Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

4 participantes

    Caixa velociades

    avatar
    pedropi


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Caixa velociades Empty Caixa velociades

    Mensagem  pedropi Sex Nov 11, 2011 11:11 pm

    Boa tarde

    Resido em Portugal e descobri o vosso forum á pouco tempo

    Recentemente adquiri uma Yamaha tdm 850 de 1997 com 50.000 km

    Apesar dos km encontra-se em bom estado

    Após alguns km com ela decidi fazer a revisão para ficar descansado.

    - oleo motor 10w40 (motul 5100)
    - oleo travões ( castrol racing dot 4)
    - Velas ngk
    - Filtro ar champion
    - liquido radiador
    - pastilhas trás EBC

    Antes da revião a moto quando se puxava na casa das 6000rpm parecia uma 2tempos com um ligueiro aumento de potencia, depois da revisão esta mais progressiva.

    Relativamente ao problema que me preocupa é a caixa de velocidades.

    A 1ª velociade quando se mete ouve-se um "estalo" da mudança engrenar. Ai tudo bem, até é normal.
    Agora a 2ª velociade quando se faz a passagem de 1ª pra 2ª em baixas rpm a mudança entra com um barulho baixo e no pé não se sente nada. Agora em altas rpm tipo 6000 7000 parece que arranha a entrar e no pé sente-se um ligueiro bater.


    O que poderá ser? Será grave? Pode-se agravar ao longo do tempo?

    Abraço


    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Caixa velociades Empty Re: Caixa velociades

    Mensagem  Sidarta Dom Nov 13, 2011 2:07 am

    pedropi escreveu:Boa tarde

    Resido em Portugal e descobri o vosso forum á pouco tempo

    Recentemente adquiri uma Yamaha tdm 850 de 1997 com 50.000 km

    Apesar dos km encontra-se em bom estado

    Após alguns km com ela decidi fazer a revisão para ficar descansado.

    - oleo motor 10w40 (motul 5100)
    - oleo travões ( castrol racing dot 4)
    - Velas ngk
    - Filtro ar champion
    - liquido radiador
    - pastilhas trás EBC

    Antes da revião a moto quando se puxava na casa das 6000rpm parecia uma 2tempos com um ligueiro aumento de potencia, depois da revisão esta mais progressiva.

    Relativamente ao problema que me preocupa é a caixa de velocidades.

    A 1ª velociade quando se mete ouve-se um "estalo" da mudança engrenar. Ai tudo bem, até é normal.
    Agora a 2ª velociade quando se faz a passagem de 1ª pra 2ª em baixas rpm a mudança entra com um barulho baixo e no pé não se sente nada. Agora em altas rpm tipo 6000 7000 parece que arranha a entrar e no pé sente-se um ligueiro bater.


    O que poderá ser? Será grave? Pode-se agravar ao longo do tempo?

    Abraço



    Pedropi boa noite!

    Eu tenho uma TDM850 2001 e posso lhe informar que o ruido e o tranco na troca entre 1ª pra 2ª é normal; ou seja: um problema crônico nas TDM850 (em baixa rotação) que nós seguidores desse modelo já consideramos como característica. Por outro lado informo que em giros mais altos isso não acontece.
    Sugiro a voce que veja a possibilidade de andar em outra TDM850 (mesmo ano), para ver se percebe a mesma coisa, ou mesmo converse com seu mecânico ou outros proprietários.
    Particularmente ainda não vi relatos sobre esse assunto e por isso mesmo para desencargo de consciência, amanhã farei algumas trocas de marcha na faixa de rpm informado por voce e lhe darei o retorno.
    Os fóruns nacionais no que tange a TDM850 estão meio que parados, porém; vamos ver se alguém mais se manifesta.
    Parabéns pela aquisição e pelo que eu sei sobre essa moto 50.000km é muito pouco diante da robustez do conjunto e fama ao longo dos anos.
    OBS: No site www.xt600.com.br voce também tem alguma informação sobre o modelo em questão.


    Um grande abraço!

    Sidarta
    Sidarta


    Mensagens : 281
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 66
    Localização : MG

    Caixa velociades Empty Caixa de marcha

    Mensagem  Sidarta Qua Nov 16, 2011 1:58 am

    Pedropi boa noite!

    Conforme havia prometido, estou lhe retornando e informando que em rotações mais altas o tranco na troca de marcha da 1ª para a 2ª é quase inexistente na minha motocicleta. Dessa forma penso que voce deveria atentar para o que lhe informei no meu primeiro post, em relação aos seus questionamentos. Também lhe peço que não deixe de nos retornar tão logo chegue a uma conclusão ou mesmo solução do aparente problema.
    avatar
    Felixmig


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 19/09/2011

    Caixa velociades Empty Re-caixa de velocidades

    Mensagem  Felixmig Qua Nov 23, 2011 1:01 am

    Realmente, eu também, no começo estranhava esse trancão e o arranhar, principalmente da segunda para a primeira. Mas na alta, a minha não faz o mesmo barulho.
    Há uma possibilidade de ser o tempo de troca da marcha, mas é sempre aconselhável dar uma consultada a um mecânico bom, porque se for algo mais grave, o prejuízo pode ser grande.

    Abço


    Felix
    pedrao_rc
    pedrao_rc


    Mensagens : 27
    Data de inscrição : 28/09/2011

    Caixa velociades Empty Tranco

    Mensagem  pedrao_rc Qua Nov 23, 2011 12:26 pm

    Confesso que no início também estranhei o tranco para engatar a 1ª marcha e as vezes a 2ª, mas aqui vão algumas dicas:
    - deixe a moto esuqentar um pouco antes de usá-la e o tranco da 1ª fica menos perceptível;
    - o tranco da 2ª eu resolvi acostumando com o tempo de mudança da marcha.
    Essas são coisas que percebi ma minha TDM 850 - 2001 e espero que te ajude.
    Abraços.
    Pedrão_RC

    Conteúdo patrocinado


    Caixa velociades Empty Re: Caixa velociades

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 11:11 pm