá-los, pois paguei por um serviço que não resolveu o problema.

    Conteúdo patrocinado


    Carburação Empty Re: Carburação

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 11:29 pm