Vou checar a coloraçao das velas e daí, abaixar as agulhas ou deixar a mistura em 1 3/4" voltas
+5
rogerio
pedrao_rc
Samuel Gusmão
Altrão
Sidarta
9 participantes
Carburador TDM850 ano 2001 - peça similar
Azevedo- Mensagens : 23
Data de inscrição : 24/07/2013
- Mensagem nº26
Re: Carburador TDM850 ano 2001 - peça similar
carlos2om- Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/06/2012
- Mensagem nº27
carburadores TDM
Estava acompanhando a evolucao desse topico, e ja passei por isso que voces falaram, sempre tetando deixar ela o melhor o possivel, inclusive, quando levo nos mecanicos, eles dizem que nao se consegue isto em motos carburadas, mas eu discordo. A minha estava muito boa, mas, tinha uns momentos que ela ficava como que dando soquinhos, e nao estava satisfeito com isso. Entao descobri que havia uma entrada de combustivel no bloco do difusor, peca plastica em que o difusor se prende, coloquei a moto em funcionamento e verifiquei que escorria uma pequena quantidade de combustivel, e gerava momentaneamente uma mistura rica e dava os soquinhos, coloquei araldite para vedar, e ficou perfeita na minima. Mas ja encomendei um par novo, o conjunto vai sair por 260 reais na autorizada. Usava ela para viagens e dia a dia, mas comprei uma BMW 1100 RT, e agora a TDM so roda na city. Abraco.
Sidarta- Mensagens : 281
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 66
Localização : MG
- Mensagem nº28
CARBURADORES TDM
Bom dia Carlos2om!
Quanto mais informações tivermos melhor. São com as experiências pessoais, que enriquecemos os tópicos. Dessa forma acaba sendo um fonte de pesquisa para todos os usuários. Principlamente; para aqueles que se aventuram a fazer a manutenção por conta própria.
Aprendemos mais uma verificar o bloco do difusor, para os modelos TDM 850(anos) que trabalham com essa peça.
No caso da minha moto é uma 2001 e não possui essa peça que voce menciona. Qual o ano da sua moto?
Por favor, não deixe de nos informar suas experiências com a TDM, em caso de manutenção.
Felicidades com a aquisição do brinquedo novo: BMW 1100RT.
Quanto mais informações tivermos melhor. São com as experiências pessoais, que enriquecemos os tópicos. Dessa forma acaba sendo um fonte de pesquisa para todos os usuários. Principlamente; para aqueles que se aventuram a fazer a manutenção por conta própria.
Aprendemos mais uma verificar o bloco do difusor, para os modelos TDM 850(anos) que trabalham com essa peça.
No caso da minha moto é uma 2001 e não possui essa peça que voce menciona. Qual o ano da sua moto?
Por favor, não deixe de nos informar suas experiências com a TDM, em caso de manutenção.
Felicidades com a aquisição do brinquedo novo: BMW 1100RT.
Rodrigo- Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/10/2014
Idade : 50
Localização : São Carlos
- Mensagem nº29
agulhas e difusores
Bom dia Rogério, seria ótimo se vc entrasse em contato com seu amigo e fizessem uma parceria com esse torneiro para a fabricação dos difusores e das agulhas, eu mesmo sou um q compraria as peças para minha TDM 98, ainda mais com o relato dessa economia significativa, se puder me ajudar, desde já grato.Samuel Gusmão escreveu:Sidarta, boa tarde.
Tenho uma TDM 850 2001, ou seja, igual a sua.
Também passei pela experiência de trocar as válvulas de compensação dos carburadores. Só que, o mecânico já antecipou e me avisou que eram iguais as da YBR. Fui busca-las em Campinas pois, aqui em Jundiaí não havia nas revendas. Paguei caro também (custo Bra$il?). Só que o mecânico já avisou antecipadamente: não compre paralelas, vai economizar nas peças mas, durarão pouco. Ou seja: iria pagar duas vezes a mão-de-obra, fora a compra das peças originais e o tempo...
Dica que um amigo fez com a TDM 98 dele: devido a folga no conjunto difusor e agulha dos carburadores, arranjou um torneiro mecânico de confiança que fez outros difusores e ajustou às agulhas. Custo: R$ 50,00 o par. A moto dele está fazendo mais de 22 por litro na estrada à velocidade de 110/120 Km/hora. Além do consumo, melhorou o desempenho, evidente.
