Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+4
Fernando
Sidarta
gluedtke
Léo Spiegel
8 participantes

    Partida falha

    Léo Spiegel
    Léo Spiegel


    Mensagens : 42
    Data de inscrição : 17/07/2012
    Idade : 39
    Localização : Brasília

    Partida falha Empty Partida falha

    Mensagem  Léo Spiegel Qua Jul 18, 2012 11:50 am

    Bom dia pessoal
    Há uma semana estou com a TDM e notei uma particularidade que não sei dizer se é normal ou é falha mesmo.
    Algumas vezes quando tento dar a partida na moto depois de já ter dado uma volta com ela alguns minutos ou horas antes a moto simplesmente nem tenta ligar, as luzes do painel apenas acendem, ouço o som da injeção mas ao apertar o botão "start" só acontece pequeno estalo e nada dela ligar. Tento algumas vezes depois aí sim ela liga, ou apenas espero e ela volta à vida. Isso é normal dela? Preciso esperar a gasolina descer ou algo do tipo?
    gluedtke
    gluedtke


    Mensagens : 154
    Data de inscrição : 22/01/2010
    Idade : 57
    Localização : São Leopoldo - RS

    Partida falha Empty Partida Falha

    Mensagem  gluedtke Qua Jul 18, 2012 3:37 pm

    Olá Léo,
    Isso já aconteceu comigo também há algum tempo atrás, tinha uma época que acontecia com uma certa frequência até.
    Ultimamente não tem acontecido mais. O que eu constatei é que você tem que apertar o botão com firmeza e segurar um pouco mais tempo.
    Por exemplo, se você der um toque muito rápido no botão a chance de acontecer esse problema é maior.
    Talvês os outros entendidos de TDM aqui do fórum possam opinar melhor, já que eu também sou meio novato com TDMs e sempre quando tem que fazer qualquer coisa na moto sempre levo no mecânico.
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Partida falha Empty Partida Falha

    Mensagem  Sidarta Sex Jul 20, 2012 2:55 am

    Léo Spiegel escreveu:Bom dia pessoal
    Há uma semana estou com a TDM e notei uma particularidade que não sei dizer se é normal ou é falha mesmo.
    Algumas vezes quando tento dar a partida na moto depois de já ter dado uma volta com ela alguns minutos ou horas antes a moto simplesmente nem tenta ligar, as luzes do painel apenas acendem, ouço o som da injeção mas ao apertar o botão "start" só acontece pequeno estalo e nada dela ligar. Tento algumas vezes depois aí sim ela liga, ou apenas espero e ela volta à vida. Isso é normal dela? Preciso esperar a gasolina descer ou algo do tipo?

    Boa noite Léo!

    Eu tenho uma TDM 850 a um ano e tres meses e a uns nove meses atrás, aconteceu comigo o mesmo.
    Inicialmente pensei que fosse o desgaste das escovas do motor de arranque, cujo pó acaba sujando o coletor do induzido (parte de cobre), causando o problema relatado por voce. Normalmente para o reparo exige-se a troca das escovas e a limpeza com solvente. Mas esse problema somente ocorre após milhares de kms, tanto em carro quanto em motocicletas. Felizmente esse não era o meu caso, pois a motocicleta estava com 40.000km. Resolvi então inspecionar os pontos de corte de corrente que são: o interruptor do descanso lateral e o interruptor do manicoto da embreagem. Os famosos dispositivos de segurança à prova de bobeira. Não cheguei a desmontá-los, somente efetuei a limpeza com querozene e lubrifiquei com WD40. Problema resolvido e até hoje tudo funcionando perfeitamene.
    A propósito, tive uma CB400 que apresentou o mesmo defeito e foi resolvido com WD40 pulverizado no manicoto, onde se encontra o botão do motor de arranque. Costuma formar uma crosta entre os contatos elétricos, que acaba isolando a corrente.(famoso zinabre).
    Acho que o WD40(ou similar) deve resolver a manha da sua 900.
    Espero ter lhe ajudado irmão.
    Léo Spiegel
    Léo Spiegel


    Mensagens : 42
    Data de inscrição : 17/07/2012
    Idade : 39
    Localização : Brasília

    Partida falha Empty Re: Partida falha

    Mensagem  Léo Spiegel Sex Jul 20, 2012 11:55 am

    Po, super dica! Vou conferir se consigo resolver e posto a resposta assim que possível. Talvez faça domingo.

