Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

3 participantes

    Sistema de marcação de velocidade da TDM850

    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Sistema de marcação de velocidade da TDM850 Empty Sistema de marcação de velocidade da TDM850

    Mensagem  Altrão Seg Mar 15, 2010 1:37 pm

    Galera,

    Estou desconfiado que a minha moto está marcando a velocidade errada. Me parece que ela está marcando menos do que realmente está.
    Não sei como funciona a marcação de velocidade da TDM. Sei que muitas motos (inclusive minha antiga Ténéré) tinha um cabo que ia ligado na roda dianteira e dependendo da rotação da roda media a velocidade. Na TDM não vi este cabo.

    A minha moto está com uma relação um pouco mais alongada, porém não sei se esse é o motivo da marcação incorreta justamente por não saber como funciona o sistema de marcação. Se for a relação que está prejudicando a marcação, será que há uma forma de corrigir isto no próprio velocímetro ou terei que colocar a relação correta para resolver? A minha relação têm menos de 1500km e não queria trocar, mas se não tiver jeito vou trocar.

    Alguém poderia me ajudar com esta dúvida?
    Country Biker
    Country Biker


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 22/08/2009
    Idade : 54
    Localização : Santos, SP

    Sistema de marcação de velocidade da TDM850 Empty Re: Sistema de marcação de velocidade da TDM850

    Mensagem  Country Biker Seg Mar 15, 2010 2:20 pm

    Caro Altrão:

    Nas TDM's até 1999, existe sim o cabo do velocímetro - veja diagrama abaixo (peça 32):
    Sistema de marcação de velocidade da TDM850 Tdm8501998speedometerca

    Já nas 2000 e 2001, foi substituído o cabo por um Sensor de Velocidade (peças 16/17):
    Sistema de marcação de velocidade da TDM850 Tdm85020002001speedsens

    Se não estou enganado, este sensor trabalha ligado ao eixo do Pinhão - e se estiver certo, é esse o seu problema. Isso acontece com o pessoal das Bandit que modifica o número de dentes do pinhão para alcançar uma final maior nas motos. Quanto maior o número de dentes do Pinhão, menor a velocidade marcada...

    Espero ter ajudado - me corrijam se estiver enganado!
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Sistema de marcação de velocidade da TDM850 Empty Re: Sistema de marcação de velocidade da TDM850

    Mensagem  Altrão Seg Mar 15, 2010 5:17 pm

    Country,

    Valeu meu amigo! Eu suspeitava exatamente disso.
    Então vou ter que verificar se é possível e fácil regular no próprio painel. Caso contrário serei obrigado a trocar a relação de novo.
    O maior problema não é nem a velocidade, pois a diferença não deve ser muito grande, porém a diferença nos odômetros parciais e principalmente no total com o tempo deve ser grande.
    Vou falar com a anta do mecânico que comprou a relação errada para ele arrumar a m&rd@ que ele fez.
    Laughing
    Country Biker
    Country Biker


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 22/08/2009
    Idade : 54
    Localização : Santos, SP

    Sistema de marcação de velocidade da TDM850 Empty Re: Sistema de marcação de velocidade da TDM850

    Mensagem  Country Biker Seg Mar 15, 2010 9:43 pm

    Altrão:

    O seu odômetro também deve estar marcando para menos - o que está influenciando nessa baixa média de consumo! (pode até ser que não esteja baixa assim...)

    Lembro que coloquei uma vez um Pneu Traseiro Metzeler Lasertec na Sahara, com perfil mais baixo que o original, e percebi que a Velocidade Máxima baixou... Depois de uma pequena equaçãozinha, descobri que ela acabou perdendo mais de 3 Km/h de velocidade final!!!