Sei que os carburadores de nossas TDMs são diferentes mas, o desgaste existe e a solução é interessante. Já vi relatos de membros do fórum que se queixam do consumo elevado.
Sei que o estilo de cada um influencia mas, muitas vezes a solução é simples.
A minha, quando tudo vai bem, faz 16/17 Km por litro. Se bem que ando um pouco mais “acelerado” que este meu amigo da TDM 98.
Na próxima revisão, com certeza farei os novos difusores também e posto o resultado, ok?
Abraço!
Sidarta- Mensagens : 281
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 66
Localização : MG
- Mensagem nº30
AGULHAS E DIFUSORES
Bom dia Rodrigo!
Desculpe por eu intrometer más veja a opção: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-587911327-reparo-carburador-tdm850-trx850-yamaha-keyster-peca-_JM
Eu já comprei desse fornecedor(Paraná/Curitiba) e eles são bem atenciosos.
O grande trunfo para a TDM no que se relaciona com consumo é na realidade um conjunto de ações.
1) às vezes o motor está rendondo, más quando voce vai verificar às folgas das válvulas, observa-se que principalmente as 3 de admissão estão fechadas. Isso causa um maior consumo e muitas vezes a vela fica preta e um dos cilindros às vezes falha.
2) Nível da bóia - estamos falando de senhoras com mais de 15 anos de idade e a tendência é dessa regulagem alterar com o tempo, além da possibilidade de desgaste da ponta das agulhas de bóia que são emborrachadas (essas eu trouxe do Paraná). Esse problema é crônico para moto dessa idade e muitas vezes causa inundação da câmara de combustão e consequente contaminação do óleo pela gasolina. Existe nesse caso a possibilidade de provocar o calço idráulico e empeno de válvulas.
3) As agulhas do pistonete que são cônicas vem com pics para a regulagem. O padrão normal é na regulagem do meio, porém com essa idade onde o desgaste é natural devido o atrito, pode-se ir subindo a trava e óbviamente abaixando a agulha. Isso faz uma diferença enorme no consumo.
4) Outro ponto é a regulagem correta da abertura do parafuso da mistura e a consequente equalização.
Com essa manutenção com certeza a moto volta para o consumo normal.
Felicidades!
Desculpe por eu intrometer más veja a opção: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-587911327-reparo-carburador-tdm850-trx850-yamaha-keyster-peca-_JM
Eu já comprei desse fornecedor(Paraná/Curitiba) e eles são bem atenciosos.
O grande trunfo para a TDM no que se relaciona com consumo é na realidade um conjunto de ações.
1) às vezes o motor está rendondo, más quando voce vai verificar às folgas das válvulas, observa-se que principalmente as 3 de admissão estão fechadas. Isso causa um maior consumo e muitas vezes a vela fica preta e um dos cilindros às vezes falha.
2) Nível da bóia - estamos falando de senhoras com mais de 15 anos de idade e a tendência é dessa regulagem alterar com o tempo, além da possibilidade de desgaste da ponta das agulhas de bóia que são emborrachadas (essas eu trouxe do Paraná). Esse problema é crônico para moto dessa idade e muitas vezes causa inundação da câmara de combustão e consequente contaminação do óleo pela gasolina. Existe nesse caso a possibilidade de provocar o calço idráulico e empeno de válvulas.
3) As agulhas do pistonete que são cônicas vem com pics para a regulagem. O padrão normal é na regulagem do meio, porém com essa idade onde o desgaste é natural devido o atrito, pode-se ir subindo a trava e óbviamente abaixando a agulha. Isso faz uma diferença enorme no consumo.
4) Outro ponto é a regulagem correta da abertura do parafuso da mistura e a consequente equalização.
Com essa manutenção com certeza a moto volta para o consumo normal.
Felicidades!