    Valeu pela força!
    Fernando
    Fernando


    Mensagens : 174
    Data de inscrição : 22/02/2008
    Idade : 66
    Localização : Joinville SC

    Partida falha Empty Re: Partida falha

    Mensagem  Fernando Sex Jul 27, 2012 12:00 am

    Olá Léo,

    A minha moto teve o mesmo problema a algum tempo. Quando apertava a partida só ouvia um estalo e nada de girar o motor de arranque. Após algumas tentativas ele acabava girando. A solução foi trocar o relê de partida. Comprei no ebay por um preço bem em conta. Segue abaixo o atalho para uma das ofertas do site.

    http://www.ebay.com/itm/TDM900-TDM900A-ab-02-TDM-start-relais-starter-relais-startrelais-34000km-orgin-/200683604880?pt=Motorrad_Kraftradteile&hash=item2eb9accb90

    Abraço e boa sorte com a moto.
    Borgo
    Borgo


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 19/11/2008
    Idade : 50
    Localização : Vila Velha-ES

    Partida falha Empty Re: Partida falha

    Mensagem  Borgo Sex Fev 15, 2013 10:09 pm

    Leo, como vai.

    Eu tambem tive esse probleminha ai, e eh muito simples de solucionar.
    O defeito é causado pelo rele de partida, que voce poderá colocar o da YBR 125, isso mesmo, o da YBR! São identicos.
    Custa R$ 27,00 e a marca que eu aconselho é da Magnetron. (vou colocar na seção de pecas alternativas!)
    O defeito é causado devido a carga de bateria baixa, que não aciona o motor de partida com velocidade e eleva assim a corrente, derretendo os contatos internamente. Quando a moto ficar muito tempo parada, carregue a bateria antes da partida.

    Grande abraço,

    Borgo.

    Léo Spiegel escreveu:Bom dia pessoal
    Há uma semana estou com a TDM e notei uma particularidade que não sei dizer se é normal ou é falha mesmo.
    Algumas vezes quando tento dar a partida na moto depois de já ter dado uma volta com ela alguns minutos ou horas antes a moto simplesmente nem tenta ligar, as luzes do painel apenas acendem, ouço o som da injeção mas ao apertar o botão "start" só acontece pequeno estalo e nada dela ligar. Tento algumas vezes depois aí sim ela liga, ou apenas espero e ela volta à vida. Isso é normal dela? Preciso esperar a gasolina descer ou algo do tipo?
    avatar
    Bustamante


    Mensagens : 159
    Data de inscrição : 30/07/2008
    Idade : 58
    Localização : São Paulo / SP

    Partida falha Empty Falha na partida

    Mensagem  Bustamante Sáb Fev 16, 2013 5:45 pm

    Este problema é comum nas TDMs 900. A minha também apresentou este problema que foi solucionado com a troca do relê de partida por outro original Yamaha.


    Bustamante
    haguitar
    haguitar


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 12/12/2014

    Partida falha Empty Rele de partida

    Mensagem  haguitar Dom maio 10, 2015 9:33 pm

    Experimentei instalar o rele da YBR125, e infelizmente não deu certo. O motor só funciona enquanto o botão é pressionado. Os relés externamente são idênticos, assim como o da XT660 e da Fazer 250, porém há diferenças de funcionamento entre eles.
    haguitar
    haguitar


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 12/12/2014

    Partida falha Empty Eureka

    Mensagem  haguitar Seg maio 18, 2015 11:48 am

    Atualizando minhas experiências com o rele de partida: Consegui adaptar o rele da XT660 na TDM. O rele é constituído de duas partes: a inferior, que é blindada, é a válvula solenóide (provavelmente é a mesma para todos os reles das motos maiores da Yamaha); e a superior são as ligações, que são diferentes para cada chicote de cada moto. Como normalmente é a bobina da válvula que falha, basta instalar a parte superior do rele velho da TDM na válvula nova da XT660. Funciona perfeitamente!!! Os fusíveis também devem ser os da TDM, de 10 Amperes, pois os da XT660 são de 30 Amperes.Cotei o original nas concessionárias, e varia de 400 a 800(!) reais, enquanto o da XT660 da Magnetron sai por 70 reais. O da TDM 850 é o mesmo, porém na concessionária o preço é de 250 reais, sem prazo para entrega... A moto é muito boa, mas a Yamaha do Brasil só decepciona.
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Partida falha Empty Eureka - Relé de partida

    Mensagem  Sidarta Seg maio 18, 2015 1:39 pm

    Bom dia haguitar!