    Parece que mexemos só um pouquinho na motocicleta, mas no fim das contas, às vezes cometemos erros graves...
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Sistema de marcação de velocidade da TDM850 Empty Re: Sistema de marcação de velocidade da TDM850

    Mensagem  Altrão Ter Mar 16, 2010 1:01 am

    Pois é meu amigo, realmente algumas mudanças deixam a motoca bem manca Laughing
    Foi o caso da minha! O que ocorreu foi o seguinte: levei no mecânico para ele trocar a relação e a idéia é que ele colocasse na medida original (pinhão 16 e coroa 43), mas o imbecil colocou outra medida que nem sei.
    Quando fui viajar com ela é que percebi que estava muito alongada. Ela perdia força nas sobidas e a 140/h estava a 3.500 giros Shocked
    Quando voltei da viajem pedi para o cara rever. Ele trocou o pinhão colocando um menor para compensar, mas ainda assim ficou um pouco alongada em relação ao original, mas melhorou um pouco só que acabou por comprometer a medição de velocidade e odômetro.
    Já falei com ele ontém e ele vai trocar tudo e colocar na medida original.

    Quanto à medição de consumo você têm toda razão. Como eu utilizava a km marcada no odômetro para calcular, obviamente que dava um consumo alto, pois tinha andado mais do que mostrava no odômetro (ex. andei 100km mas marcava 80).

    Neste sábado fui até Itanhaém e após um rolê por lá abasteci. Deu uns 17,5 km/l o que já me deixou bem mais contente, mas acredito que acertando o velocímetro deve ter feito um pouco mais. No próximo final de semana farei outro passeio e levarei o GPS para pegar a km correta. Aí terei mais certeza do consumo atual.
    O que ajudou muito para melhorar o consumo é que troquei o filtro de ar. O anterior parecia estar limpo, mas depois comparando com o novo ele estava realmente muito sujo. Após a troca o mecânico mexeu novamente na regulagem e ficou show.
    Country Biker
    Country Biker


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 22/08/2009
    Idade : 54
    Localização : Santos, SP

    Sistema de marcação de velocidade da TDM850 Empty Re: Sistema de marcação de velocidade da TDM850

    Mensagem  Country Biker Ter Mar 16, 2010 2:54 pm

    Então Altrão,

    Não sou muito fã das correntes da VAZ (tive 2 amigos dos Saharamaníacos que tiveram problemas com elas, inclusive um deles quase se matou na estrada por conta de um dente que se quebrou... e olha que era TOP de linha deles!).

    Mas em compensação, sempre usei coroa + pinhão de fabricação deles, e sempre tiveram uma durabilidade muito boa.

    O melhor de tudo é que você pode comprar direto da fábrica, e eles tem uma variedade gigantesca, a pronta entrega ou no máximo para entregar em 30 dias (fábrica é fábrica). Também pode ser escolhido o acabamento, o material, entre várias tecnologias que aumentam durabilidade e performance (e o preço, é claro).

    Pra terminar, a busca no website é feita por marca, modelo e ano de fabricação, ainda apresentando as medidas OEM (originais de fábrica) para que não aconteça um caso igual ao seu - a menos que a pessoa queira mesmo modificar a motocicleta.

    Fica aí o endereço: www.comprevaz.com.br
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Sistema de marcação de velocidade da TDM850 Empty Re: Sistema de marcação de velocidade da TDM850

    Mensagem  Altrão Ter Mar 16, 2010 4:57 pm

    Country,

    A corrente que está em minha moto é importada. Creio que é KMC ou algo assim. Já a coroa e pinhão são Riffel se não me engano.
    Na minha opnião VAZ e Riffel estão no mesmo nível de qualidade.
    Se o mecânico comprar qualquer uma destas duas marcas estou satisfeito. Agora corrente VAZ realmente não dá. Também já ouvi muitos reclamarem.
    Leandro Dias
    Leandro Dias


    Mensagens : 33
    Data de inscrição : 28/09/2009

    Sistema de marcação de velocidade da TDM850 Empty Re: Sistema de marcação de velocidade da TDM850

    Mensagem  Leandro Dias Seg Mar 29, 2010 12:44 pm

    Salve galera!!!