Rodrigo- Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/10/2014
Idade : 50
Localização : São Carlos
- Mensagem nº31
problemas com minha TDM 850 ano 98(importada) ress
Boa tarde, peço desculpas antecipadamente por me cadastrar no fórum e já trazer problemas pra vcs, mas meu sonho de consumo era uma super tenere 750 e foi alcançado, e agora comprei uma TDM 850 ano 98(importada) e até agora não consegui sequer fazer uma viajem com ela pois quando comprei fui buscar numa cidade próxima e na viajem a mesma apresentou um problema, ao atingir uma velocidade constante seja ela qual for 100,110,120,130...etc ela começa a mancar (falha como se estivesse com falta de combustível) achei q poderia ser sujeira por ter ficado parada, fiz uma revisão básica (limpeza de carburadores, regulagem de válvula, o filtro de ar e as velas foram inspecionados e o mecânico disse estarem bons, a moto continuou com o problema, desde então estou fazendo testes, andei com a tampa do tanque aberta, subi as agulhas, tirei o filtro de ar, testei a bomba de combustível, comprei 2 kits de carburador e troquei, o filtro de ar é novo, só não troquei as bobinas e a central, pois é muito caro pra comprar sem ter certeza se o problema é realmente esse, já estou desanimado e quase desistindo da moto, ficaria muito grato se vçs pudessem me ajudar a solucionar o problema pois a moto está impecável, já ia me esquecendo quando ela começa a mancar, se puxar o afogador ela estabiliza e para de mancar, abri os giclês de media q são de 142 para 160 e não resolveu, desde já grato.
pedrao_rc- Mensagens : 27
Data de inscrição : 28/09/2011
- Mensagem nº32
Bomba de combustível
Bom dia Rodrigo.
Vou dar a minha opinião a respeito do seu problema com a moto.
Minha TDM 850 2001 também ficou um tempo parada na agência e logo nas primeiras viagens apresentou uns problemas estranhos relativos a perda de potência. Fiz todos os testes possíveis durante uns 3 meses ( velas trocadas, carburação, filtro de ar , etc).
Retirei e testei a bomba de combustível, que na bancada funcionava "aparentemente normal", as conversando com um amigo mecânico ( dos bons com uns 40 anos de experiência) ele me sugeriu que trocasse a bomba de combustível. Meio a contragosto comprei uma e coloque na moto. Para minha felicidade, a moto nunca mais deu problema e já realizei muitas viagens longas com ela.
Com a bomba antiga, quando eu ligava a chave geral ela fazia uma barulho de "metralhadora" bombeando ´por muito tempo para encher as cubas dos carburadores. Com a bomba nova ela da apenas alguns "estalos" e já para de bombear. tenta observar isso na sua moto.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Pedrão_RC ( MG Saharamaníacos)
Vou dar a minha opinião a respeito do seu problema com a moto.
Minha TDM 850 2001 também ficou um tempo parada na agência e logo nas primeiras viagens apresentou uns problemas estranhos relativos a perda de potência. Fiz todos os testes possíveis durante uns 3 meses ( velas trocadas, carburação, filtro de ar , etc).
Retirei e testei a bomba de combustível, que na bancada funcionava "aparentemente normal", as conversando com um amigo mecânico ( dos bons com uns 40 anos de experiência) ele me sugeriu que trocasse a bomba de combustível. Meio a contragosto comprei uma e coloque na moto. Para minha felicidade, a moto nunca mais deu problema e já realizei muitas viagens longas com ela.
Com a bomba antiga, quando eu ligava a chave geral ela fazia uma barulho de "metralhadora" bombeando ´por muito tempo para encher as cubas dos carburadores. Com a bomba nova ela da apenas alguns "estalos" e já para de bombear. tenta observar isso na sua moto.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Pedrão_RC ( MG Saharamaníacos)
Sidarta- Mensagens : 281
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 66
Localização : MG
- Mensagem nº33
BOMBA DE COMBUSTÍVEL
Boa tarde Rodrigo!
Eu estou com o pedrao_rc e também acho que seja a bomba de combustível.
Na bancada, ela aparenta fornecer combustível normalmente.
Quando é exigida pelo carburador, para manter fluxo constante, não consegue dar conta.
Ou seja: acredito que o diafragma já apresenta trincas pelo ressecamento/uso e já cumpriu seu papel.
Não tente muita coisa ao mesmo tempo, pois voce acaba eliminando o problema, sem realmente saber a causa.
Vamos então por eliminação e acho que a bomba deve ser no momento o seu foco.
Veja com seu mecânico, se não tem alguma Honda Shadow em manutenção e experimente a bomba de gasolina dela.
Funcionando beleza, está eliminado o seu problema.