    Mais uma experiência compartilhada com todos nós e bem esclarecedora. Certamente será de grande importância, para os usuários de TDM850 e 900.
    Afinal de contas o defeito no relé de partida, é um dos pontos(dentre os poucos defeitos elétricos) que incomoda os proprietários dessas excelentes motocicletas.
    Eu também acho o preço de determinadas peças, simplesmente exorbitantes. Contudo caro amigo, não se trata de um privilégio da Yamaha.
    Eu diria que isso é comum, para todas as fábricas de motocicletas aqui no Brasil. Exploram o cliente até o osso na manutenção das peças.
    Quanto ao preço do veículo novo, não se trata somente dos impostos abusivos cobrados pelo governo. Penso que os valores dos veíuclos sem os impostos, já são majorados pelos fabricantes. Aí é um efeito cascata também na manutenção.
    Valeu por compartilhar seu achado, muito bom. Dessa forma, todos nós podemos diminuir nossos custos com a manutenção.

    Felicidades!
    TARSIO
    TARSIO


    Mensagens : 34
    Data de inscrição : 23/06/2012
    Idade : 55
    Localização : SÃO MIGUEL DO OESTE (SC)

    Partida falha Empty Re: Partida falha

    Mensagem  TARSIO Seg maio 28, 2018 3:23 pm

    haguitar escreveu:Atualizando minhas experiências com o rele de partida: Consegui adaptar o rele da XT660 na TDM. O rele é constituído de duas partes: a inferior, que é blindada, é a válvula solenóide (provavelmente é a mesma para todos os reles das motos maiores da Yamaha); e a superior são as ligações, que são diferentes para cada chicote de cada moto. Como normalmente é a bobina da válvula que falha, basta instalar a parte superior do rele velho da TDM na válvula nova da XT660. Funciona perfeitamente!!! Os fusíveis também devem ser os da TDM, de 10 Amperes, pois os da XT660 são de 30 Amperes.Cotei o original nas concessionárias, e varia de 400 a 800(!) reais, enquanto o da XT660 da Magnetron sai por 70 reais. O da TDM 850 é o mesmo, porém na concessionária o preço é de 250 reais, sem prazo para entrega... A moto é muito boa, mas a Yamaha do Brasil só decepciona.


    Pessoal....tive o mesmo problema....na hora da partida somente um estalo e nada....algumas falhas e algumas partidas.... depois de analisado todo o sistema de partida (botão,relê e motor de arranque) foi constatado defeito no relê.

    Solução: simples troca pelo mesmo relê utilizado na XT660R, que também é o mesmo para XJ600, ST 1200, R6, VMAX, etc... não tem necessidade de mudar nada.

    cyclops cyclops
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Partida falha Empty Peça alternativa rele de partida

    Mensagem  Sidarta Seg maio 28, 2018 11:13 pm

    Boa noite Társio!

    Mais um atestando a versatilidade de intercâmbio do relé de partida da XT660 nas TDM850/900.
    Bom, muito bom saber.

    Obrigado pela informação.
    TARSIO
    TARSIO


    Mensagens : 34
    Data de inscrição : 23/06/2012
    Idade : 55
    Localização : SÃO MIGUEL DO OESTE (SC)

    Partida falha Empty Re: Partida falha

    Mensagem  TARSIO Ter maio 29, 2018 12:11 pm

    Sidarta escreveu:Boa noite Társio!

           Mais um atestando a versatilidade de intercâmbio do relé de partida da XT660 nas TDM850/900.
    Bom, muito bom saber.

    Obrigado pela informação.

    As vezes falamos mal da Yamaha, ou " Yamalenta" kkkkk mas temos que agradecer por usar várias peças em muitos modelos.
    Ponto pra Yamaha....imagino se fosse uma BMW, Triumph, KTM ou até mesmo Suzuki..... A Yamaha é disparado a marca de menor custo de manutenção.
    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Partida falha Empty Re: Partida falha

    Mensagem  Sidarta Qua maio 30, 2018 12:59 am

    Oi Társio!


    Na hora que comparamos com as outras citadas por voce, é que realmente vemos que voce tem razão.

    Conteúdo patrocinado


    Partida falha Empty Re: Partida falha

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 6:55 pm