    Troquei a minha relação a uns cinco meses atrás, mas antes fiz uma pesquisa legal pra conseguir um produto de qualidade e com bom preço. Pesquisei em vários foruns e com um amigo que é mecanico de motos e realmente as experiências com a VAZ não são boas. Um cara que colocou em uma Shadow 600cc perdeu a corrente do nada no meio da estrada, ela simplesmente estourou um eixo dos elos com três semanas de uso.
    Um outro cara que a moto dele está na oficina do meu amigo instalou a corrente Vaz em uma Suzuki 750cc. A corrente quebrou e enroscou no pinhão causando a quebra do bloco do motor, um prejuizinho de R$ 16.000,00 e a moto esta parada a uns 2 anos. Depois disto preferi instalar pinhão e coroa originais Yamaha e corrente DID com retentor e sem emenda. Gasto total foi de R$1.070,00. A corrente comprei de um cara do forum XT600 (o Bacana XT600) e saiu por R$ 480 com frete. Conversando com um amigo que trabalha na autorizada Yamaha da minha cidade, ele me disse que a corrente DID é a corrente que a Yamaha usa nas motos acima de 600cc e realmente pude comprovar em uma R1 zero que estava na própria loja que a corrente que vem de fábrica é DID.
    Despois destes casos decidi definitivamente não usar produtos da Vaz não só por causa do prejuizo material, mas vale lembrar que as vezes andamos a altas velocidades em nossas magrelas e um acidente causado pela quebra de uma corrente poderia ser fatal pra nós ou pessoas queridas que andam em nossas garupas (namoradas, esposas, etc).


    Abraço galera!!!
    Altrão
    Altrão


    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 31/01/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto Alegre, RS

    Sistema de marcação de velocidade da TDM850 Empty Re: Sistema de marcação de velocidade da TDM850

    Mensagem  Altrão Seg Mar 29, 2010 3:23 pm

    Leandro,

    Você têm toda razão. Eu nunca utilizei correntes VAZ e não tenho intenção de utilizar no futuro. Sempre comprei corrente DID com retentor e sem emenda (VD).
    Agora a coroa/pinhão da VAZ até que não são ruins. Utilizava na Ténére e nunca tive problemas. Também já utilizei coroa e pinhão da Riffel e não tive problemas, porém sempre comprei uma reforçada de aço 1025 (acho que é esse o nº. não tenho certeza).

    O importante é sempre manter a relação bem lubrificada e fazer vistorias constantes. A corrente é muito difícil você identificar um problema visualmente. Às vezes consegue perceber que têm alguns elos travados e ouve um pouco de barulho, mas dificilmente consegue-se prever uma quebra. Já a coroa e pinhão são bem fáceis de perceber o desgaste e trocar antes que fique crítico.

    A corrente que está instalada na minha moto agora é uma importada da KMC. Segundo os mecânicos é boa.
    Não tenho coragem de comprar da Yamaha, pois acho um abuso o preço deles. Se é a mesma corrente DID porque cobram tão mais caro? Só pelo controle de qualidade? Aliás já sabemos que de nada vale este controle de qualidade deles, pois temos relatado (inclusive no clube XT600 e M@D) de vários casos de quebra da corrente original da XT660.
    Sinceramente, não sei em quem confiar. Rolling Eyes

    O Bacana é amigão meu! Sempre encontro ele no bar do Almeida. Também já comprei peças com ele e é super confiável.
    Leandro Dias
    Leandro Dias


    Mensagens : 33
    Data de inscrição : 28/09/2009

    Sistema de marcação de velocidade da TDM850 Empty Re: Sistema de marcação de velocidade da TDM850

    Mensagem  Leandro Dias Qui Abr 01, 2010 2:07 pm

    Fala grande Altrão,

    Então cara, achei que essa foi a melhor opção. A corrente que comprei do bacana veio em perfeitas condições e esta instaladana motoca sem problemas.
    também acho ridículo a Yamaha cobrar este preço pelas peças. A corrente que vi na R1 zerada na loja é identica a minha (claro sem contar as medidas) marca DID Japonesa, com retentor e sem emenda...Daí você vai comprar uma dessas na Yamaha você paga uma fortuna.

    Conteúdo patrocinado


    Sistema de marcação de velocidade da TDM850 Empty Re: Sistema de marcação de velocidade da TDM850

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 12:28 pm