Porque da Shadow? Funciona como coringa(teste) para várias motocicletas.
A bomba tanto pode ir demonstrando fim de vida aos poucos, como pode parar de uma vez.
Para maior conhecimento sobre a bomba, veja esse tópico.
https://tdm900brasil.forumeiros.com/t272-bomba-de-gasolina-eletrica-pifou-resolvido
Aguardamos o seu breve retorno.
Abraço
Eu estou com o pedrao_rc e também acho que seja a bomba de combustível.
Na bancada, ela aparenta fornecer combustível normalmente.
Quando é exigida pelo carburador, para manter fluxo constante, não consegue dar conta.
Ou seja: acredito que o diafragma já apresenta trincas pelo ressecamento/uso e já cumpriu seu papel.
Não tente muita coisa ao mesmo tempo, pois voce acaba eliminando o problema, sem realmente saber a causa.
Vamos então por eliminação e acho que a bomba deve ser no momento o seu foco.
Veja com seu mecânico, se não tem alguma Honda Shadow em manutenção e experimente a bomba de gasolina dela.
Funcionando beleza, está eliminado o seu problema.
Porque da Shadow? Funciona como coringa(teste) para várias motocicletas.
A bomba tanto pode ir demonstrando fim de vida aos poucos, como pode parar de uma vez.
Para maior conhecimento sobre a bomba, veja esse tópico.
https://tdm900brasil.forumeiros.com/t272-bomba-de-gasolina-eletrica-pifou-resolvido
Aguardamos o seu breve retorno.
Abraço
Japoneis- Mensagens : 272
Data de inscrição : 15/10/2009
Localização : Barra Bonita - SP
- Mensagem nº34
Re: Carburador TDM850 ano 2001 - peça similar
Tenho quase certeza que a bomba da 98 é à vácuo. Somente em 2001 veio a bomba elétrica de pulso.
Se for a vácuo, pode abrir ela pra ver como esta, ou até substitui-la por um modelo de Tenere 600.
Se for a vácuo, pode abrir ela pra ver como esta, ou até substitui-la por um modelo de Tenere 600.
Sidarta- Mensagens : 281
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 66
Localização : MG
- Mensagem nº35
BOMBA DE COMBUSTÍVEL
Boa tarde senhores!
Rogério, eu não havia atentado para a característica da bomba de combustível, assim como foi feito pelo nosso amigo Japoneis.
Se a sua moto é 1998 a bomba de combustível é a vácuo, portanto voce pode trocar somente o reparo.
Ai vai um link só para referência, más voce pode pesquisar melhor.
http://veiculos.mercadolivre.com.br/acessorios/reparo-bomba-de-gasolina-xj600-xtz750-super-tenere-tdm850
Não se esqueça de olhar o ano. Pode ser que tenha diferenças, uma vez que a TDM850 nasceu em 1991 e até 1998 saiu com bomba a vácuo.
A bomba elétrica foi introduzida no modelo 1999, permanecendo 2000 e 2001.
Pelo visto voce poderá solucionar seu problema com pouco custo, uma vez que a bomba é a vácuo.
Felicidades!
Rogério, eu não havia atentado para a característica da bomba de combustível, assim como foi feito pelo nosso amigo Japoneis.
Se a sua moto é 1998 a bomba de combustível é a vácuo, portanto voce pode trocar somente o reparo.
Ai vai um link só para referência, más voce pode pesquisar melhor.
http://veiculos.mercadolivre.com.br/acessorios/reparo-bomba-de-gasolina-xj600-xtz750-super-tenere-tdm850
Não se esqueça de olhar o ano. Pode ser que tenha diferenças, uma vez que a TDM850 nasceu em 1991 e até 1998 saiu com bomba a vácuo.
A bomba elétrica foi introduzida no modelo 1999, permanecendo 2000 e 2001.
Pelo visto voce poderá solucionar seu problema com pouco custo, uma vez que a bomba é a vácuo.
Felicidades!
pedrao_rc- Mensagens : 27
Data de inscrição : 28/09/2011
- Mensagem nº36
Bomba de combustível
Informação correta.
Independente do tipo de bomba, meu palpite ainda é a bomba.
Boa sorte.
Independente do tipo de bomba, meu palpite ainda é a bomba.
Boa sorte.
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